Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: “Pela primeira vez, a transferência de mercadoria e pessoas tornou-se velocíssima, pelos modernos meios de transporte; e a transferência de dados se dá em tempo real graças às redes de telecomunicações; pela primeira vez, os voos se tornaram interplanetários; pela primeira vez, os processos de unificação social e cultural são lubrificados pelos meios de comunicação de massa e pelas redes sociais; pela primeira vez, toda a humanidade manifesta simultânea e cotidianamente o mesmo medo de atentados, do desemprego, das epidemias, das quedas na bolsa.” Fonte: MASI, D. Uma Simples Revolução: trabalho, ócio e criatividade novos caminhos para uma sociedade perdida. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. p. 64.
Considerando o trecho apresentado e os estudos relativos aos efeitos da globalização, analise as asserções a seguir e a relação entre elas: I. O fenômeno da globalização depende de uma série de aspectos que poderão produzir os mais diversos efeitos sobre a sociedade. Porque: II. A globalização afeta acordos regionais, como o caso da União Europeia e do Mercosul. A seguir, assinale a alternativa correta:
1. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
3. As asserções I e II são proposições falsas.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
User badge image
Questões Para o Saber

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as asserções: I. O fenômeno da globalização depende de uma série de aspectos que poderão produzir os mais diversos efeitos sobre a sociedade. Essa afirmação é verdadeira, pois a globalização é um fenômeno complexo que envolve diversos fatores e pode ter impactos variados na sociedade. II. A globalização afeta acordos regionais, como o caso da União Europeia e do Mercosul. Essa afirmação também é verdadeira, já que a globalização influencia e é influenciada por acordos regionais, impactando a dinâmica econômica e social entre os países. Agora, vamos verificar a relação entre as asserções: - A asserção I é verdadeira e a II também é verdadeira. No entanto, a II não é uma justificativa direta da I, pois a I fala sobre a dependência da globalização de diversos aspectos, enquanto a II menciona um efeito específico da globalização (os acordos regionais). Portanto, a alternativa correta é: 5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “Esses trabalhadores flexiveis, cujo o rendimento é avaliado com base não apenas na quantidade, mas também na qualidade, podem obter do progresso tecnológico suportes cada vez mais capazes de reduzir o esforço requerido em suas tarefas, extraindo deles maior espaço mental para elevar a confiabilidade de seus resultados e a qualidade do seu trabalho e da sua vida. Mas nunca serão de todo substituíveis pelas máquinas nem de todo intercambiáveis. Para essa classe de trabalhadores, a única possibilidade de enriquecer culturalmente, de cultivar os afetos e os próprios hobbies pode vir do fim das horas extras e da redução da jornada de trabalho”. Fonte: MASI, D. Uma Simples Revolução: trabalho, ócio e criatividade novos caminhos para uma sociedade perdida. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. p. 60.
De acordo com essas informações e com seus estudos sobre o mercado de trabalho e globalização, é possível afirmar que:
1. a diminuição da jornada de trabalho produz mais desemprego em todo o mundo.
2. verifica-se, como tendência global, a inserção de trabalhos de curto prazo, por projeto, por consultoria, por produto, por atividade e/ou por tempo determinado.
3. a regulamentação do trabalho tende a ser mais forte diante do mundo globalizado atual e futuro.
4. no mundo globalizado, a tendência é que o profissional qualificado obtenha trabalhos seguros e de longa permanência nas empresas.
5. as máquinas cuidarão de trabalhos de curto prazo no mundo globalizado, enquanto o ser humano fará as manutenções necessárias.

