Logo Passei Direto
Buscar

Cirurgia

Outros
Tratamento definitivo:
A Fazer radiografia de tórax e só drenar se a imagem de pneumotórax residual for maior que 30%.
B Colocar um dreno pigtail no segundo espaço intercostal.
C Colocar um dreno pigtail no mesmo orifício utilizado para a descompressão digital, independentemente do tamanho do pneumotórax residual.
D Drenar o tórax pelo orifício usado para a descompressão digital, com dreno tubular de silicone; fazer radiografia só após a drenagem.
E Apenas observação, com radiografias seriadas do tórax.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para determinar o tratamento definitivo do pneumotórax, é importante considerar as diretrizes e práticas clínicas adequadas. Vamos analisar as alternativas: A) Fazer radiografia de tórax e só drenar se a imagem de pneumotórax residual for maior que 30% - Essa abordagem pode ser válida, mas não é considerada um tratamento definitivo. B) Colocar um dreno pigtail no segundo espaço intercostal - Essa é uma técnica comum para o tratamento de pneumotórax, mas não necessariamente a única abordagem. C) Colocar um dreno pigtail no mesmo orifício utilizado para a descompressão digital, independentemente do tamanho do pneumotórax residual - Essa opção não é a mais recomendada, pois a decisão de drenar deve considerar o tamanho do pneumotórax. D) Drenar o tórax pelo orifício usado para a descompressão digital, com dreno tubular de silicone; fazer radiografia só após a drenagem - Essa opção é uma prática comum e pode ser considerada um tratamento definitivo. E) Apenas observação, com radiografias seriadas do tórax - Essa abordagem é válida em casos de pneumotórax pequeno, mas não é um tratamento definitivo. Após analisar as opções, a alternativa que melhor representa um tratamento definitivo para pneumotórax é: D) Drenar o tórax pelo orifício usado para a descompressão digital, com dreno tubular de silicone; fazer radiografia só após a drenagem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na avaliação do desenvolvimento, conforme a Caderneta de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, crianças que apresentam ausência de um ou mais marcos para sua faixa etária, ou então, ausência de dois ou mais marcos para a faixa etária anterior são, respectivamente, classificadas como:
Qual é a classificação correta?
a) Desenvolvimento adequado e alerta para o desenvolvimento.
b) Desenvolvimento adequado e provável atraso no desenvolvimento.
c) Alerta para o desenvolvimento e provável atraso no desenvolvimento.
d) Provável atraso no desenvolvimento em ambos os casos.

Em relação ao aleitamento materno, assinale a alternativa correta.
Qual é a alternativa correta?
a) As infecções maternas por retrovírus como o HTLV1 e HTLV2 são contraindicações relativas para a amamentação, devendo-se analisar a carga viral materna.
b) O Ministério da Saúde não contraindica a amamentação em mães infectadas pelo vírus da hepatite C, porque, apesar de teoricamente possível, a transmissão pelo leite materno não foi documentada.
c) A mãe que usa medicamento contínuo deverá amamentar a criança logo após a sua ingestão, de forma a haver um período de tempo de, pelo menos, meia hora até a próxima mamada.
d) No recém-nascido cardiopata, a amamentação está contraindicada devido à possibilidade de aumento do trabalho cardíaco.

Desde o ano de 2018, o Brasil voltou a conviver com surtos de sarampo em diversas localidades. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta uma das orientações do Ministério da Saúde para controlar esses surtos.
Qual é a orientação correta?
a) Deve-se implementar a dose zero da vacina tríplice viral, incluindo todas as crianças menores de um ano de idade.
b) Pessoas de um a 29 anos de idade que tenham registro documentado de uma dose de vacina tríplice viral não precisam receber doses adicionais.
c) Gestantes em situação epidemiológica de risco podem receber a vacina tríplice viral.
d) Indivíduos de trinta a 59 anos de idade não vacinados ou sem informação devem receber uma dose da vacina tríplice viral.
e) Deve-se antecipar todo o esquema de vacinação para o sarampo, ou seja, a primeira dose aos seis meses de vida e a segunda dose aos doze meses de vida, considerando, assim, o esquema vacinal completo.

Os pais de um bebê recém-nascido vão ao seu primeiro atendimento ambulatorial de puericultura. Um momento de estabelecimento de vínculo entre o pediatra e os pais.
Assinale a alternativa verdadeira onde encontramos requisitos básicos para que a consulta se estabeleça com acolhimento e empatia.
a) É importante chamar os pais de 'mãezinha' e 'paizinho' para personalizar o atendimento e aproximá-los do médico pediatra.
b) Deve-se buscar conhecer, com gentileza, as condições financeiras, o ambiente físico, social e familiar no qual o bebê se desenvolverá.
c) Fatores ecológicos de moradia e conferência da vacinação são atributos da consulta de enfermagem antes do atendimento médico.
d) Não é necessário saber o grau de relacionamento dos pais ou se moram juntos para evitar a invasão da privacidade dos mesmos.

Menino de 3 meses, nascido a termo, está em aleitamento materno exclusivo. Foi levado ao pronto-socorro devido quadro de resfriado comum, mas como o plantonista o achou pálido solicitou hemograma, que revelou Hb = 9,4 g/dL, Ht = 30%, VCM = 76 μ³, coeficiente de variação de eritrócitos = 13%. Tem teste do pezinho com pesquisa de hemoglobinopatia com padrão Hb FA.
Qual o diagnóstico mais provável?
a) Anemia hemolítica secundária ao quadro viral.
b) Anemia ferropriva.
c) Anemia fisiológica do lactente.
d) Talassemia minor.
e) Traço falciforme.

E.J.F, 8 anos, sexo masculino, apresenta manchas no corpo há 5 dias. O exantema teve início em face e, no segundo dia, progrediu para tronco e membros. Apresentou um pico febril no início do quadro. Relata ainda dor em articulações dos punhos e joelhos. Ao exame, observa-se exantema maculopapular, que é mais intenso e confluente nas bochechas, enquanto no restante do corpo, tem aspecto rendilhado.
Qual o agente etiológico mais provável para esse caso?
a) Herpes-vírus humanos 6 e 7.
b) Parvovírus B19.
c) Vírus Coxsackie.
d) Vírus Epstein-Barr.
e) Streptococcus beta-hemolítico do grupo A de Lancefield.

Menina, 8 anos de idade, é trazida ao Pronto Atendimento com dispneia e dor ventilatória dependente há 4 dias. Há dois dias vem cursando com febre alta (não aferida) associada a calafrios e tosse produtiva. A radiografia de tórax mostra derrame pleural à direita.
Indique o agente etiológico mais provável, considerando os aspectos clínicos, epidemiológicos e radiológicos.
a) Moraxella catarrhalis.
b) Haemophilus influenzae.
c) Staphyloccoccus aureus.
d) Streptococcus pneumoniae.

Menina, 8 anos de idade, é trazida ao Pronto Atendimento com dispneia e dor ventilatória dependente há 4 dias. Há dois dias vem cursando com febre alta (não aferida) associada a calafrios e tosse produtiva. A radiografia de tórax mostra derrame pleural à direita.
Indique o procedimento a ser realizado tendo em vista que, após uma semana de tratamento convencional adequado, não houve melhora do quadro clínico, o exame físico permanece o mesmo e a ultrassonografia de tórax revela septações.
a) Toracocentese.
b) Pleurostomia.
c) Pleurodese.
d) Drenagem torácica em selo d’água.

Menino de 5 anos é trazido à Unidade Básica de Saúde por apresentar febre de 38°C, tosse e dor de garganta. A família relata contato com familiar acometido pelo Coronavírus há 1 semana.
Das opções abaixo, segundo o Ministério da Saúde, qual a que contém todos os sintomas indicativos de gravidade?
a) Febre, dor abdominal e saturação de O2 < que 95%.
b) Irritabilidade, diarreia e ausculta pulmonar com crepitações.
c) Desconforto respiratório, saturação de O2 < que 95% e dor abdominal.
d) Dispneia, saturação de O2 < que 95% e piora clínica de doença preexistente.

Mais conteúdos dessa disciplina