Logo Passei Direto
Buscar
Texto: '[...] tanto os indicadores ontogenéticos quanto os filogenéticos mostram que a cultura humana tornou-se possível através de um viver sócio-afetivo intensificado, de vínculos grupais fortalecidos e, entre muitas outras coisas, do estabelecimento, no jovem, de uma tendência para a educabilidade, busca de referência no adulto significativo, compartilhamento e brincadeira.'
De acordo com o que foi exposto acima, é correto afirmar que:
A O desenvolvimento do indivíduo é mais importante que o desenvolvimento da espécie porque cada membro do grupo é importante para a sobrevivência de todos.
B A intensificação das relações afetivo-sociais foi mais importante para a evolução do ser humano do que o desenvolvimento do cérebro, mesmo porque, a estrutura e o tamanho do cérebro pouco influenciaram nessa evolução.
C O ser humano só começa a ser educado quando se torna jovem, pois como os primeiros hominídeos eram pouco desenvolvidos intelectualmente, as crianças não tinham condições de aprender.
D No desenvolvimento do ser humano, as relações sociais e afetivas parecem ter desempenhado um papel muito importante para o bom convívio e o aprendizado.
E Essa tendência para viver em grupo com trocas afetivas, apesar de muito presente na Pré-História, já não se verifica mais neste século (XXI), pois o ser humano atual vive sempre buscando isolamento.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o texto apresentado e o foco nas relações sociais e afetivas no desenvolvimento humano. A) O desenvolvimento do indivíduo é mais importante que o desenvolvimento da espécie porque cada membro do grupo é importante para a sobrevivência de todos. - Essa afirmação não reflete a ideia central do texto, que enfatiza a importância das relações sociais. B) A intensificação das relações afetivo-sociais foi mais importante para a evolução do ser humano do que o desenvolvimento do cérebro, mesmo porque, a estrutura e o tamanho do cérebro pouco influenciaram nessa evolução. - Essa afirmação é exagerada e não é suportada pelo texto, que não desconsidera a importância do desenvolvimento cerebral. C) O ser humano só começa a ser educado quando se torna jovem, pois como os primeiros hominídeos eram pouco desenvolvidos intelectualmente, as crianças não tinham condições de aprender. - Essa afirmação é incorreta, pois o texto menciona a educabilidade e a busca de referência no adulto significativo, sugerindo que a educação é um processo contínuo. D) No desenvolvimento do ser humano, as relações sociais e afetivas parecem ter desempenhado um papel muito importante para o bom convívio e o aprendizado. - Esta alternativa está alinhada com o que o texto diz sobre a importância das relações sociais e afetivas para a cultura humana e o aprendizado. E) Essa tendência para viver em grupo com trocas afetivas, apesar de muito presente na Pré-História, já não se verifica mais neste século (XXI), pois o ser humano atual vive sempre buscando isolamento. - Essa afirmação é incorreta, pois o texto não sugere que as relações sociais tenham desaparecido no século XXI. Diante da análise, a alternativa correta é: D) No desenvolvimento do ser humano, as relações sociais e afetivas parecem ter desempenhado um papel muito importante para o bom convívio e o aprendizado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina