Buscar

De que forma pode o Inquérito Policial ser instaurado?

💡 1 Resposta

User badge image

Wesley Mattos

Formalmente o IP se inicia com ato administrativo do delegado de polícia, que determina sua instauração atravez de uma portaria.

Quanto as formas do IP, pode se dizer que temos:

1. De ofício pela própria autoridade policial: Quando a autoridade policial, em sua jurisdição, tendo ocorrido um delito em que lhe compete averiguar em razão da matéria, tem o dever de agir de ofício, instaurando o IP. Podendo ocorrer por informação reservada, em virtude da situação de flagrância, por meio de voz pública e atravez de fato notório.

2. Requisição do MP: Quando o MP ao decorrer de um processo se depara com indícios da prática de uma infração penal pública, ele acionará à orgão competende para iniciar o IP.

3. Requerimento do Ofendido (APP Incondicionada): É uma notícia-crime qualificada, sendo obrigatória a presença do ofendido para comunicar a ocorrência de um fato aparentemente punível.

4. Comunicação Oral ou Escrita de Delito de Ação Penal de Iniciativa Pública: É a típica noticia-crime, que pode ser feita por qualquer pessoa, sem interesse jurídico específico, onde comunica a autoridade policial a ocorrência de um fato aparentemente punível.

5. Representação do Ofendido (AP Pública Condicionada): Nos delitos a que dispoe o art.5, §4º, cpp.

 

6. Requerimento do Ofendido (AP Privada): Nas infrações de menor potencial ofensivo (contravençoes penais) e os crimes que a lei não comine pena máxima não superior a 2 anos cumulada ou não com multa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais