Logo Passei Direto
Buscar
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) tem por objetivo medir a qualidade de vida e desenvolvimento social e econômico dos países. Nesse contexto, quais são os critérios considerados na construção desse indicador?
Produto interno bruto per capta, esperança de vida ao nascer e coeficiente de adultos alfabetizados.
Esperança de vida ao nascer, índice de criminalidade e coeficiente de adultos alfabetizados.
Estado nutricional infantil, índice de criminalidade e escolaridade média de adultos.
Coeficiente bruto de frequência à escola, esperança de vida ao nascer e estado nutricional infantil.
Paridade do poder de compra, escolaridade média de adultos e esperança de vida ao nascer.
User badge image
Perguntas sobre Epidemiologia

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é construído com base em três critérios principais: 1. Esperança de vida ao nascer - que mede a saúde e a longevidade da população. 2. Escolaridade - que é avaliada através da média de anos de escolaridade dos adultos e a taxa de alfabetização. 3. Renda - que é medida pelo Produto Interno Bruto (PIB) per capita ajustado pela paridade do poder de compra. Portanto, a resposta correta é: Produto interno bruto per capita, esperança de vida ao nascer e coeficiente de adultos alfabetizados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

(Adaptado de IADES - 2018 - SES-DF) O Brasil foi o primeiro país a criar a própria Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), integrando-se ao movimento global em torno dos determinantes sociais da saúde (DSS), desencadeado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Quanto aos DSS e o relatório final da CNDSS, analise as alternativas assinale a alternativa correta.
O relatório final ressaltou a necessidade da busca por estratégias centradas na prevenção da saúde.
Segundo essa concepção, enfrentar as causas das causas das determinações econômicas e sociais mais gerais dos processos saúde-enfermidade envolve ações apenas no sistema de atenção à saúde.
No relatório final, foi proposta a criação de espaços institucionais para o enfrentamento dos DSS.
Programas de apoio a projetos de pesquisa são dispensáveis, uma vez que as evidências científicas a respeito dos DSS são suficientes para direcionar rumos novos ao modelo.
A participação social deve ser revista, pois o tema exige um nível instrução não acessível a toda a população.

A análise exploratória de dados é a parte da estatística responsável pelo primeiro contato com as informações. Essa técnica nos dá um indicativo de como os dados estão distribuídos e apresenta importantes conceitos e ferramentas para a exploração correta dos dados.
Sobre esse assunto analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
Amostra é um conjunto de indivíduos com pelo menos uma característica em comum.
Amplitude total é a diferença entre o maior e o menor valor observado no conjunto de dados.
Rol é o ordenamento do conjunto de dados em ordem crescente ou decrescente.
Dados brutos é um conjunto de dados dispostos sem ordem aparente.
Distribuição de frequência é o conjunto de dados que não tem uma ordem aparente.

Maria, aluna de educação física, está estudando alguns marcadores bioquímicos para correlacionar a performance de jogadores de futebol do seu time com esses marcadores. Durante sua análise, ela fez o levantamento de todas as idades dos jogares do seu time, e teve a seguinte série de dados: 14, 14, 16, 16, 16, 16, 17, 17, 17, 18, 19, 25, 16, 19, 30, 31, 32, 32, 33, 35, 36, 37, 39, 39, 40, 41. No entanto, o jogador mais velho não coletou o exame, pois foi dispensado do time.
Qual a amplitude, moda, mediana, e média da idade dos jogadores que terão os dados dos marcadores bioquímicos analisados, respectivamente:
26, 16, 19 e 24,9.
26, 16, 25 e 25,7.
27, 16, 20,5 e 25,7.
27, 16, 25 e 25,7.
27, 16, 19 e 24,9.

Observe a tabela 2x2 abaixo, que mostra as possibilidades de combinação entre a presença/ausência da doença investigada e o resultado do teste diagnóstico: Em duas combinações, o teste fornece respostas corretas: o verdadeiro positivo e o verdadeiro negativo. Já nas outras duas combinações, o teste dá respostas erradas: o falso positivo e o falso negativo. Em relação a essas combinações, qual propriedade do teste diagnóstico é calculada pela divisão dos verdadeiramente positivos pelo total de pacientes com a doença (a/a+c)? Assinale a alternativa correta:
Sensibilidade.
Valor preditivo positivo.
Especificidade.
Valor preditivo negativo.
Acurácia.

A realização de testes diagnósticos fornece informações que contribuem de maneira importante para o processo diagnóstico. Para determinar a utilidade prática de um teste, é importante a avaliação de algumas de suas principais propriedades, como a sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo.
Sobre esse assunto, analise a sentença abaixo: O conceito de __________________ refere-se à proporção de pessoas sem a doença e que apresentam o teste negativo. Já o conceito de __________________ representa a probabilidade de ocorrência de doença em um paciente com um resultado positivo. Marque a alternativa que complementam respectivamente as lacunas.
sensibilidade e valor preditivo positivo
valor preditivo negativo e sensibilidade
especificidade e sensibilidade
sensibilidade e especificidade
especificidade e valor preditivo positivo

A vigilância Epidemiológica tem a capacidade crítica e técnica de transformar dados em informações úteis que irão refletir em ações concretas para o benefício de uma população. A Investigação epidemiológica, realizada a partir de casos notificados e seus contatos, tem por principais objetivos: I. Identificar o agente etiológico causador da doença. II. Observar dados sobre a frequência usual da doença, relacionados a pessoas, lugar e tempo, no intuito de confirmar a existência de um surto ou epidemia. III. Conhecer o modo de transmissão, incluindo veículos e vetores que possam estar envolvidos no processo de transmissão da doença. IV. Identificar a população susceptível que esteja em maior risco de exposição ao agente para proceder às medidas específicas de controle e à estratégia para a sua aplicação. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas I, III e IV.
São corretas apenas as afirmativas I e III.
É correta apenas a afirmativa I.
I, II, III e IV.
É correta apenas a afirmativa II.

Considerando as várias estratégias que podem ser empregadas, isoladamente ou em conjunto, no desenvolvimento de um Sistema de Vigilância, assinale V (verdadeiro) ou F (falso).
A sequência correta, de cima pra baixo, é:
(...) A vigilância, com base em sistemas articulados de laboratórios, desenvolve-se a partir das notificações de doenças em que o tratamento hospitalar é praticamente obrigatório.
(...) A vigilância, com base em eventos sentinelas, tem por objetivo aumentar a sensibilidade do sistema para a identificação de surtos de doenças de menor letalidade.
(...) A vigilância, com base em eventos sentinelas, em áreas desenvolvidas, podem ser aplicada para síndromes associadas a doenças para as quais exista programa de eliminação/erradicação com o objetivo de aumentar sua sensibilidade.
(...) A vigilância, com base em sistemas de notificações compulsórias de doenças, pode ser utilizada em sistemas passivos ou ativos de vigilância, sendo adotada no Brasil desde o final do Século XIX.
V, F, V, V.
V, V, F, V.
F, F, V, F.
V, F, V, F.
F, F, V, V.

Mais conteúdos dessa disciplina