Logo Passei Direto
Buscar
Antônio é empresário individual, como tal inscrito no Registro de Empresas e no CNPJ há mais de dez anos. Com exceção daqueles legalmente impenhoráveis, respondem pelas dívidas contraídas por Antônio no exercício da atividade empresarial:
a. todos os seus bens, inclusive os não afetados à atividade empresarial, desde que deferida judicialmente a desconsideração da personalidade jurídica da empresa.
b. somente os seus bens afetados à atividade empresarial.
c. somente os seus bens afetados à atividade empresarial, mas limitadamente ao valor do capital da empresa.
d. todos os seus bens.
e. todos os seus bens, mas limitadamente ao valor do capital da empresa.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder a essa questão, é importante entender a responsabilidade do empresário individual em relação às dívidas da sua atividade empresarial. No caso de um empresário individual, ele não possui a personalidade jurídica separada da sua pessoa física, o que significa que ele responde com todos os seus bens pelas dívidas contraídas no exercício da atividade empresarial. Vamos analisar as alternativas: a) todos os seus bens, inclusive os não afetados à atividade empresarial, desde que deferida judicialmente a desconsideração da personalidade jurídica da empresa. - Esta opção menciona a desconsideração da personalidade jurídica, que não se aplica a empresários individuais, pois eles não têm essa separação. b) somente os seus bens afetados à atividade empresarial. - Esta opção é incorreta, pois o empresário individual responde com todos os seus bens. c) somente os seus bens afetados à atividade empresarial, mas limitadamente ao valor do capital da empresa. - Esta opção também é incorreta, pois não há limitação ao capital da empresa. d) todos os seus bens. - Esta opção está correta, pois o empresário individual responde com todos os seus bens pelas dívidas da atividade empresarial. e) todos os seus bens, mas limitadamente ao valor do capital da empresa. - Esta opção é incorreta, pois não há limitação ao capital. Portanto, a alternativa correta é: d) todos os seus bens.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

São elementos da atividade empresarial nos termos do art. 966 CC EXCETO: a. Produção ou circulação de bens e serviço. b. Organização. c. Amadorismo. d. Profissionalismo. e. Atividade econômica.

Sociedades simples consiste na forma societária adotada para as atividades não empresariais, como nas sociedades entre profissionais liberais ou intelectuais e nas cooperativas. As sociedades simples podem adotar a forma pura ou podem ser em nome coletivo, cooperativa, comandita simples e, até mesmo, limitada (VIDO, 2022). A respeito das sociedades simples, assinale a assertiva incorreta.
a. Vindo seus sócios a adotarem a forma pura, as regras utilizadas serão as constantes no artigo 997 e seguintes do Código Civil, mas, se adotarem as demais formas societárias do Código Civil, serão, então, reguladas pelas regras específicas do tipo societário que seus sócios escolheram e, subsidiariamente (e no que não for contraditório), adotarão as regras das sociedades simples nos termos do art. 997 do C
b. O pedido de inscrição será acompanhado do instrumento autenticado do contrato e, se algum sócio nele houver sido representado por procurador, o da respectiva procuração, bem como, se for o caso, da prova de autorização da autoridade competente.
c. Nos trinta dias subsequentes à sua constituição, a sociedade deverá requerer a inscrição do contrato social no Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede.
d. Sociedades simples consistem na forma societária adotada para as atividades não empresariais, como nas sociedades entre profissionais liberais ou intelectuais e nas cooperativas.
e. Nos quarenta e cinco dias subsequentes à sua constituição, a sociedade deverá requerer a inscrição do contrato social no Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede.

Com relação à responsabilidade dos sócios na sociedade limitada, é correto afirmar que:
a. É limitada ao valor de sua quota, ressalvada a responsabilidade solidária dos sócios pelo capital não integralizado ou ainda a responsabilização extraordinária do sócio pelas dívidas da sociedade nas hipóteses que autorizam a desconsideração da personalidade jurídica.
b. É equivalente à limitação de responsabilidade oferecida aos sócios da sociedade simples cujo contrato social, devidamente inscrito no registro próprio de tal sociedade, não impõe solidariedade aos respectivos sócios.
c. É equivalente à responsabilidade limitada oferecida aos acionistas de sociedade anônima, ou seja, é limitada ao capital subscrito, ressalvada apenas a responsabilização extraordinária do sócio pelas dívidas da sociedade nas hipóteses que autorizam a desconsideração da personalidade jurídica ou em razão de legislação especial, nas circunstâncias ali previstas, como em matéria ambiental, tributária ou trabalhista.
d. É limitada durante a vigência da sociedade, mas o sócio poderá ser demandado por todas as obrigações remanescentes da sociedade após a dissolução e liquidação desta, caso os bens da sociedade não tenham sido suficientes para quitação das obrigações perante terceiros.
e. É limitada ao valor de sua quota, com as ressalvas legais, mas tal limitação de responsabilidade não se aplica ao sócio que acumula a função de administrador.

No Livro II da Parte Especial do Código Civil, estão dispostas regras quanto à caracterização e à capacidade do empresário individual. Com base nas prescrições legais, analise as afirmativas a seguir. I. Nos casos em que a lei autoriza o prosseguimento da empresa por incapaz, ainda que seu representante ou assistente seja pessoa que possa exercer atividade de empresário, o juiz poderá nomear um ou mais gerentes, se entender ser conveniente. II. Considera­se empresário a pessoa natural, com firma inscrita na Junta Comercial, que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. III. Caso um servidor militar da ativa exerça atividade própria de empresário, todos os atos relacionados à empresa serão declarados nulos pelo juiz, porém ele responderá pelas obrigações contraídas até dois anos seguintes da data de sua prática. Entre as alternativas de resposta apresentadas, está(ão) correta(s) somente:






a.
III

b.
II

c.
I e III.

d.
II e III.

e.
I.

Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alterações por que passar o ato constitutivo. Decai em três anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro. São requisitos do registro declarar, EXCETO:




a.
O modo por que se administra e representa, ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente.

b.
A denominação, os fins, a sede, o tempo de duração e o fundo social, quando houver, assim como o nome e a individualização dos fundadores ou instituidores, e dos diretores.

c.
Somente o nome, denominação, finalidade, endereço da sede e quem será o administrador, representante legal da pessoa jurídica na esfera judicial, pois, na esfera extrajudicial, não se faz necessário constar no contrato social.

d.
Se os membros respondem, ou não, subsidiariamente, pelas obrigações sociais, bem como as condições de extinção da pessoa jurídica e o destino do seu patrimônio, nesse caso.

e.
Se o ato constitutivo é reformável no tocante à administração, e de que modo.

Em relação ao registro e o nome empresarial, dispõe o Código Civil que: a. O registro dos atos sujeitos à formalidade exigida para o empresário e para as sociedades simples e empresárias será requerido pelo sócio com poderes de gestão, e, no caso de omissão ou demora, por qualquer um dos sócios, sendo que os documentos necessários ao registro deverão ser apresentados no prazo de vinte dias, contado da lavratura dos atos respectivos. b. Para fins de registro, cumpre à autoridade competente, a qualquer tempo, verificar a autenticidade e a legitimidade do signatário do requerimento, bem como fiscalizar a observância das prescrições legais concernentes ao ato ou aos documentos apresentados, obrigando-se a comunicar, no prazo de 30 dias ao representante do Ministério Público, eventuais indícios de fraudes detectadas. c. É vedada a utilização de firma na sociedade anônima e na sociedade em comandita por ações, que obrigatoriamente deverão adotar denominação designativa do objeto social, aditada da expressão “sociedade anônima” e “comandita por ações”, por extenso ou abreviadamente. d. O nome empresarial não pode ser objeto de alienação, exceto se o adquirente do estabelecimento, por ato entre vivos, exercer a mesma atividade empresarial de seu antecessor, mediante autorização expressa do alienante no contrato social e declaração da quitação do preço. e. O ato sujeito a registro, ressalvadas disposições especiais da lei, não pode, antes do cumprimento das respectivas formalidades, ser oposto a terceiro, salvo prova de que este o conhecia.

Mais conteúdos dessa disciplina