Logo Passei Direto
Buscar
A crise ambiental é um conceito amplamente aceito e reflete uma realidade que se caracteriza como um momento crítico e amplamente vivenciado no cotidiano dos seres humanos. Alterações na estrutura e função dos sistemas naturais da Terra representam uma ameaça para a vida em nosso planeta e decorrem de uma insustentável exploração de recursos naturais.
Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta.
a. A população global atual utiliza-se da inesgotável energia solar e processa, por meio de sua tecnologia e de seu metabolismo, os recursos naturais finitos, gerando implacavelmente algum tipo de poluição.
b. Nem todas as atividades humanas têm consequências para o ambiente; as mudanças climáticas, por exemplo, se devem a fatores naturais.
c. Há uma globalização dos problemas ambientais, e todos os países possuem algum grau de responsabilidade sobre esses problemas; no entanto, a responsabilidade maior é daqueles que mais consomem e que mais poluem, como os países mais pobres.
d. O aumento populacional, o desmatamento, as emissões de GEE (gases de efeito estufa) e a disseminação de doenças tanto para seres humanos quanto para os demais seres vivos estão caracterizados como problemas com evolução muito lenta.
e. A crise ambiental pode ser resolvida mesmo que o crescimento populacional humano não seja interrompido e o consumo de energia aumente.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) A população global atual utiliza-se da inesgotável energia solar e processa, por meio de sua tecnologia e de seu metabolismo, os recursos naturais finitos, gerando implacavelmente algum tipo de poluição. - Essa afirmação é verdadeira em parte, pois a energia solar é renovável, mas a exploração de recursos naturais finitos e a geração de poluição são preocupações reais. b) Nem todas as atividades humanas têm consequências para o ambiente; as mudanças climáticas, por exemplo, se devem a fatores naturais. - Essa afirmação é incorreta, pois as mudanças climáticas são amplamente atribuídas a atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis. c) Há uma globalização dos problemas ambientais, e todos os países possuem algum grau de responsabilidade sobre esses problemas; no entanto, a responsabilidade maior é daqueles que mais consomem e que mais poluem, como os países mais pobres. - Essa afirmação é contraditória, pois os países mais pobres geralmente têm menor consumo e poluição em comparação com os países mais ricos. d) O aumento populacional, o desmatamento, as emissões de GEE (gases de efeito estufa) e a disseminação de doenças tanto para seres humanos quanto para os demais seres vivos estão caracterizados como problemas com evolução muito lenta. - Essa afirmação é enganosa, pois muitos desses problemas estão evoluindo rapidamente e têm impactos imediatos. e) A crise ambiental pode ser resolvida mesmo que o crescimento populacional humano não seja interrompido e o consumo de energia aumente. - Essa afirmação é otimista demais, pois a crise ambiental geralmente requer uma abordagem que considere a redução do crescimento populacional e do consumo de energia para ser efetivamente resolvida. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete a realidade da crise ambiental e suas implicações é a) A população global atual utiliza-se da inesgotável energia solar e processa, por meio de sua tecnologia e de seu metabolismo, os recursos naturais finitos, gerando implacavelmente algum tipo de poluição.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quando 2016 terminou, levando consigo o título de ano mais quente desde o início dos registros históricos, a comunidade científica dava como certo que 2017 não lhe faria concorrência. Agora, no entanto, um novo boletim da Organização Meteorológica Mundial (OMM) admite que os próximos meses prometem um vasto leque de eventos extremos, como o aumento inédito do degelo no Ártico, a desertificação do Nordeste brasileiro e seguidas tempestades na costa Oeste da América do Sul. Segundo o relatório, a temperatura do planeta em 2016 foi 1,1 grau Celsius superior à observada na era pré-industrial, e 0,06 grau Celsius maior do que a registrada em 2015, que detinha o recorde histórico de ano mais quente. Os fenômenos extremos não apenas seguirão em 2017, como “dão a entender que o aquecimento dos oceanos pode ser mais pronunciado do que se acreditava”.
Acerca do efeito estufa, avalie afirmativas a seguir:
I. No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte limpa de energia, contribuindo para minimizar os efeitos deste fenômeno.
II. São exemplos de gases de efeito estufa o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O).
III. Queimar combustíveis fósseis e remover a vegetação fotossintetizante mais rapidamente do que eles são repostos podem aumentar a temperatura média da Terra, pela adição de dióxido de carbono em excesso na atmosfera.
IV. O Brasil está entre os países mais emissores de gases de efeito estufa, principalmente devido às queimadas e derrubada de florestas.
a. II e III.
b. I, II e IV.
c. I e II.
d. II, III e IV.
e. I e III.

Mais conteúdos dessa disciplina