Logo Passei Direto
Buscar
Uma notícia a respeito da Constituição de 1988 diz que: “Para assinar a Carta Magna, que é a lei maior do país, Ulysses Guimarães fez questão de usar, entre muitas canetas que lhe foram oferecidas, aquela que recebeu dos funcionários da Câmara dos Deputados, num reconhecimento ao apoio que recebeu deles e ao trabalho que realizaram sob a sua liderança. A nova Constituição nasceu como resposta às reivindicações da sociedade por mudanças estruturais no país, após o encerramento do ciclo de 20 anos de governos militares e a eleição do ex-governador de Minas Gerais, Tancredo Neves para a presidência da República pelo Colégio Eleitoral, sua morte antes da posse e a substituição pelo vice José Sarney.” (Agência Brasil. 5 de outubro de 1988: Ulysses promulga "Constituição Cidadã".)
Acerca das classificações das Constituições, assinale a alternativa correta:
A A Constituição de 1988 é outorgada, ou seja, não foi elaborada por um Poder constituinte.
B A Constituição de 1988 é não escrita.
C A Constituição de 1988 é costumeira.
D A Constituição de 1988 é formal, contendo normas constitucionais materiais.
E A Constituição de 1988 foi estabelecida por um regime militar autocrático e autoritário.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à Constituição de 1988: A) A Constituição de 1988 é outorgada, ou seja, não foi elaborada por um Poder constituinte. - Incorreta. A Constituição de 1988 foi elaborada por uma Assembleia Constituinte, portanto, é uma constituição promulgada. B) A Constituição de 1988 é não escrita. - Incorreta. A Constituição de 1988 é um documento escrito e formal. C) A Constituição de 1988 é costumeira. - Incorreta. A Constituição de 1988 não é uma constituição costumeira, mas sim um documento formal. D) A Constituição de 1988 é formal, contendo normas constitucionais materiais. - Correta. A Constituição de 1988 é formal, pois é um documento escrito e contém normas que regulam a estrutura do Estado e os direitos fundamentais. E) A Constituição de 1988 foi estabelecida por um regime militar autocrático e autoritário. - Incorreta. A Constituição de 1988 foi promulgada após o período militar e representa uma transição para a democracia. Portanto, a alternativa correta é: D) A Constituição de 1988 é formal, contendo normas constitucionais materiais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

“O governo somente é possível se for conhecida a força do Estado, sua capacidade e os meios de aumentá-la, assim como a força e a capacidade dos outros Estados, dos Estados rivais. Uma das primeiras formas desse saber foi o saber da arquitetura, mediante a construção das maquetes das cidades fronteiriças, segredos de Estado-Maior dos exércitos europeus, minuciosas em seu esquadrinhamento dos edifícios, casas, vias de circulação e pontes, dos fortes e dos hospitais, expressando as regras estruturais de combinação de elementos, quase uma genealogia do pensamento estruturalista. Em conjunto, uma preocupação com a reprodução e expansão do poder do Estado que se refere, necessariamente, à vida dos cidadãos, à administração de todos os aspectos de sua existência.” (SANTOS, José Vicente Tavares dos. A arma e a flor formação da organização policial, consenso e violência, p. 155-167. Revista Tempo Social, USP, v. 9, n. 1, p. 157.)
Em relação à formação do Estado, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I - O Estado é uma decorrência da sociedade, criado como um ente que tem a função de manter a ordem.
II - O Estado recebe uma série de prerrogativas, dentre as quais a mais importante é o monopólio do uso da força.
III - Nos Estados Modernos, a força só pode ser usada legalmente pelo Estado com a justificativa de manter a ordem e o direito.
A Todas as assertivas estão corretas.
B Apenas as assertivas I e II estão corretas.
C Apenas a assertiva I está correta.
D Apenas a assertiva III está correta.
E Apenas as assertivas II e III estão corretas.

“Os princípios constitucionais gerais, embora não integrem o núcleo das decisões políticas que conformam o Estado, são importantes especificações dos princípios fundamentais. Têm eles menor grau de abstração, sendo mais facilmente determinável o núcleo em que operam como regras. Por tal razão, prestam-se de modo corrente à tutela direta e imediata das situações jurídicas que contemplam. Por serem desdobramentos dos princípios fundamentais, irradiam-se eles por toda a ordem jurídica. A maior parte dos princípios gerais concentra-se no art. 5º da Constituição, dedicado aos direitos e deveres individuais e coletivos, o que apenas ratifica a equiparação doutrinária que se costuma fazer entre direitos fundamentais e princípios.” (BARROSO, Luís Roberto; BARCELLOS, Ana Paula de. O Começo da História. A nova Interpretação Constitucional e o Papel dos Princípios no Direito Brasileiro. Revista da EMERJ, v. 6, n. 23, p. 56-57.)
Sobre os direitos fundamentais, assinale a alternativa correta:
I – Todos os indivíduos devem respeitar os direitos fundamentais.
II - Sujeito passivo dos direitos fundamentais são apenas o Estado e as pessoas jurídicas que atuam em nome do Estado.
III - Com relação aos direitos individuais, os indivíduos da sociedade não precisam respeitar o direito do outro.
A Apenas a alternativa I está correta.
B Apenas a alternativa II está correta.
C Apenas a alternativa III está correta.
D Todas as alternativas estão corretas.
E Todas as alternativas estão incorretas.

Mais conteúdos dessa disciplina