Leia o trecho a seguir: “As comunicações via satélite permitem às diretorias das empresas dirigir operações em escala mundial, a uma velocidade próxima à da luz, enquanto enormes aviões de carga possibilitam o deslocamento fisico das mercadorias a uma velocidade próxima a do som.” Fonte: MASI, D. Uma Simples Revolução: trabalho, ócio e criatividade novos caminhos para uma sociedade perdida. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. p. 64.
De acordo com essas informações e os conteúdos estudados sobre a globalização, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os países mais ricos procuram estabelecer suas empresas em países mais pobres para a execução do trabalho operacional, devido ao baixo custo.
II. Em relação à globalização no âmbito do trabalho, nota-se que o trabalho industrial é mais barato em países mais pobres e mais caro em países mais ricos.
1. metas são motivações intrínsecas que fazem com que o objetivo seja mais divertido e tenha mais significado para a vida.
2. o objetivo é o que se quer atingir, enquanto as metas são os indicadores que tornarão essa conquista possível.
3. as metas e objetivos devem ser fáceis de serem atingidos para que as pessoas não percam a motivação.
4. as metas devem ser definidas antes do objetivo, sendo elas mais abrangentes, detalhadas e bem explicadas.
5. os objetivos de longo prazo necessitam de metas de longo prazo para que, assim, seja possível alcança-los.

Leia o trecho a seguir: “A Indústria 4.0 tem sido caracterizada pela incorporação de emergentes tecnologias de informação ao ambiente de produção, promovendo substanciais ganhos de produtividade e flexibilidade e transformando a natureza do trabalho industrial. Mais do que isso, seus impactos atingem toda a esfera empresarial, política, econômica e social, o que faz com que, não por acaso, venha sendo taxada como a quarta revolução industrial.” Fonte: TESSARINI JR, G.; SALTORATO, P. Impactos da Indústria 4.0 na Organização do Trabalho: uma revisão sistemática da Literatura. 2018.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Revolução Industrial 4.0, pode-se afirmar que:
1. os fatores que marcam o momento atual se referem ao aumento do desemprego tecnológico, a necessidade de desenvolvimento de competências, interação entre homem e máquina e novas relações de trabalho.
2. a indústria 4.0 necessita de mão de obra focada na agricultura, para que o país se desenvolva cada vez mais com foco na produção de comodities.
3. a indústria 4.0 é mais competente para interagir com humanos, visto que as tecnologias são mais eficientes para lidar com relações interpessoais e compreender necessidades de clientes e pacientes.
4. o Brasil, a China e Coreia do Norte são, atualmente, grandes desenvolvedores de tecnologia, o que faz com que tenham grandes possibilidades de melhorias no mercado de trabalho.
5. tanto a revolução 4.0 como a revolução 3.0 exigem que o trabalhador tenha uma jornada de trabalho maior, sendo este um tema debatido pelos empresários e governantes, a fim de que se supram as demandas do mercado e se obtenha mais produtividade.

Leia o trecho a seguir: “A Terceira Revolução Industrial terá um impacto tão significativo no século XXI quanto a Primeira Revolução Industrial teve no século XIX. E como nas duas primeiras revoluções industriais, ela provocará uma mudança fundamental de cada aspecto de nosso trabalho e vida. A organização convencional, de cima para baixo, da sociedade que caracterizou muito da vida econômica, social e política das revoluções industriais baseadas em combustíveis fósseis, está cedendo às relações colaborativas e distributivas da era industrial verde, emergente.” Fonte: RIFKIN, J. O fim dos empregos: o declínio inevitável dos níveis dos empregos e a redução da força global de trabalho. São Paulo: Makron Books, 1996. p. 95.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as quatro Revoluções Industriais, pode-se afirmar que:
1. dizem respeito à terceira e quarta revolução industrial temas relacionados à redução da jornada de trabalho, de modo a dar oportunidade para todos.
2. o aumento da expectativa de vida do ser humano passou a ser tema de reflexão e estudos no decorrer da primeira Revolução Industrial.
3. a formalização do trabalho através de regulação é uma tendência para o futuro do trabalho no Brasil e no mundo.
4. a Revolução da Informação está associada à segunda revolução industrial, apontado pela produção em massa e a utilização da eletricidade.
5. antes da Revolução Industrial, as pessoas trocavam produtos e colheitas entre as famílias e tribos de forma justa e igualitária.

Mais conteúdos dessa disciplina