Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Por meio da utilização de técnicas de microscopia de luz, as células de organismos vivos podem ser classificadas em dois tipos: procarióticas e eucarióticas.
A afirmativa CORRETA a respeito da classificação celular de organismos vivos é:
A) As células de plantas e animais são classificadas como eucarióticas.
B) As células de bactérias e fungos são classificadas como procarióticas.
C) Bactérias não possuem parede celular.
D) Organismos eucarióticos vivem em uma variedade de nichos ecológicos muito maiores do que organismos procarióticos.
E) Procariotos possuem um compartimento nuclear distinto, encoberto por membrana.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a afirmativa correta sobre a classificação celular: A) As células de plantas e animais são classificadas como eucarióticas. - Correto, pois tanto as células de plantas quanto as de animais são eucarióticas. B) As células de bactérias e fungos são classificadas como procarióticas. - Incorreto, pois as bactérias são procarióticas, mas os fungos são eucarióticos. C) Bactérias não possuem parede celular. - Incorreto, pois a maioria das bactérias possui parede celular. D) Organismos eucarióticos vivem em uma variedade de nichos ecológicos muito maiores do que organismos procarióticos. - Incorreto, pois os organismos procarióticos, como as bactérias, também vivem em uma ampla variedade de nichos ecológicos. E) Procariotos possuem um compartimento nuclear distinto, encoberto por membrana. - Incorreto, pois os procariotos não possuem um núcleo verdadeiro; seu material genético está disperso no citoplasma. A alternativa correta é: A) As células de plantas e animais são classificadas como eucarióticas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A membrana plasmática, apesar de invisível ao microscópio óptico, está presente:
a) em todas as células, seja ela procariótica ou eucariótica.
b) apenas nas células animais.
c) apenas nas células vegetais.
d) apenas nas células dos eucariontes.
e) apenas nas células dos procariontes.

Os seres vivos, exceto os vírus, apresentam estrutura celular. Entretanto, não há nada que corresponda a uma célula típica, pois, tanto os organismos unicelulares como as células dos vários tecidos dos pluricelulares são muito diferentes entre si.
Apesar dessa enorme variedade, todas as células vivas apresentam o seguinte componente:
a. mitocôndria.
b. cloroplasto.
c. membrana plasmática.
d. retículo endoplasmático.
e. aparelho de Golgi.

Durante a evolução celular surgiram subdivisões membranosas, originando organelas, tais como lisossomos e peroxissomos, nas quais um conjunto de enzimas opera sem a interferência das demais reações que ocorrem em outros compartimentos internos. A célula assim formada constitui o corpo de:
a) arqueobactérias.
b) eubactérias.
c) cianobactérias.
d) micoplasmas.
e) eucariontes.

As células eucariontes são divididas em compartimentos morfologicamente bem distintos. Uma característica importante dessas células é a riqueza de membranas, o que proporciona uma maior diversidade funcional. Com base no que foi descrito acima, é verdadeiro afirmar:
a) A célula eucarionte possui diversas organelas delimitadas por membranas.
b) O material genético da célula eucarionte encontra-se disperso no citoplasma, por isso é denominado de nucleóide.
c) Não existe membrana plasmática nas células eucariontes.
d) As células eucariontes são mais primitivas.
e) A organização da célula eucarionte é muito semelhante à procarionte.

Microscópios são utilizados para a análise da estrutura celular. A respeito da microscopia e métodos empregados no estudo das células e tecidos, é CORRETO afirmar:
a) Bactérias e mitocôndrias não podem ser visualizadas em microscópio eletrônico.
b) Os tecidos intactos são fixados e seccionados antes de serem analisados em microscopia para estudos histológicos.
c) Os corantes orgânicos utilizados em microscopia possuem afinidades específicas por determinados componentes subcelulares, como o corante hematoxilina, que possui afinidade por moléculas com carga positiva da célula.
d) Não é possível visualizar tecido na microscopia óptica, somente na microscopia eletrônica de transmissão.
e) Dentre as formas de espalhamento do material biológico na lâmina estão: esfregaço, estiraço, esmagamento e decalque.

A microscopia de luz convencional difere da microscopia eletrônica de transmissão em relação a alguns aspectos como os tipos de lentes, o limite de resolução e a formação da imagem. Considerando esses aspectos, a afirmativa CORRETA é:
a) A microscopia eletrônica de transmissão, assim como a de luz convencional, utiliza-se de luz visível e jogo de lentes.
b) O limite de resolução do microscópio de luz convencional é menor que o da microscopia eletrônica de transmissão.
c) As estruturas celulares com dimensões de 2nm não podem ser visualizadas pela microscopia de luz convencional.
d) A formação da imagem na microscopia eletrônica de transmissão ocorre por absorção e dispensa o uso de corantes.
e) A formação da imagem na microscopia óptica ocorre por elétron-opacidade.

Analise a tabela abaixo. Características Tipo Celular I Tipo Celular II Parede celular Celulose, hemicelulose e pectina Peptideoglicanos Compartimentos intracelulares Diversos Único Material genético (DNA) Limitado pelo envelope nuclear Disperso no citosol Assim, é INCORRETO o que se afirma em:
a) I é uma célula eucariótica e II é uma célula procariótica.
b) O tipo celular II apresenta uma maior diversidade bioquímica e estrutural em comparação ao tipo celular I.
c) O tipo celular I apresenta mitocôndrias como organelas produtoras de energia.
d) O tipo celular II pode possuir representantes fototróficos, capazes de fazer fotossíntese.
e) O tipo celular I apresenta envelope nuclear rico em poros com estrutura complexa.

A histoquímica é a área da biologia celular e estrutural dedicada aos estudos dos métodos de coloração dos tecidos e constituintes celulares e subcelulares. A afirmativa CORRETA a respeito dos fenômenos histoquímicos é:
a) O sucesso de uma reação histoquímica independe dos processos de fixação sofridos pelas células ou tecidos.
b) A hematoxilina é um corante ácido que reage com as proteínas do citoplasma.
c) Na acidofilia, um substrato carregado positivamente reage eletrostaticamente com um corante carregado negativamente.
d) Reações específicas para a identificação de lipídios por meio da coloração com Alcian Blue são mediadas por ligações eletrostáticas. A reação visualizada ao microscópio dá-se na cor vermelha.
e) Há a possibilidade de utilizar corantes que marcam carboidratos nas células como a reação de PAS (sigla do inglês, Periodic acid–Schiff) que marca polissacarídeos como o glicogênio no qual visualizamos na cor azul.

Mais conteúdos dessa disciplina