Buscar

alguem consegue me explicar sobre novação?

💡 7 Respostas

User badge image

Renata R. Vasconcelos

se dar pagamento por novação, quando cria uma nova obrigação para pagar uma anterior. p.ex.: VC devia a mim 100 mil reais, e devia me pagar em 2x. porém não VC não efetua o pagto dessa forma ... vc acorda comigo que irá pagar 2 mil por mês porém, com juros de 6%. Eu aceito e está feito uma novação.
1
Dislike1
User badge image

Wellisson Barbosa de Araujo

A novação pode se dar segundo o nosso ordenamento legal, como um tipo de adimplemento nas relações de obrigação. e pode-se como pedido de uma maneira bem objetiva dar-se de tres formas; atraves do sujeito ativo (credor) do sujeito passivo (devedor) ou da propria obrigação(novação).

 

De um modo geral, ocorre a novação quando há a troca de credor, devedor, ou o devedor antigo contrai com o credor antigo uma nova divida, para saldar uma antiga, sendo esta por ultimo uma novação objetiva ou real :quando o devedor contrai com o credor nova dívida para extinguir e substituir a anterior” (art. 360, I - CC).

 

Espero poder ter ajudado, para mais informações, consulte sempre o bom e velho Vade Mecum.Na parte de Adimplementos. 

 

Fontes:http://caduchagas.blogspot.com.br/2012/05/direito-civil-especies-de-novacao.html

Artigos 304 a 333, do Código Civil (Parte Especial, Livro I, Título III, Capítulo I)

http://www.barretos.sp.gov.br/procon/imagens/legislacao/geral/geral/codigo_civil/Parte%20Especial%20-%20Arts.%20304%20a%20420.pdf

 

 

para tirar mais duvidas a respeito da Novação.

1
Dislike0
User badge image

Jorge Marcelo Leal

O instituto da novação, ocorre após o acordo de uma nova obrigação em relação a obrigação anteriormente existente, com isso, a obrigação anterior se extingui em lugar de uma nova obrigação. Como exemplo podemos citar um empréstimo bancário de R$ 10.000,00 em 50° parcelas. Na 15° parcela o devedor deixa de pagar a obrigação, criando a possibilidade de ser executado pelo credor. No entanto, o devedor entra em acordo e acrescenta mais uma prestação em um novo contrato. Assim, com o novo contrato, ocorre a novação.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais