Logo Passei Direto
Buscar
Sobre os tipos de erro que podem ser cometidos em um teste de hipótese, assinale a alternativa mais adequada.
a. O erro do tipo I consiste em aceitar H0, sendo ela falsa.
b. O erro do tipo II consiste em rejeitar H0, sendo ela verdadeira.
c. Para que a hipótese nula não seja rejeitada, o valor-P deve ser menor ou igual ao do nível de significância.
d. O nível de significância é um valor calculado e serve para delimitar a área abaixo da curva onde faremos a análise de aceitar ou não H0.
e. Erros do tipo I ou do tipo II não indicam falhas no processo de amostragem.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada alternativa: a. O erro do tipo I consiste em aceitar H0, sendo ela falsa. Falso. O erro do tipo I ocorre quando rejeitamos a hipótese nula (H0) quando ela é verdadeira. b. O erro do tipo II consiste em rejeitar H0, sendo ela verdadeira. Falso. O erro do tipo II ocorre quando não rejeitamos a hipótese nula (H0) quando ela é falsa. c. Para que a hipótese nula não seja rejeitada, o valor-P deve ser menor ou igual ao do nível de significância. Falso. Para não rejeitar H0, o valor-P deve ser maior que o nível de significância. d. O nível de significância é um valor calculado e serve para delimitar a área abaixo da curva onde faremos a análise de aceitar ou não H0. Falso. O nível de significância é um valor pré-estabelecido (geralmente 0,05 ou 0,01) que delimita a área onde rejeitamos H0, não onde aceitamos. e. Erros do tipo I ou do tipo II não indicam falhas no processo de amostragem. Verdadeiro. Esses erros são inerentes ao processo de teste de hipóteses e não necessariamente indicam falhas na amostragem. Com base na análise, a alternativa que contém a afirmação verdadeira é: e. Erros do tipo I ou do tipo II não indicam falhas no processo de amostragem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Tendo por base os conceitos referentes a dados, informações e conhecimento, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. As fichas de campo não servem para o registro de dados.
b. A ficha de campo preenchida pode gerar informações a respeito de uma unidade amostral.
c. Para que os dados registrados nas fichas de campo gerem informação, eles precisam ser analisados fora do contexto de onde foram extraídos.
d. As informações obtidas com as fichas de campo não serão úteis para gerar conhecimento sobre a UC monitorada.

Uma fotografia de um alvo do Programa Monitora, como a de uma borboleta frugívora, pode ser considerada um dado: observacional, quanto a sua origem; computacional, quanto a sua natureza, quando obtido por meio eletrônico; e derivado, quanto à fase de monitoramento. Tribo: Morphini. Espécie: Morpho helenor Cramer. Foto: Bárbara Thompson.
Escolha uma opção:
a. Verdadeira
b. Falsa

Gerenciar dados é prezar para que todos os registros realizados em uma pesquisa, monitoramento ou até mesmo em uma empresa estejam bem documentados, organizados, arquivados, preservados e acessíveis. Partindo dessa premissa, assinale a alternativa correta no âmbito do Programa Monitora:
Escolha uma opção:
a. O instrumento ideal para a coleta de dados é a ficha de campo impressa, uma vez que ela é utilizada em todos os protocolos adotados, além de ser de baixo custo e fácil manuseio.
b. É desejável que as ferramentas adotadas pelo programa assegurem que os dados coletados mantenham as mesmas características ao longo do tempo, tais como formato e estrutura.
c. O aplicativo ODK (Open Data Kit) não apresenta vantagens como ferramenta de aquisição de dados.
d. Quanto ao armazenamento dos dados, a melhor forma de armazená-los é em planilhas eletrônicas, dada a facilidade de manuseio e consolidação deles.

