Logo Passei Direto
Buscar
No contexto representado pela tirinha, a concepção de avaliação revela aspectos que a caracterizam como
Assinale a alternativa correta.
incorporada a uma dialética do desenvolvimento humano e da construção do conhecimento.
diagnóstica, com objetivo principal de identificar dificuldades para se escolher a intervenção mais adequada.
potencializada como o instrumento de avaliação geradora da melhoria da aprendizagem escolar.
reduzida a processos de medição e classificação, ou seja, de realização de testes e atribuições de notas.
reduzida a argumentos pedagógicos para justificar desigualdades de desempenho por motivos histórico e sociais.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder corretamente à sua pergunta sobre a tirinha e a concepção de avaliação, é importante analisar as alternativas apresentadas. A avaliação pode ser vista de diferentes formas, e a escolha da alternativa correta depende do contexto da tirinha. 1. Incorporada a uma dialética do desenvolvimento humano e da construção do conhecimento - Essa alternativa sugere uma visão mais ampla e positiva da avaliação. 2. Diagnóstica, com objetivo principal de identificar dificuldades para se escolher a intervenção mais adequada - Essa opção foca na avaliação como um meio de entender as necessidades dos alunos. 3. Potencializada como o instrumento de avaliação geradora da melhoria da aprendizagem escolar - Aqui, a avaliação é vista como uma ferramenta para promover melhorias. 4. Reduzida a processos de medição e classificação, ou seja, de realização de testes e atribuições de notas - Essa alternativa reflete uma visão mais tradicional e limitada da avaliação. 5. Reduzida a argumentos pedagógicos para justificar desigualdades de desempenho por motivos históricos e sociais - Essa opção sugere uma crítica à avaliação, apontando suas limitações. Para escolher a alternativa correta, você deve considerar qual delas melhor se alinha com a mensagem da tirinha. Se a tirinha critica a avaliação tradicional, a alternativa que fala sobre a redução a testes e notas pode ser a mais adequada. Se a tirinha apresenta uma visão mais positiva, as alternativas que falam sobre desenvolvimento e melhoria podem ser mais apropriadas. Recomendo que você analise o conteúdo da tirinha e escolha a alternativa que melhor representa a ideia central dela.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A concepção de leitura é a de processamento cognitivo (GOODMAN, 1991), constituindo-se em procedimentos de natureza ascendente e/ou descendente. O ascendente caracteriza-se por movimentos das partes para o todo, em que o leitor privilegia a observação das marcas linguísticas do texto. O descendente caracteriza-se por movimentos do todo para as partes, em que os conhecimentos prévios do leitor preponderam. Esses tipos de processamento se realizam por meio de estratégias de leitura, como o skimming, o scanning, a seleção, a leitura detalhada, o automonitoramento, a autoavaliação, a autocorreção e a predição.
Sabendo disso, assinale a alternativa CORRETA.
A hierarquia cognitiva não faz parte do processo psicolinguístico, sendo este horizontal e universal.
Diferentes fatores externos influenciam no processo de aquisição da língua, a exemplo do conhecimento de mundo e da interdisciplinariedade, sendo eles intrínsecos e indissociáveis da formação comunicativa.
A formação de inferências durante a comunicação é prejudicial ao entendimento da mensagem a ser passada.
O trabalho da memória a partir da formação de diferentes conexões é importante para o mecanismo linguístico, de forma a unificar a linguagem, tornando-a menos flexível.
O estudo da psicolinguística envolve a compreensão da personalidade sobre o processo de apreensão da linguagem, o que permite entender que cabe ao docente, no processo de ensino, anular tal fator a fim de homogeneizar a língua.

Mais conteúdos dessa disciplina