Logo Passei Direto
Buscar
No Brasil Império, a Constituição de 1824 trouxe alguns olhares para a educação, mas que acabaram perpetuando as desigualdades e as intenções de manutenção da sociedade tal como era estruturada.
Qual característica com relação aos sistemas de ensino podemos destacar como herança desta época?
A A valorização do direito universal de acesso aos estudos.
B A gestão do ensino superior no âmbito federal.
C A divisão igualitária de responsabilidades dos sistemas de ensino.
D Os vestibulares para ingresso nas universidades.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao contexto da educação no Brasil Império e à Constituição de 1824. A) A valorização do direito universal de acesso aos estudos. - Embora a Constituição tenha abordado a educação, não garantiu um acesso universal e igualitário, perpetuando desigualdades. B) A gestão do ensino superior no âmbito federal. - Durante o Império, a gestão do ensino superior não era centralizada no federal, mas sim mais regionalizada. C) A divisão igualitária de responsabilidades dos sistemas de ensino. - A divisão de responsabilidades não era igualitária, refletindo as desigualdades sociais da época. D) Os vestibulares para ingresso nas universidades. - Os vestibulares como conhecemos hoje não eram uma prática comum na época do Império. Diante dessa análise, a alternativa que melhor reflete uma característica da educação no Brasil Império, considerando as desigualdades e a estrutura da sociedade, é a) A valorização do direito universal de acesso aos estudos, pois, apesar de não ter sido efetivamente garantido, era uma intenção presente na Constituição.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Os estudos de Chizzotti e Casali (2012) tratam da produção da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que elaborou o relatório DeSeCo tratando das habilidades necessárias para o desenvolvimento dos estudantes.
Segundo o texto da disciplina, quais foram os principais motivos desse relatório?
A - Necessidade de venda de produtos tecnológicos das empresas europeias e baixa demanda por novas matrículas na educação dos estados-nação.
B - A determinação dos governos com relação ao baixo desempenho dos alunos no PISA e a privatização do ensino na Europa.
C - A constatação do desenvolvimento educacional em países emergentes, sobretudo, na Ásia e a preocupação com a capacidade de produção de novas tecnologias.
D - O levantamento da falta de interesse dos estudantes e a necessidade de novas metodologias de estudo coletivo.

A Constituição de 1988 significou um marco regulatório da Educação no Brasil, pois define de maneira clara quais são os direitos e obrigações da sociedade para com os caminhos da oferta educacional.
Com relação ao contexto de liberdade de cátedra, o que diz o Art. 206 da Constituição?
A Valorização dos profissionais do ensino, garantido, na forma da lei, plano de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, assegurado regime jurídico único para todas as instituições mantidas pela União.
B Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
C Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
D Garantia de padrão de qualidade.

Mais conteúdos dessa disciplina