Sobre o SISMonitora, pode-se afirmar que:
Escolha uma opção:
a. Além de recepcionar, armazenar e disponibilizar os dados coletados pelo Programa Monitora em seus diversos subprogramas e componentes, esse sistema permite a validação dos dados e seu uso de forma precisa e segura. Porém, não permite a automatização de algumas análises mais simples, úteis para uma avaliação rápida dos dados.
b. A etapa de validação dos dados consiste na aceitação, correção ou exclusão de dados, caso seja necessário, por parte do agente chamado validador e configura uma fase importante do processo de análise dos dados.
c. Em linhas gerais, o fluxo de informação começa com a validação dos dados e sua recepção no sistema via aplicativo ODK, ODK desktop ou planilha eletrônica, no caso de planilhas impressas e posteriormente digitadas. Em seguida, os dados passam pelo processo de validação e revisão para serem disponibilizados à sociedade via Portal da Biodiversidade ou Sigeo. Nesse momento, parte da informação disponibilizada no site passa a ser de uso público, podendo ser acessada por qualquer usuário. Outra parte da informação, contendo dados sensíveis, somente poderá ser acessada por meio de autorização específica.
d. Visando ser um sistema inovador, não foram considerados na concepção do SISMonitora outros programas, plataformas e sistemas, tais como: WildLife Insights, iNaturalist, BirdLifeInternational, BDC-Tamar e Simmam. O SISMonitora pretende, assim, suprir os citados meios na esfera federal.

Assinale a alternativa que condiz com a padronização de um processo de monitoramento:
Escolha uma opção:
a. Ato facultativo e discricionário que ajuda o pesquisador na obtenção e análise de dados.
b. Copiar uma ideia.
c. Comparar resultados.
d. A repetição de passos visando seguir um modelo, uma forma de se fazer algo.
e. Conjunto de normas utilizado numa empresa visando exclusivamente a diminuição de custos.

Quanto aos objetivos da padronização do processo de coleta de dados no Programa Monitora, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a. Visam somente a diminuição de erros.
b. Visam minimizar a aprendizagem.
c. Visam obter dados que possam ser comparados e analisados de forma segura.
d. Não ajudam na compreensão e assimilação do processo em si.

Sobre o conceito de curadoria de dados, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a. Restringe-se somente à guarda de dados.
b. Diz respeito somente à guarda e fornecimento de informações.
c. Pode ser entendido como um conjunto de ações que visa apenas manter e preservar os dados de modo a proporcionar sua reutilização, caso seja necessário.
d. Curadoria é uma coisa e validação é outra, sendo dissociadas uma da outra. A última consiste em um processo de checagem dos dados.
e. Fazem parte do processo de curadoria no Programa Monitora: validação de dados, armazenamento de dados em forma de repositório, conversão dos dados para diferentes formatos, definição de diferentes níveis de acesso, geração de metadados e elaboração de guias e tutoriais.

Quanto à validação, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a. Visa eliminar ou minimizar erros quanto aos registros de dados.
b. Somente ocorre na fase de coleta de dados.
c. O uso do aplicativo ODK, ao contrário das fichas de campo, substitui a necessidade de validação dos dados.
d. É restrita somente aos integrantes das equipes envolvidas no processo de coleta e análise de dados do ICMBio.

Sobre ciência cidadã, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a. É a mesma coisa que saber tradicional.
b. Limita-se ao empirismo, ou seja, ao conhecimento formado a partir da experiência sensorial.
c. Não necessita de supervisão acadêmica ou de instituições de pesquisa.
d. Tem como principal crítica a confiabilidade dos dados.
e. A participação do público na produção do conhecimento é soberana.

Em relação ao conceito de ciência cidadã, podemos afirmar que o Programa Monitora:
Escolha uma opção:
a. Não leva em conta os saberes locais ou tradicionais.
b. Foi desenvolvido pensando na aproximação das comunidades com as unidades de conservação, visando subsidiar e fortalecer o protagonismo das pessoas próximas das unidades de conservação de modo a promover o uso de todos os tipos de recursos, mesmo que isso leve ao seu esgotamento.
c. Pode ser considerado como de base comunitária, pois envolve diversos atores, tanto a nível local quanto parceiros e comunidade científica.
d. Conta com capacitações a fim de qualificar pessoas para que possam aplicar corretamente seus protocolos, validação de dados para garantir a qualidade e confiabilidade dos dados coletados pelo programa, bem como abertura de espaços para o diálogo a fim de se efetuar a troca de saberes.

Mais conteúdos dessa disciplina