Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
O gás natural pode ser usado para a geração de duas ou mais formas de energia, a partir de uma mesma fonte de energia primária, por exemplo, o calor produzido na geração elétrica é usado no processo produtivo sob a forma de vapor. A este uso do gás natural dá-se o nome de
(A) cocção.
(B) geração de energia.
(C) ciclo combinado.
(D) dupla geração.
(E) cogeração.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas: (A) cocção - Refere-se ao processo de cozinhar ou preparar alimentos, não se relaciona diretamente com a geração de energia a partir do gás natural. (B) geração de energia - É um termo genérico que se refere à produção de energia, mas não especifica o uso eficiente do gás natural em múltiplas formas. (C) ciclo combinado - Refere-se a um sistema de geração de energia que utiliza tanto gás natural quanto vapor, mas não é exatamente o termo que descreve o uso do calor em processos produtivos. (D) dupla geração - Não é um termo técnico amplamente reconhecido na área de energia. (E) cogeração - Este é o termo correto, pois se refere à geração simultânea de duas ou mais formas de energia (como eletricidade e calor) a partir de uma única fonte de energia, como o gás natural. Portanto, a alternativa correta é: (E) cogeração.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

dentre as citadas assinale a alternativa que contenha apenas as fontes de energia renováveis mais utilizadas no Brasil:
a. Hidráulica, lenha e biomassa.
b. Álcool, eólica e solar.
c. Solar, hidrelétrica e eólica.
d. Petróleo, solar e lenha.
e. Hidráulica, xisto e solar.

A busca por opções de fontes de energia menos poluentes e mais abundantes já se tornou uma necessidade, visto que o uso de combustíveis fósseis tem provocado grandes impactos ambientais negativos. Sobre as fontes de energia alternativas, analise as proposições a seguir e identifique a resposta correta.
I. Há duas maneiras de se obter geração de energia por meio da luz solar: de forma direta, usando painéis de células fotovoltaicas ou usando coletores instalados nos telhados de residências, e de forma indireta, por meio de usinas construídas em áreas de bastante insolação. II. O uso de biocombustíveis possui grandes vantagens para o meio ambiente por serem menos poluentes, renováveis e por utilizar-se pouca água para serem produzidos. III. O Brasil possui pouco potencial eólico, visto que os ventos presentes no território não possuem intensidade necessária para geração de energia. - Está (ão) correta(s):
I. Há duas maneiras de se obter geração de energia por meio da luz solar: de forma direta, usando painéis de células fotovoltaicas ou usando coletores instalados nos telhados de residências, e de forma indireta, por meio de usinas construídas em áreas de bastante insolação.
II. O uso de biocombustíveis possui grandes vantagens para o meio ambiente por serem menos poluentes, renováveis e por utilizar-se pouca água para serem produzidos.
III. O Brasil possui pouco potencial eólico, visto que os ventos presentes no território não possuem intensidade necessária para geração de energia.
a. Apenas a proposição II.
b. Apenas as proposições I e III.
c. Todas as proposições.
d. Apenas as proposições II e III.
e. Apenas a proposição I.

Desde a resolução nº 482/2012 da ANEEL, o Brasil viu o crescimento do interesse por sistemas fotovoltaicos, embora sua utilização já existisse em sistemas isolados. Isso se deu porque a partir desse momento foi instituído o sistema de compensação de energia através de créditos na fatura pela energia injetada na rede da concessionária.
Sobre energia solar fotovoltaica assinale a alternativa correta:
a. Enquanto a corrente nas células fotovoltaicas tem uma relação direta com a temperatura, a tensão tem uma maior variação com intensidade luminosa incidente.
b. Inversores on-grid de pequeno porte, em geral, funcionam como fonte de tensão, pois precisam manter sua tensão em conformidade com para não degradar a qualidade da energia.
c. Sistemas fotovoltaicos off-grid (isolados) são sistemas que não tem conexão com a rede elétrica da concessionária, uma aplicação pode ser a irrigação de pequenas áreas quando sistemas de armazenamento não são essenciais.
d. A implementação da busca pelo ponto de máxima potência nos sistemas fotovoltaicos, embora aumente a eficiência do sistema, é inviável economicamente pela quantidade de sensores necessários.
e. Somente com a utilização de inversores eletrônicos é possível a implementação de algoritmos de busca pelo ponto de máxima potência em sistemas fotovoltaicos.

