Logo Passei Direto
Buscar
Os livros de José Saramago, escritor português, são um convite para a reflexão sobre a globalização. Em uma de suas obras, ele discorre sobre as verdadeiras necessidades de globalização da sociedade: "Se amanhã me disserem que vão globalizar o pão não encontrareis globalizador mais entusiasta que eu. E se me disserem - e o fizerem - que vão globalizar tudo quanto milhares de milhões de seres humanos estejam a precisar para viver dignamente, então garanto-vos que me vereis convertido num fanático dela. Mas a globalização está a acrescentar miséria à miséria, fome à fome, exploração à exploração".
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A globalização possibilitou o livre mercado, o que favoreceu a distribuição de renda e a descentralização dos centros de comando, gerando riqueza e qualidade de vida para toda a população mundial. PORQUE II- A globalização, por um lado, fragmenta tudo o que tem a ver com a vida das pessoas, mas por outro lado concentra tudo o que a organiza. Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as asserções: I- A globalização possibilitou o livre mercado, o que favoreceu a distribuição de renda e a descentralização dos centros de comando, gerando riqueza e qualidade de vida para toda a população mundial. Essa afirmação é considerada falsa, pois a globalização, na prática, tem gerado desigualdades e concentração de riqueza, em vez de uma distribuição equitativa. II- A globalização, por um lado, fragmenta tudo o que tem a ver com a vida das pessoas, mas por outro lado concentra tudo o que a organiza. Essa afirmação é verdadeira, pois a globalização pode fragmentar culturas e identidades locais, enquanto centraliza o poder econômico e político em grandes corporações e instituições. Agora, vamos às alternativas: A) As asserções I e II são proposições falsas. (FALSO, pois a II é verdadeira) B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (VERDADEIRO) C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (FALSO, pois a I é falsa) D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (FALSO, pois a I é falsa) Portanto, a alternativa correta é: B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na área de ciência e tecnologia, o maior desafio no Brasil é a elaboração e a implementação de uma política de longo prazo que permita ao desenvolvimento científico e tecnológico alcançar a população e que efetivamente tenha um impacto determinante na melhoria das condições de vida da sociedade.
Acerca da importância da ciência, tecnologia e inovação como uma escolha estratégica para o desenvolvimento do país, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Os avanços tecnológicos, especialmente no setor de comunicação, transformaram a sociedade atual, pois se antes era preciso esperar dias ou até semanas para receber uma carta pelos correiros, hoje podemos conversar com alguém do outro lado do mundo em tempo real, com imagem e som. PORQUE II- O acesso aos novos meios de comunicação é universal, e no Brasil esse fenômeno contribui para a formação das comunidades virtuais, as quais visam promover a integração da população e valorizar seus conhecimentos, com foco em questões ambientais. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a III não é uma justificativa correta da I.
b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

O estudo realizado pelo professor e pesquisador brasileiro Róber Iturriet Avila demonstrou que a a ciência econômica faz apologia ao egoísmo. O autor concluiu que o homem ficou, sob o aspecto teórico, mais egoísta e foi despreocupando-se dos demais agentes da sociedade. Ele passa de independente a autocentrado, de autocentrado a isolado, de isolado a egoísta, de egoísta a amoral e, finalmente, de amoral a imoral. Persiste, dessa maneira, a concepção que é também traduzida em apologia ao egoísmo e é associada à corrupção e à fraude.
Com relação às relações de trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
A A relação do homem com o trabalho está atualmente relacionada, em sua grande maioria, com a produção industrial nas grandes cidades, o que reforça a ideia do homem operário.
B As relações de trabalho são manifestações do acúmulo de poder e riqueza dos trabalhadores, em consequência da visão econômica que se tem do trabalho voluntário.
C A concepção da ideia do 'Homo economicus' supervalorizou a produção de riqueza, o que contribui para a valorização da moral tradicional do trabalho.
D O trabalho passou a ser realizado mais no interior das casas do que nas indústrias, em consequência da globalização e novas formas de valorizar a moral do trabalhador.

Mais conteúdos dessa disciplina