Logo Passei Direto
Buscar
Segundo José Alfredo de Oliveira Baracho, “(...) o poder não é um fenômeno autônomo que se realiza por si próprio, mas um meio para atender a certa finalidade social. Assenta-se esta justificativa na coordenação, no seio da coletividade, da atividade social das várias pessoas que a integram. Tem como objetivo regular a divisão das tarefas, com a finalidade de impedir uma ação global. Visa regulamentar particularmente os conflitos que surgem nos processos de atividade social. O gênero de atividade e a importância que ele apresenta para a sociedade, sua vinculação com as outras atividades, dependem da intensidade do poder, os meios pelos quais é exercido e os tipos de relações que surgem.” (BARACHO, José Alfredo de Oliveira. Teoria Geral do Poder Constituinte, p. 33.)
Sobre a titularidade do poder e seu exercício assinale a alternativa correta:
A O poder pertence apenas aos chefes do Poder Executivo.
B O poder pertence exclusivamente ao Poder Judiciário.
C A Constituição Federal aponta quem é titular de poder e qual é o fundamento do seu exercício.
D A Constituição Federal não dispõe sobre o poder e seu exercício.
E Todas as alternativas estão corretas.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma: A) O poder pertence apenas aos chefes do Poder Executivo. - Esta afirmação é incorreta, pois o poder não se limita apenas aos chefes do Executivo, mas é distribuído entre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). B) O poder pertence exclusivamente ao Poder Judiciário. - Esta afirmação também é incorreta, pois o Judiciário é apenas um dos três poderes e não detém a totalidade do poder. C) A Constituição Federal aponta quem é titular de poder e qual é o fundamento do seu exercício. - Esta afirmação é correta, pois a Constituição estabelece a estrutura do Estado e define os poderes e suas competências. D) A Constituição Federal não dispõe sobre o poder e seu exercício. - Esta afirmação é incorreta, pois a Constituição trata sim do poder e do seu exercício. E) Todas as alternativas estão corretas. - Esta afirmação é incorreta, pois já identificamos que as alternativas A, B e D estão erradas. Portanto, a alternativa correta é: C) A Constituição Federal aponta quem é titular de poder e qual é o fundamento do seu exercício.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

“O governo somente é possível se for conhecida a força do Estado, sua capacidade e os meios de aumentá-la, assim como a força e a capacidade dos outros Estados, dos Estados rivais. Uma das primeiras formas desse saber foi o saber da arquitetura, mediante a construção das maquetes das cidades fronteiriças, segredos de Estado-Maior dos exércitos europeus, minuciosas em seu esquadrinhamento dos edifícios, casas, vias de circulação e pontes, dos fortes e dos hospitais, expressando as regras estruturais de combinação de elementos, quase uma genealogia do pensamento estruturalista. Em conjunto, uma preocupação com a reprodução e expansão do poder do Estado que se refere, necessariamente, à vida dos cidadãos, à administração de todos os aspectos de sua existência.” (SANTOS, José Vicente Tavares dos. A arma e a flor formação da organização policial, consenso e violência, p. 155-167. Revista Tempo Social, USP, v. 9, n. 1, p. 157.)
Em relação à formação do Estado, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I - O Estado é uma decorrência da sociedade, criado como um ente que tem a função de manter a ordem.
II - O Estado recebe uma série de prerrogativas, dentre as quais a mais importante é o monopólio do uso da força.
III - Nos Estados Modernos, a força só pode ser usada legalmente pelo Estado com a justificativa de manter a ordem e o direito.
A Todas as assertivas estão corretas.
B Apenas as assertivas I e II estão corretas.
C Apenas a assertiva I está correta.
D Apenas a assertiva III está correta.
E Apenas as assertivas II e III estão corretas.

“Os princípios constitucionais gerais, embora não integrem o núcleo das decisões políticas que conformam o Estado, são importantes especificações dos princípios fundamentais. Têm eles menor grau de abstração, sendo mais facilmente determinável o núcleo em que operam como regras. Por tal razão, prestam-se de modo corrente à tutela direta e imediata das situações jurídicas que contemplam. Por serem desdobramentos dos princípios fundamentais, irradiam-se eles por toda a ordem jurídica. A maior parte dos princípios gerais concentra-se no art. 5º da Constituição, dedicado aos direitos e deveres individuais e coletivos, o que apenas ratifica a equiparação doutrinária que se costuma fazer entre direitos fundamentais e princípios.” (BARROSO, Luís Roberto; BARCELLOS, Ana Paula de. O Começo da História. A nova Interpretação Constitucional e o Papel dos Princípios no Direito Brasileiro. Revista da EMERJ, v. 6, n. 23, p. 56-57.)
Sobre os direitos fundamentais, assinale a alternativa correta:
I – Todos os indivíduos devem respeitar os direitos fundamentais.
II - Sujeito passivo dos direitos fundamentais são apenas o Estado e as pessoas jurídicas que atuam em nome do Estado.
III - Com relação aos direitos individuais, os indivíduos da sociedade não precisam respeitar o direito do outro.
A Apenas a alternativa I está correta.
B Apenas a alternativa II está correta.
C Apenas a alternativa III está correta.
D Todas as alternativas estão corretas.
E Todas as alternativas estão incorretas.

Mais conteúdos dessa disciplina