Logo Passei Direto
Buscar
O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios.
A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca:
Aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera.
Redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores.
Redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.
Aumento da porcentagem de carbono contido na Terra.
Aumento da produção de carboidratos de origem vegetal.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono principalmente provocando o aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera. Isso ocorre porque a queima de combustíveis fósseis libera dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases de efeito estufa, contribuindo para as mudanças climáticas. As outras opções apresentadas não são consequências diretas da queima de combustíveis fósseis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A engenhosidade humana, que mais tarde se transformou formalmente na Engenharia, sempre esteve presente desde a pedra lascada. Em alguns momentos da história, essa engenhosidade criou condições para que modelos e conceitos fundamentais para a civilização ocidental, como a democracia, surgissem e fossem até efetivamente implementados.
Qual das opções abaixo pode ser associada a esta afirmação?
a) A pirâmide de Djoser, no Egito, projetada por Imhotep, tido como o primeiro engenheiro.
b) A cidade de Roma, centro do Império Romano, responsável pelo período mais fértil da engenhosidade humana.
c) A cidade de Atenas, com o projeto que associou arquitetura funcional e engenharia.
d) A cidade de Paris, que reuniu tantas condições relativas à engenhosidade, que sediou a primeira Escola de Engenharia.

A engenhosidade humana sempre se preocupou com a produtividade do trabalho, criando inovações que facilitassem a execução das atividades através de ferramentas específicas ou pela criação de máquinas que a substituísse no trabalho.
Aponte, dentre as inovações listadas, a responsável por um impacto ambiental relevante:
a) O arado associado à tração animal.
b) A roda d´água associada em série para moer trigo.
c) A técnica romana para a construção de sua gigantesca rede de estradas.
d) A mineração hidráulica.

A história nos mostra que, desde sempre, o ser humano procura formas de facilitar seu trabalho e incrementar sua produtividade. São as chamadas inovações tecnológicas que modificam a forma de viver com suas novas ferramentas, equipamentos e processos.
Qual das opções pode ser dada como referencial para o surgimento da Engenharia de Produção?
a) Como na Engenharia Civil, não houve um fato marcante, já que, desde a Idade da Pedra Lascada, o homem busca produtividade nas suas atividades.
b) Surgiu de forma espontânea e natural, com as indústrias iniciais da Primeira Revolução Industrial.
c) A base conceitual foi a publicação de Frederick Taylor, Princípios da Administração Científica (The Principles of Scientific Management).
d) Surgiu conceitualmente com as ideias de Adam Smith, que pregava a livre concorrência e a competitividade como base para a riqueza das nações.

Após a formalização da profissão de engenheiro e com a proliferação das Escolas de Engenharia, entramos em um período contínuo de desenvolvimento tecnológico, que foi marcado por algumas inovações disruptivas e que, por isso, foi identificado como sendo composto por quatro revoluções industriais.
Dentre as opções abaixo, escolha qual a que melhor se encaixa como o período em que as diversas habilitações de Engenharia começaram a surgir:
a) Movimento natural a partir da propagação das Escolas de Engenharia.
b) O capitalismo e o livre mercado a partir das ideias de Adam Smith.
c) A máquina a vapor.
d) A energia elétrica, marco da Segunda Revolução Industrial.

A forma adotada para se medir a qualidade de vida da população é o IDH.
Tendo como meta aumentar o IDH, qual das ações abaixo é menos efetiva?
a) Investir em saneamento.
b) Ações para que todas as crianças tenham acesso à escola.
c) Ações para reduzir a evasão escolar.
d) Oferta de crédito para aumento do consumo.

Para que o Brasil experimente um período de desenvolvimento econômico relevante e sustentável, precisamos, entre outras coisas, investir em inovação tecnológica para nos tornarmos mais competitivos no mundo globalizado.
Das opções abaixo, em qual delas há menos necessidade de investimento?
a) Oportunidades para inovação (temas).
b) Cultura empreendedora.
c) Educação.
d) Legislação.

O consumo mundial de água aumentou mais de seis vezes em menos de um século, mais que o dobro das taxas de crescimento da população. Em nível global, os recursos hídricos tendem a se tornar mais escassos, devido aos processos de uso e de poluição crescentes, caso não haja ações enérgicas para a melhoria da gestão da oferta e da demanda da água.
No contexto da influência das atividades antrópicas para a qualidade das águas, qual das opções a seguir não possui relação com a poluição das águas.
a) Produção de alimentos com utilização de agrotóxicos.
b) Produção de alimentos com utilização de fertilizantes.
c) Operação de uma empresa, com LO, na produção de solventes.
d) Cemitérios.

A respeito das questões ambientais e do desenvolvimento sustentável que permeiam as discussões da sociedade atual, assinale a opção correta:
a) O conceito de desenvolvimento sustentável começou a ser elaborado no início do século XVI, antes mesmo da Primeira Revolução Industrial.
b) Em 1972, em Estocolmo, na Suécia, representantes de 113 países reuniram-se para debater questões relativas ao meio ambiente. Esse encontro é considerado como a primeira mobilização em torno desse tema.
c) Em 1992, o Rio de Janeiro abrigou a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento (Rio-92). Nesse encontro, foi assinado o Protocolo de Quioto por todos os países que participaram do evento.
d) Em 2002, o Egito abrigou a Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável. Nesse encontro foram discutidas somente questões relacionadas ao meio ambiente.

Quanto ao planejamento ambiental, assinale a alternativa correta.
a) A proteção do meio ambiente e a sustentabilidade econômica e de recursos naturais são possíveis sem que sejam necessárias transformações nos ambientes urbanos.
b) Qualidade de vida não está relacionada à proteção do meio ambiente.
c) O diagnóstico é uma das etapas mais simples do planejamento ambiental.
d) A identificação dos objetivos é uma das etapas mais importantes do planejamento ambiental.

Você estudou que uma das fases de um planejamento ambiental é a fase de prognóstico. Esta fase representa o momento de olhar para as possíveis tendências, cenários e alternativas futuras.
Indique qual opção se enquadra na fase de prognóstico do planejamento ambiental realizado pela sua equipe, visando o desenvolvimento sustentável.
a) Substituição do carvão mineral pelo carvão vegetal.
b) Utilização de gás natural.
c) Construção de uma usina hidrelétrica.
d) Instalação de placas solares.

Mais conteúdos dessa disciplina