Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com a obra O currículo: uma reflexão sobre a prática, de J. Gimeno Sacristán, classifique cada uma das afirmativas como verdadeira (V) ou falsa (F).
A alternativa CORRETA é:
I. ( ) O currículo é um habitus antes que um produto emanado de um modelo coerente de pensar a educação ou as aprendizagens necessárias às crianças e dos jovens, que tampouco se esgota na parte explícita do projeto de socialização cultural nas escolas.
II. ( ) O currículo é uma expressão da função socializadora e cultural que determinada instituição tem, que ordena, em torno dele uma série de subsistemas ou práticas diversas, entre as quais se encontra a prática pedagógica desenvolvida em instituições escolares que comumente chamamos de escolarização.
III. ( ) A teorização sobre o currículo deve ocupar-se necessariamente das condições de realização do próprio, da reflexão sobre a ação educativa nas instituições escolares, em função da complexidade que se deriva do desenvolvimento e realização do mesmo.
IV. ( ) O currículo, em seu conteúdo e nas formas através das quais se nos apresenta e se apresenta aos professores e alunos, é uma opção historicamente configurada, que se sedimentou dentro de uma determinada trama cultural, política, social e escolar, está carregado, portanto, de valores e pressupostos que é preciso decifrar.
V. ( ) As funções que o currículo cumpre como ferramenta do projeto de globalização da cultura são realizadas através dos conteúdos, de seu formato e das práticas que cria em torno de si.
V, V, F, F, V.
V, F, V, F, F.
F, F, V, V, F.
F, V, F, F, V.
F, F, F, F, F.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre o currículo de acordo com a obra de J. Gimeno Sacristán: I. ( ) O currículo é um habitus antes que um produto emanado de um modelo coerente de pensar a educação ou as aprendizagens necessárias às crianças e dos jovens, que tampouco se esgota na parte explícita do projeto de socialização cultural nas escolas. É verdadeira (V). O currículo é entendido como um conjunto de práticas e hábitos que vão além do que está formalmente estabelecido. II. ( ) O currículo é uma expressão da função socializadora e cultural que determinada instituição tem, que ordena, em torno dele uma série de subsistemas ou práticas diversas, entre as quais se encontra a prática pedagógica desenvolvida em instituições escolares que comumente chamamos de escolarização. É verdadeira (V). O currículo reflete a função social e cultural da instituição e organiza as práticas pedagógicas. III. ( ) A teorização sobre o currículo deve ocupar-se necessariamente das condições de realização do próprio, da reflexão sobre a ação educativa nas instituições escolares, em função da complexidade que se deriva do desenvolvimento e realização do mesmo. É verdadeira (V). A teorização do currículo deve considerar as condições práticas e a complexidade do seu desenvolvimento. IV. ( ) O currículo, em seu conteúdo e nas formas através das quais se nos apresenta e se apresenta aos professores e alunos, é uma opção historicamente configurada, que se sedimentou dentro de uma determinada trama cultural, política, social e escolar, está carregado, portanto, de valores e pressupostos que é preciso decifrar. É verdadeira (V). O currículo é influenciado por contextos históricos e sociais e carrega valores que precisam ser analisados. V. ( ) As funções que o currículo cumpre como ferramenta do projeto de globalização da cultura são realizadas através dos conteúdos, de seu formato e das práticas que cria em torno de si. É falsa (F). Embora o currículo tenha funções importantes, a afirmação pode ser considerada exagerada ou não totalmente precisa em relação ao papel do currículo na globalização. Portanto, a sequência correta é: V, V, V, V, F. A alternativa que apresenta essa sequência é: F, F, F, F, F. (não é a correta). A sequência correta não está entre as opções apresentadas. Você pode verificar se há um erro nas opções ou se há mais informações a serem consideradas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação às adaptações curriculares, analise a sentença abaixo:
A sentença está
As adaptações curriculares culturais são possibilidades de modificar objetivos, conteúdos e metodologias que se adequem aos espaços de educação (1ª parte).
As adaptações curriculares são possíveis pela compreensão de que o currículo não deve ser tomado como uma camisa de força (2ª parte).
As adaptações curriculares, no que tange a cultura, abrem possibilidades diversas na seleção, visando valorizar os procedimentos de ensino-aprendizagem; a metodologia didática; as atividades na sala de aula; e adoção de técnicas que levem em consideração o multiletramento (3ª parte).
As adaptações curriculares no que tange a uma perspectiva tecnológica passam pela democratização (4ª parte).
correta somente em suas 2ª e 4ª partes.
correta somente em suas 1ª e 3ª partes.
totalmente correta.

Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes:
As diretrizes corretas estão dispostas em.
I. a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.
II. consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.
III. orientação para o trabalho.
IV. Atendimento a modalidades e públicos em sua diversidade.
III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

Sobre o entendimento da BNCC como política pública, avalie as afirmativas e sua relação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. O papel primordial da BNCC é estabelecer um modelo de educação em tempo integral como algo fundamental, para que as novas gerações possam viver de acordo com as demandas do século XXI, gerando um afastamento das comunidades e seu direcionamento ao mercado de trabalho, mais qualificado e com mais condições de melhora de vida.
II. Os modelos de educação para o século XXI devem contemplar um sujeito preparado para se adaptar ao mercado, não pensando em profissões, mas em habilidades e competências que ele consiga disponibilizar. Ele passa a ganhar autonomia dentro das novas demandas, saindo de uma lógica de hiato, que ao sair da escola cai no chamado ¿nem-nem¿, nem estuda e nem trabalha. O foco é preparar não somente para o sucesso acadêmico e profissional, mas também promover a expansão de competências cognitivas essenciais para o desenvolvimento de forma integral.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina