Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA – DISCURSIVA 2 G1

ATIVIDADE AVALIATIVA – DISCURSIVA 2 G1

 O Capítulo 5 do LIVRO-TEXTO EM 10 CAPÍTULOS desta disciplina apresenta algumas faces do sentimento que denominamos de culpa. Uma das conclusões é de que todas as pessoas emocionalmente saudáveis sofrem de uma maneira ou de outra com ela.

Outro aspecto abordado está relacionado à uma das inevitáveis consequências que gera a culpa. “Eu preciso pagar por ela”. Quando alguém se sente culpado, há um sentimento de obrigação de que é preciso fazer alguma coisa para aliviar a consciência.

Isso faz parte da existência de cada ser humano e está relacionado de certa forma ao conceito de justiça, que estabelece que onde há um erro, deve haver uma compensação por essa falha cometida.

                Cada religião, cada pessoa ou cada filosofia de vida podem tentar encontrar e oferecer alguma saída para resolver o problema da culpa do ser humano. Qual é a solução que a Bíblia apresenta e que assim diferencia a religião de Jesus Cristo de outras religiões?

            Leia o capítulo “Culpa e perdão: uma questão existencial” e escreva dois parágrafos (cada um de aproximadamente 7 linhas – Fonte 11, Arial) sobre a realidade da culpa e a saída apresentada pela Bíblia.

💡 10 Respostas

User badge image

Valdirene Lucero

Segunda a bíblia “Pela fé em Jesus Cristo as culpas do ser humano são apagadas e o perdão nos é concedido de graça. É a grande e libertadora mensagem do Cristianismo”, pois o processo que leva a umaverdadeira libertação da culpa, que parte da confiança no perdão divino oferecido a nós, implica três momentos. Primeiro, o reconhecimento de nossos erros que leve a um verdadeiro e sinceroarrependimento. Segundo, o firme desejo de corrigir a nossa vida, transformando-nos positivamente como pessoas e como cristãos. Como diz a Bíblia, os frutos e as obras do cristão acompanham a verdadeira fé, masobras feitas como símbolo de gratidão, como consequência natural da morada de Cristo em nossos corações e mente, e não como forma de pagar alguma culpa implica também uma disposição interna constanteem perdoar aos outros, num compartilhamento mútuo e recíproco do perdão que nos é oferecido por Deus em Cristo Jesus.
“Culpa e perdão: uma questão existencial”
O perdão pode ser visto de trêsaspectos: o perdão divino, o perdoar a si próprio e o perdoar os outros. Portanto perdoar e pedir perdão são ações promotoras da saúde na dimensão emocional, física e espiritual. Precisamos crer e confiarque Deus nos perdoa. O grande privilégio que temos como cristão é saber que somos perdoados e que o perdão nos alcança por meio de Jesus Cristo. Foi para pregar a transformação radical, o despertar da consciência de culpa e a erradicação desta culpa: a humilhação do orgulhoso e a restauração dos angustiados. Não que a salvação tenha de ser conseguida. Ela já foi de uma vez assegurada a todos os que creem. Tudo já foi consumado em Jesus Cristo.

8
Dislike0
User badge image

Lucimara Machado

Alguem fez?

1
Dislike0
User badge image

Mateus medeiros

alguem fez?

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais