Logo Passei Direto
Buscar

Psicopedagogia

Colégio Objetivo
O homem é um ser social e está sujeito a uma organização caracterizada pela solidariedade entre o individual e o social. Do ponto de vista social, podemos constatar que a construção do homem ocorre por meio da diversidade cultural, ou seja, pela maneira de se localizar no mundo, identificando fronteiras e possibilidades de atuação.
Desse modo, considerando a tirinha, a construção da identidade ocorre por meio do raciocínio:
A) Indutivo.
B) Dedutivo.
C) Abdutivo.
D) Recíproco.
E) Intencional.
User badge image
psicopedagogia360

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender os tipos de raciocínio mencionados nas alternativas: A) Indutivo - É quando se parte de observações específicas para chegar a uma conclusão geral. B) Dedutivo - É o raciocínio que parte de premissas gerais para chegar a uma conclusão específica. C) Abdutivo - É um raciocínio que busca a melhor explicação possível para um conjunto de dados, mas não necessariamente é conclusivo. D) Recíproco - Não é um tipo clássico de raciocínio lógico, mas pode se referir a uma relação de troca ou influência mútua. E) Intencional - Refere-se a ações que são realizadas com um propósito ou intenção específica. Considerando a construção da identidade mencionada no enunciado, que envolve a diversidade cultural e a maneira como o indivíduo se localiza no mundo, parece que o raciocínio mais adequado é o indutivo, pois a identidade é construída a partir de experiências e observações específicas que levam a uma compreensão mais ampla. Portanto, a alternativa correta é: A) Indutivo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir das reflexões do texto apresentado, assinale a opção correta a respeito da interação leitor-texto: "A leitura de um texto exige muito mais que o simples conhecimento linguístico compartilhado pelos interlocutores: o leitor é, necessariamente, levado a mobilizar uma série de estratégias tanto de ordem linguística como de ordem cognitivo-discursiva, com o fim de levantar hipóteses, validar ou não as hipóteses formuladas, preencher as lacunas que o texto apresenta, enfim, participar, de forma ativa, da construção do sentido. Nesse processo, autor e leitor devem ser vistos como ‘estrategistas’ na interação pela linguagem" (KOCH, Ingedore Villaça. “Ler e compreender os sentidos do texto”. 2a ed. São Paulo: Contexto, 2008, p. 7)
A partir das reflexões do texto apresentado, assinale a opção correta a respeito da interação leitor-texto:
a. A interação entre o leitor e o texto deve ser evitada, por fugir ao controle do autor e favorecer uma espécie de “livre interpretação”.
b. A aproximação, no texto, entre o que sabe o autor e o que sabe o leitor, é incoerente, porque os respectivos horizontes de expectativa são diferentes.
c. A perspectiva apontada no texto favorece a vivência da leitura como autoconhecimento, em detrimento da leitura como expressão do outro.
d. A leitura como descoberta pressupõe uma postura pedagógica que reforça a tradição da leitura como confirmação da fala de uma autoridade.
e. A interação entre o leitor e o texto se dá por meio de sujeitos sociais, estabelece diálogo por meio de ações linguísticas e sociocognitivas, construindo propostas de sentido.

De acordo com o texto “Presença”, de Mario Quintana, podemos afirmar que:
Desse modo, considerando o texto, podemos afirmar que:
a. Os avanços tecnológicos aos poucos aproximam as pessoas.
b. O sentimento de falta exige constante atenção, mas não reduz a saudade.
c. Sentir saudade é relembrar sempre.
d. Deixar de sentir saudade é um fato da vida.
e. Sentir saudade reflete problemas de comunicação.

De acordo com os pesquisadores, a intertextualidade pressupõe um universo cultural muito amplo e complexo, pois implica na identificação e no reconhecimento de retomadas e remissões a obras, textos mais ou menos conhecidos, além de exigir do leitor a capacidade de interpretar a função daquela citação ou alusão.
Desse modo, considerando o fragmento de texto de Bertold Brecht, identifique os operadores argumentativos:
a. Índice de domínio.
b. Índice de justificativa.
c. Índice de polifonia.
d. Índice de avaliação.
e. Índice de atitude.

Mais conteúdos dessa disciplina