Logo Passei Direto
Buscar
(UFJF) 2018“A aprendizagem de Arte precisa alcançar a experiência e a vivência artísticas como prática social, permitindo que os alunos sejam protagonistas e criadores. A prática artística possibilita o compartilhamento de saberes e de produções entre os alunos por meio de exposições, saraus, espetáculos, performances, concertos, recitais, intervenções e outras apresentações e eventos artísticos e culturais, na escola ou em outros locais.”.
A partir da visão apresentada no texto da BNCC é CORRETO afirmar que
a prática investigativa se distancia dos conhecimentos em Arte trabalhados na escola.
os processos de criação precisam ser compreendidos como tão relevantes quanto os eventuais produtos.
é no percurso do fazer artístico que os alunos são limitados em criações e percebem uma poética pessoal.
o produto final artístico é o mais importante durante a criação de uma obra de arte.
o compartilhamento das ações artísticas produzidas pelos alunos, em diálogo com seus professores, pode acontecer não apenas em eventos específicos, mas ao longo do ano, sendo parte de um trabalho em processo.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas com base na visão apresentada no texto da BNCC sobre a aprendizagem de Arte. 1. a prática investigativa se distancia dos conhecimentos em Arte trabalhados na escola. - Essa afirmação não é correta, pois a prática investigativa deve estar integrada ao aprendizado em Arte. 2. os processos de criação precisam ser compreendidos como tão relevantes quanto os eventuais produtos. - Esta afirmação está alinhada com a ideia de que o processo criativo é tão importante quanto o resultado final, o que é uma perspectiva valorizada na educação artística. 3. é no percurso do fazer artístico que os alunos são limitados em criações e percebem uma poética pessoal. - Essa afirmação é contraditória, pois o percurso do fazer artístico deve ampliar as possibilidades criativas, não limitá-las. 4. o produto final artístico é o mais importante durante a criação de uma obra de arte. - Essa afirmação não reflete a visão da BNCC, que valoriza o processo criativo. 5. o compartilhamento das ações artísticas produzidas pelos alunos, em diálogo com seus professores, pode acontecer não apenas em eventos específicos, mas ao longo do ano, sendo parte de um trabalho em processo. - Esta afirmação está correta, pois enfatiza a continuidade do processo artístico e o diálogo entre alunos e professores. Diante da análise, a alternativa correta é: b) os processos de criação precisam ser compreendidos como tão relevantes quanto os eventuais produtos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O planejamento é um componente essencial no cotidiano educacional. De acordo com pesquisadores o planejamento escolar precisa ser concebido como um meio para facilitar e viabilizar
a democratização do ensino.
a transmissão dos conteúdos de maneira mecânica e homogênea.
a transmissão dos conteúdos de maneira linear e fragmentada.
as relações autoritárias no espaço escolar.
as relações hierárquicas no contexto escolar.

(COSEAC, 2016, Niterói) Gallahue e Ozmun (2005) definem desenvolvimento motor como toda mudança contínua do comportamento motor durante o ciclo de vida. Acredita-se que o indivíduo possui seu desenvolvimento motor pelas habilidades conquistadas independente da velocidade, mas a mesma tem que avançar de forma continua, sem pular etapas. O desenvolvimento motor da criança deve ser testado de forma compatível com a sua idade, com o tempo acrescentando desafios para estimular novos movimentos, mas tudo de acordo com a sua idade, sem que ultrapasse sua capacidade de superar.
Dentre as fases do desenvolvimento motor, a Fase de Movimentos Fundamentais se apresenta a partir da idade cronológica compreendida no seguinte período:
2 a 4 anos.
11 a 18 anos.
0 a 6 meses.
7 a 10 anos.
6 a 12 meses.

A arte pode ser definida como fruto da criação do homem e de seus valores junto à sociedade. Dentro dela existem vários procedimentos e técnicas utilizadas para compor uma obra. Ela é uma necessidade que faz o homem:
comunicar-se e refletir sobre as questões sociais e culturais dentro da sociedade.
distanciar-se das questões sociais e culturais dentro da sociedade.
comunicar-se, porém, se manter sempre crítico e emotivo quanto às suas obras.
expressar-se através de desenhos para estabelecer uma relação de ligação constante com a natureza.

O planejamento é a elaboração de forma escrita de um plano de aula para ser desenvolvido. Este documento é dividido por etapas entre elas: Objetivos, Habilidades e competências, Metodologia e Avaliação. Sobre a metodologia podemos afirmar que
representa o desenvolvimento das atividades práticas.
consiste na descrição dos conteúdos que serão abordados.
é o conceito que determina o local de realização de atividades e o tempo de execução.
reflete o tempo de execução da atividades e os materiais necessários.
consiste na explicação de toda ação que será desenvolvida para atingir determinado conhecimento.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece um problema histórico relacionado com o ensino da Educação Física no Brasil. Trata-se da dificuldade em estabelecer uma progressão no ensino dos temas que compõem o universo de conhecimentos que a disciplina deve ensinar nas escolas, ou seja, a BNCC propõe uma maneira de tratar dessa questão ao longo da trajetória escolar.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa proposta.
Cada vez que um professor voltar a um conteúdo, deverá avaliar sua turma para decidir se vai introduzir, retomar ou aprofundar o conhecimento.
Os níveis de aprofundamento que devem ser observados ao se ensinar uma unidade temática em cada ciclo escolar são determinados.
Os conteúdos a serem ensinados em cada unidade temática pela Educação Física são definidos rigidamente a cada ano da trajetória escolar.
A decisão sobre o que ensinar em cada unidade temática, em cada ano da escolarização, fica por conta de cada professor.
As dimensões do conhecimento que representam níveis distintos de complexidade na relação com as unidades temáticas estão definidas.

“Um educador, que se preocupe com que a sua prática educacional esteja voltada para a transformação, não poderá agir inconsciente e irrefletidamente.” (Luckesi, p.46). Nesta frase, Cipriano Carlos Luckesi destaca a transformação como sendo o principal objetivo em um processo de aprendizagem e sugere que para alcançá-lo é fundamental que todo planejamento seja baseado na intencionalidade.
Contextualizado no processo de avaliação escolar, este pensamento propõe que
o estudante deve ter na avaliação de aprendizagem uma forma exata de saber o que aprendeu.
o professor deve proporcionar ao estudante uma participação efetiva no processo de aprendizagem, mas ser o único responsável pelos critérios de avaliação escolhidos.
o aluno deve ter a oportunidade de participar da elaboração das regras, dos limites, dos critérios de avaliação, das tomadas de decisão, além de assumir pequenas responsabilidades.
a avaliação é uma ação isolada que visa quantificar o nível de aprendizagem do educando.
a avaliação é uma forma de o professor analisar seu nível de competência, baseado nos resultados apresentados pelos alunos.

A Educação Física é um componente curricular que tem como objetivo a aprendizagem na escola de elementos da cultura corporal, por meio do movimentar-se, constituindo-se de metodologias que contemplem, no seu processo de ensino, jogos, esportes, danças, lutas, ginásticas e brincadeiras. Nesse sentido, a Ginástica, quando ensinada na escola, deve proporcionar ao aluno condições de
intensificar o culto ao corpo e aos exercícios físicos.
reconhecer as limitações de seu corpo e se comparar com os demais colegas.
aperfeiçoar a técnica dos movimentos ginásticos para competições.
vivenciar, recriar e ressignificar os elementos constitutivos da ginástica.
vivenciá-la somente nos momentos de aquecimento e relaxamento.

Mais conteúdos dessa disciplina