Buscar

A estrutura da norma jurídica permite a valoração de juridicidade? Explique.

Pergunta relacionada à disciplina IED II

💡 4 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

Olha no meu ponto de vista creio que sim, há de se observar a valoração da norma, o valor que representa perante a sociedade, por esta razão, pressupõe-se que a norma jurídica tenha conteúdo, que seja um dever-ser carregado de valores. Às instâncias de validade somam-se, sobrepondo-se a elas, as instâncias de valor.

A função social do Direito é de valorar essas situações, interesses e bens e regular a sua distribuição entre os homens. Afinal, o Direito existe para realizar-se. Na teoria tridimensional do Direito, demonstrou Miguel Reale, que a norma jurídica é a síntese resultante de fatos ordenados segundo distintos valores (fato, valor e norma). Afirma ainda Reale que vigência, eficácia e fundamento vem comprovar a já assinalada estrutura tridimensional do Direito, pois a vigência se refere à norma, a eficácia se reporta ao fato, e o fundamento expressa sempre a exigência de um valor.

Espero que tenha ajudado, se gostou da respota não esqueça de aprovar, clicando na seta para cima.

Boa sorte!

9
Dislike1
User badge image

Gustavo Vinicius

me ajudou muito agradeço

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Introdução ao Estudo de Direito


A valoração da juridicidade parte do pressuposto da inovação evolutiva no direito administrativo, no qual tem em sua proposta ultrapassar a abrangência do princípio da legalidade, formando um compêndio de obrigações legais e naturais. Diante disso, a estrutura da norma jurídica, baseada em Kelsen e Kant, busca positivar leis hierarquizadas e que consigam suprir as necessidades sociais, além de obrigar o Estado a cumprir com suas obrigações legais e garantindo os direitos naturais dos cidadãos, utilizando como meio de eficácia a valoração das leis que estão estabelecidas e interpretadas pelo operador do direito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais