Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto: A estatística pode ser aplicada a diferentes campos da ciência, possibilitando a comprovação científica de vários estudos. Fonte: Texto elaborado pela autora desta questão.
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Bioestatística, assinale a alternativa que aponta corretamente o campo de análise de dados estatísticos das áreas da saúde e biológicas:
A Biologia.
B Biomecânica.
C Bioquímica.
D Bioestatística.
E Biomedicina.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos identificar qual das alternativas se refere especificamente ao campo de análise de dados estatísticos nas áreas da saúde e biológicas. Analisando as opções: A) Biologia - É o estudo da vida e dos organismos, mas não é especificamente focada na análise estatística. B) Biomecânica - Estuda os movimentos e forças em organismos, mas também não é especificamente sobre análise estatística. C) Bioquímica - Foca nas reações químicas nos organismos, não sendo o campo de análise estatística. D) Bioestatística - Este é o campo que aplica métodos estatísticos a dados biológicos e de saúde, sendo a alternativa correta. E) Biomedicina - É uma área que aplica conhecimentos da biologia e medicina, mas não é especificamente sobre análise estatística. Portanto, a alternativa correta é: D) Bioestatística.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho de texto: “Após a definição do objeto de pesquisa e a organização do planejamento com todos os passos a serem seguidos durante a pesquisa), procede-se à coleta de dados, que são os elementos mais importantes da pesquisa”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIRANI, Luciana da Silva; OSIECKI, Ana Claudia Vecchi. Bioestatística. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 35.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Bioestatística, assinale a alternativa que cita corretamente o termo correspondente às informações alcançadas por meio de uma unidade experimental:
A Observação.
B Objeto de pesquisa.
C Hipótese.
D Planejamento.
E Dados.

Leia o excerto de texto: “[...] dados podem ser digitados nas colunas da planilha, cujas linhas corresponderão a cada pessoa (e os respectivos valores), ou seja, aos dados individuais [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIRANI, Luciana da Silva; OSIECKI, Ana Claudia Vecchi. Bioestatística. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 37.
De acordo com o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Bioestatística, relacione corretamente os dados relativos e absolutos com suas respectivas atribuições: 1. Dados relativos. 2. Dados absolutos. ( ) Podem ser expressos por coeficientes. ( ) Buscam a comparação entre quantidades. ( ) Pode ser tratado como uma contagem simples. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A 2 – 2 – 1.
B 1 – 1 – 2.
C 2 – 1 – 2.
D 1 – 2 – 1.
E 2 – 1 – 1.

Leia o excerto de texto: “Índices, taxas e coeficientes são indicadores de uma medida, na maioria das vezes, quantitativa e que pode ser utilizada para quantificar um conceito, avaliando fatos e tendências”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIRANI, Luciana da Silva; OSIECKI, Ana Claudia Vecchi. Bioestatística. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 60.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Bioestatística, relacione corretamente os elementos estatísticos índices e taxas às suas respectivas atribuições: 1. Índices. 2. Taxas. ( ) Multiplicação de coeficientes por potências de dez, cem ou um mil. ( ) Utilizam-se em comparações de evoluções. ( ) Entende-se como a razão entre duas variáveis diferentes. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A 2 – 2 – 1.
B 1 – 1 – 2.
C 2 – 1 – 2.
D 1 – 2 – 1.
E 2 – 1 – 1.

Leia o trecho de texto: Estão corretas as afirmativas:
I. O gráfico de barras é chamado de gráfico de colunas, sendo bastante usado para comparar valores entre categorias.
II. O histograma é formado por um conjunto de retângulos ou barras justapostos que mostram, no eixo horizontal, os valores ou intervalos e, no eixo vertical, a frequência em que cada um dos valores ocorreu.
III. Construído com barras retangulares e comprimento correspondente aos valores representados, esse tipo de gráfico pode ser desenhado tanto na vertical quanto na horizontal.
IV. O gráfico de barras estabelece facilmente comparações, com forte impacto visual.
A I e II.
B I e III.
C III e IV.
D I, II e IV.
E II, III e IV.