A força das águas tem viabilizado a construção de usinas hidrelétricas de grande porte no Brasil, sendo Itaipu um exemplo. Com base nos conhecimentos sobre desenvolvimento e a questão socioambiental, considere as afirmativas a seguir.
I. A retirada das populações das áreas atingidas por construção de hidrelétricas tem produzido impactos sociais, como o desenraizamento cultural. II. Itaipu é um exemplo da prioridade dada à preservação dos habitat naturais no projeto nacional-desenvolvimentista defendido pelos militares pós- 64. III. As incertezas sobre os impactos ambientais com a construção de usinas hidrelétricas trouxeram, por desdobramento, a formação de movimentos dos atingidos pelas barragens. IV. A construção de hidrelétricas liga-se, também, à preocupação com a crise energética mundial prevista para as próximas décadas. - Assinale a alternativa correta.
I. A retirada das populações das áreas atingidas por construção de hidrelétricas tem produzido impactos sociais, como o desenraizamento cultural.
II. Itaipu é um exemplo da prioridade dada à preservação dos habitat naturais no projeto nacional-desenvolvimentista defendido pelos militares pós- 64.
III. As incertezas sobre os impactos ambientais com a construção de usinas hidrelétricas trouxeram, por desdobramento, a formação de movimentos dos atingidos pelas barragens.
IV. A construção de hidrelétricas liga-se, também, à preocupação com a crise energética mundial prevista para as próximas décadas.
a. Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
b. Somente as afirmativas II e IV são corretas.
c. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d. Somente as afirmativas I e II são corretas.
e. Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

O conjunto hidroelétrico de Urubupungá, situado na divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul, é constituído pelas usinas:
a. Volta Grande e Estreito.
b. Jupiá e Ilha Solteira.
c. Furnas e Mascarenhas de Morais.
d. Três Marias e Furnas.
e. Presidente Bernardes e Manguinhos.

Uma das formas mais limpas para se gerar energia elétrica é através de usinas eólicas, o Brasil está entre os dez maiores geradores desta matriz energética do mundo. Qual Região é a maior geradora de energia através de usinas eólicas em nosso país?
a. Nordeste.
b. Sudeste.
c. Sul.
d. Norte.
e. Centro oeste.

A Geração Distribuída (GD) é hoje uma realidade no Brasil, impulsionada pela nova regulamentação do mercado de energia bem como pelos programas governamentais, como o PROINFA. A GD caracteriza-se pela inserção de unidades geradoras de menor capacidade, conectadas di- retamente na rede de distribuição, localizando-se, portanto, junto aos centros consumidores.
Podem ser considerados benefícios trazidos pela GD ao sistema elétrico a(o):
a. Decremento da margem de estabilidade.
b. Redução de harmônicos injetados na rede.
c. Redução da potência de curto-circuito.
d. Possibilidade, em função da tecnologia empregada, do controle de tensão por meio da injeção de reativos.
e. Simplificação da coordenação dos dispositivos de proteção.

