Logo Passei Direto
Buscar
Os linfomas são alterações proliferativas que ocorrem nos tecidos e gânglios linfáticos do organismo. A respeito dos linfomas, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em:
I. Os agentes infecciosos vírus de Epstein-Barr e HIV estão relacionados com a etiopatogenia dos linfomas.
II. Linfomas não Hodgkin são mais frequentes em crianças e adultos jovens e podem envolver sistema nervoso e medula óssea.
III. A massa tumoral do linfoma de Hodgkin é predominantemente composta por células neoplásicas recobertas por um tecido conjuntivo.
I.
III.
I e II.
II.
I e III.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre os linfomas: I. Os agentes infecciosos vírus de Epstein-Barr e HIV estão relacionados com a etiopatogenia dos linfomas. Verdadeiro, ambos os vírus estão associados ao desenvolvimento de certos tipos de linfomas, especialmente o linfoma de Burkitt e o linfoma de Hodgkin. II. Linfomas não Hodgkin são mais frequentes em crianças e adultos jovens e podem envolver sistema nervoso e medula óssea. Falso, os linfomas não Hodgkin são mais comuns em adultos, especialmente em pessoas mais velhas, embora possam ocorrer em crianças. Eles podem, de fato, envolver o sistema nervoso e a medula óssea, mas a afirmação sobre a faixa etária está incorreta. III. A massa tumoral do linfoma de Hodgkin é predominantemente composta por células neoplásicas recobertas por um tecido conjuntivo. Verdadeiro, o linfoma de Hodgkin é caracterizado pela presença de células de Reed-Sternberg, que estão imersas em um microambiente de tecido conjuntivo. Agora, analisando as afirmativas: - I é verdadeira. - II é falsa. - III é verdadeira. Portanto, as afirmativas corretas são I e III. A alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras é: I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As anemias hemolíticas causam hemólise dos eritrócitos, decorrente de causas genéticas ou adquiridas, como as anemias por alterações genéticas de enzimas importantes para o metabolismo e anemias devido a doenças, como acontece na malária.
Sobre as anemias hemolíticas, analise as afirmativas a seguir: I. A esferocitose hereditária é causada por um defeito na produção da enzima piruvato quinase. II. Pacientes com deficiência na produção da enzima G6PD devem ter cautela quanto ao uso de alguns medicamentos. III. O teste de Coombs direto identifica autoanticorpos ligados aos eritrócitos do paciente com quadro de anemia hemolítica autoimune. É correto o que se afirma em
I e II.
III.
II.
II e III.
I.

As anemias hemolíticas causam hemólise dos eritrócitos, decorrente de causas genéticas ou adquiridas, como as anemias por alterações genéticas de enzimas importantes para o metabolismo e anemias devido a doenças, como acontece na malária.
Para o diagnóstico dessas anemias, alguns marcadores laboratoriais são de suma importância. A seguir estão listados achados laboratoriais comuns a esse grupo de anemia. Assinale a alternativa que não representa um achado laboratorial da anemia hemolítica.
Dosagem de bilirrubina indireta elevada.
Dosagem de ferritina sérica diminuída.
Contagem de reticulócitos elevada.
Dosagem de haptoglobina sérica diminuída.
Dosagem de lactato desidrogenase (LDH) elevada.

(Adaptado de SUGEP - UFRPE - 2016 - UFRPE - Médico - Veterinária - Patologia Clínica) As características morfológicas dos eritrócitos são avaliadas como parte de um hemograma de rotina.
Para anormalidades no tamanho, na forma e na cor, geralmente, são relatadas quantidades relativas de cada uma delas por campo microscópico, em objetiva de 100x. A esse respeito, analise as proposições a seguir. 1) Rouleaux é um agregado não linear de eritrócitos que lembra uma ¿pilha de moedas¿. 2) A anisocitose é definida como um aumento na variabilidade do tamanho das hemácias. Não é específica e pode ser refletida no aumento do RDW nos contadores automatizados. 3) Microcitose é uma concentração aumentada de micrócitos no sangue periférico, que pode ser refletida por um VCM (volume corpuscular médio) aumentado. 4) O reticulócito é uma célula eritroide imatura não nucleada com RNA citoplasmático suficiente para se corar em azul de cresil brilhante. Estão corretas, apenas:
I.
II.
III.
2, 4 e 5.
1, 2 e 4.

(Adaptado de Concurso CPRH Professor de Ensino Técnico Núcleo Técnico - Área Análises Clínicas 2012). ''O hemograma é o nome dado ao conjunto de avaliações das células do sangue que, reunido aos dados clínicos, permite conclusões diagnósticas e prognósticas de grande número de patologias.
Em um hemograma, quando o paciente apresenta trombocitose, isso indica que ocorreu o aumento de:
plaquetas
eosinófilos
leucócitos
neutrófilos
hemácias

O procedimento para a coleta de sangue em bolsa deve ser seguido para evitar danos ao paciente e ao profissional.
Sabendo que a flebotomia ideal requer cuidado na escolha do local e que a veia seja proeminente e firme. Qual o local recomendado para essa punção?
Veia braquial.
Veia cefálica.
Veia axilar.
Veia mediana.
Veia basílica.

Mais conteúdos dessa disciplina