Leia a passagem de texto: “Para auxiliar [...] [no] processo de agrupamento e organização dos dados obtidos, o pesquisador dispõe das estatísticas descritiva e inferencial”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIRANI, Luciana da Silva; OSIECKI, Ana Claudia Vecchi. Bioestatística. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 31.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Bioestatística, relacione corretamente as estatísticas descritiva e inferencial às suas respectivas características: 1. Estatística descritiva. 2. Estatística inferencial. ( ) Também é conhecida como indutiva. ( ) Gráficos e desvio padrão são ferramentas utilizadas nesta metodologia. ( ) Busca conclusões sobre grandes populações com base em estudos de amostras do grupo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A 2 – 2 – 1.
B 1 – 1 – 2.
C 2 – 1 – 2.
D 1 – 2 – 1.
E 2 – 1 – 1.

Leia o trecho de texto: “Na pesquisa qualitativa, destaca-se, a experiência do pesquisador - no que se refere à pesquisa não probabilística - servirá para definir o tamanho da amostra pois não há um número previamente calculado de dados a coletar, enfatizando-se a necessidade de justificar clara e explicitamente o encerramento. [...] Entende-se que há fenômenos sociais que só podem ser investigados através de uma coleta de amostra não probabilística ou teórica”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NOBRE, Fábio et al. A amostragem na pesquisa de natureza científica em um campo multiparadigmático: peculiaridades do método qualitativo. CIAIQ2016, v. 3, p. 157-166, 2016.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Bioestatística sobre as amostragens não probabilísticas a esmo e por costas, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. A amostragem a esmo é reconhecido por utilizar sujeitos dispersos em diferentes locais.
II. A amostragem por cotas assemelha-se à amostragem estratificada.
III. Não há sorteio para escolha de indivíduos na amostragem a esmo.
IV. Há muita subjetividade empregada na amostragem por cotas.
A V – F – V – F.
B V – F – F – V.
C F – V – V – V.
D V – V – V – F.
E F – V – F – F.

Leia o fragmento de texto: “A amostragem representa uma parte importante para a realização tanto da pesquisa quantitativa quanto da qualitativa [...]. Os procedimentos que o pesquisador usar para coletar os dados, aliados ao tipo de amostragem escolhida na condução da pesquisa, serão importantes para a validade dos resultados”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PESSÔA, V. L. S.; RAMIRES, J., C. de L. In: MANFON, G. J. et al. (org.). Pesquisa qualitativa em geografia: reflexões teórico-conceituais e aplicadas. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2013. p. 117-134.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Bioestatística sobre as amostragens aleatória simples e sistemática, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. Para a seleção dos sujeitos que farão parte do estudo, na amostragem aleatória simples, é possível fazer um sorteio para determinar quem participará da amostra.
II. Na amostragem aleatória simples, é irrelevante se todos os elementos que compõem a população têm a mesma chance de ser parte da população do estudo.
III. Para extração de elementos da população da amostragem sistemática, são utilizados intervalos irregulares.
IV. Na amostragem sistemática deve ter uma periodicidade para a retirada de elementos da população do estudo.
A V – F – V – F.
B V – F – F – V.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Nota: 10.0
IV. ( ) Na amostragem sistemática deve ter uma periodicidade para a retirada de elementos da população do estudo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Na amostragem aleatória simples, são utilizados intervalos irregulares.
II. ( ) Na amostragem aleatória simples, todos os elementos constituintes da população têm a mesma chance de fazer parte do número de participantes da pesquisa ou estudo.
III. ( ) A extração de elementos da população na amostragem sistemática é feita a intervalos regulares.
IV. ( ) Na amostragem sistemática deve ter uma periodicidade para a retirada de elementos da população do estudo.
A V – F – V – F.
B V – F – F – V.
C F – V – V – V.
D V – V – V – F.
E F – V – F – F.

Mais conteúdos dessa disciplina