As subestações de transmissão precisam ter um alto desempenho pois processam montantes significativos de energia elétrica. Falhas em seus equipamentos ou instalações podem ocasionar grandes desligamentos de carga. Portanto, em geral, os transformadores de potência trifásico são formados por bancos de transformadores monofásicos, pois se alguma unidade apresentar problema é possível a substituição por uma unidade reserva. Dessa forma, além de aumentar a disponibilidade, reduz-se o custo de manter uma unidade trifásica na reserva.
Sobre a ligação formação de transformadores trifásicos a partir de transformadores monofásicos, responda:
a. A impedância de sequência zero de banco de transformadores monofásicos independem do tipo de ligação do transformador.
b. Banco de transformadores monofásicos não podem ter ligação em delta-delta, pois precisam ter a ligação de pelo menos um dos lados conectado ao aterramento da instalação.
c. Um banco de transformadores monofásicos com ligação no secundário em Y aterrado e o primário em delta propagará corrente de sequência zero para o sistema. Nesses casos, recomenda-se um terceiro enrolamento em cada transformador conectado de forma a aprisionar essas componentes de sequência.
d. O banco de transformadores monofásicos tem o mesmo desempenho de transformadores trifásicos de núcleo envolvente.
e. Ao realizar o ensaio de curto-circuito em uma das unidades monofásicas, a impedância de sequência positiva, em ohm, obtida pode ser utilizada como impedância do transformador trifásico equivalente independente da ligação.

Considerando o texto em sua totalidade, assinale a alternativa que interpreta o último parágrafo adequadamente e está em conformidade com a norma-padrão de regência.
Escolha uma opção:
a. O papel duvidoso do Brasil em produção de álcool combustível faz com que o país prefira investir, no futuro, em energia solar fotovoltaica do que em biocombustíveis
b. O Brasil é líder inconteste em álcool combustível, mas, como o futuro é solar, o país tem de aspirar ao papel de grande gerador de energia solar fotovoltaica
c. O Brasil chegou na liderança de álcool combustível e, por isso, anseia para o futuro o posto de maior gerador mundial de energia solar fotovoltaica quando este não estiver abastecendo a residência ou o empreendimento onde ocorreu a implementação.

A Figura abaixo mostra a vista frontal de uma subestação de alta tensão com um ramal de entrada subterrâneo, a qual alimenta uma indústria de pequeno porte.
Observando-se os equipamentos instalados e suas posições, verifica-se que:
a. Os transformadores de potência, o disjuntor e o ramal de entrada (poste parte externa) são isolados mediante a utilização de chaves seccionadoras monofásicas
b. As muflas foram instaladas com a finalidade de proteger o cabo contra descargas atmosféricas
c. O TC e o TP são responsáveis pela medição de corrente e tensão, respectivamente, as quais são utilizadas para atuar sobre os relés de proteção dessa subestação
d. Os dois transformadores de força mostrados são do tipo a seco
e. Os relés presos nos terminais do disjuntor são relés de proteção primária

Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por hidrelétrica (80%), termelétrica (19,9%) e eólica (0,1%).
No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte:
a. Poluidora, colaborando com níveis altos de gases de efeito estufa em função de seu potencial de oferta
b. Alternativa, tomando-se por referência a grande emissão de gases de efeito estufa das demais fontes geradoras
c. Eficaz de energia, tomando-se o percentual de oferta e os benefícios verificados
d. Limpa de energia, contribuindo para minimizar os efeitos deste fenômeno
e. Limpa de energia, não afetando ou alterando os níveis dos gases do efeito estufa

Leia o trecho a seguir: A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará.
Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados:
a. Ao potencial hidrelétrico dos rios no norte e nordeste quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país
b. À necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do país com os esforços para a conservação ambiental
c. Ao direito histórico dos indígenas à posse dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras
d. À grande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recursos direcionados para o pagamento pela desapropriação das terras
e. Ao aproveitamento da mão de obra especializada disponível na região Norte e o interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do país

Leia o trecho a seguir: "No ano passado, 45,8% da energia usada pelos brasileiros veio de fontes renováveis (…). É a matriz mais equilibrada entre as nações mais populosas ou ricas do planeta."
Os recursos naturais renováveis e não renováveis, respectivamente, mais utilizados como fontes de energia no Brasil são:
a. Energia atômica e hidrelétrica – petróleo e carvão mineral
b. Ventos e luz solar – gás natural e hidroeletricidade
c. Água e biomassa – petróleo e gás natural
d. Átomo e etanol – carvão vegetal e gás de xisto
e. Gás natural e carvão mineral – petróleo e etanol

Mais conteúdos dessa disciplina