Logo Passei Direto
Buscar
No aniversário do primeiro decênio da Marcha sobre Roma, em outubro de 1932, Mussolini irá inaugurar sua Via dell impero; a nova Via Sacra do Fascismo, ornada com estátuas de César, Augusto, Trajano, servirá ao culto do antigo e à glória do Império Romano e de espaço comemorativo do ufanismo italiano. Às sombras do passado recriado ergue-se a nova Roma, que pode vangloriar-se e celebrar seus imperadores e homens fortes; seus grandes poetas e apólogos como Horácio e Virgílio.
A retomada da Antiguidade clássica pela perspectiva dos “Usos do Passado” foi realizada no excerto acima com o objetivo de
A) difundir os saberes ancestrais para moralizar os costumes sociais.
B) afirmar o ideário cristão para reconquistar a grandeza perdida.
C) refazer o urbanismo clássico para favorecer a participação política.
D) recompor a organização republicana para fortalecer a administração estatal.
E) utilizar os vestígios restaurados para justificar o regime político.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas em relação ao excerto sobre a inauguração da Via dell'Impero por Mussolini e a retomada da Antiguidade clássica. A) difundir os saberes ancestrais para moralizar os costumes sociais. - Embora a moralização dos costumes possa ser um objetivo, o foco do texto está mais na glorificação do passado do que na moralização. B) afirmar o ideário cristão para reconquistar a grandeza perdida. - O texto não menciona o cristianismo, mas sim a glória do Império Romano, o que não se alinha com essa alternativa. C) refazer o urbanismo clássico para favorecer a participação política. - O excerto fala sobre a celebração do passado e a construção de uma nova Roma, mas não menciona diretamente a participação política. D) recompor a organização republicana para fortalecer a administração estatal. - O texto não aborda a organização republicana, mas sim a glorificação do passado imperial. E) utilizar os vestígios restaurados para justificar o regime político. - Esta alternativa se alinha bem com o texto, que fala sobre a nova Roma e a celebração dos imperadores, sugerindo que a restauração do passado é usada para legitimar o regime fascista de Mussolini. Portanto, a alternativa correta é: E) utilizar os vestígios restaurados para justificar o regime político.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina