Logo Passei Direto
Buscar

Ética

Outros
Vimos em nosso curso que a Ética é algo universal, entretanto, é relevante a especificação “Ética no Legislativo”. Acerca dessa caracterização, julgue os itens que se seguem:
I – É correto dizer que existem princípios específicos, que podem também ser chamados de éticos, para categorias específicas de pessoas. Podemos citar a profissão como uma dessas categorias, havendo, portanto, imperativos éticos específicos dentro de determinadas profissões.
II – Senadores, deputados e vereadores, em sua função de representantes de milhares ou milhões de pessoas, precisam considerar em suas atividades diárias as opiniões e pensamentos daquelas pessoas que eles representam. Por isso, é necessário colocar em prática as questões éticas.
III – Não é necessária essa especificação, uma vez que não há especificidades éticas para diferentes categorias de pessoas.
IV – Considerando que o Poder Legislativo tem uma função representativa, pode-se afirmar que os pressupostos éticos estão presentes desde o nascimento da atividade do parlamentar.
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas I, II e IV estão corretas.
c. Apenas III e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I – É correto dizer que existem princípios específicos, que podem também ser chamados de éticos, para categorias específicas de pessoas. Podemos citar a profissão como uma dessas categorias, havendo, portanto, imperativos éticos específicos dentro de determinadas profissões. Verdadeiro, existem princípios éticos que variam conforme a profissão e o contexto. II – Senadores, deputados e vereadores, em sua função de representantes de milhares ou milhões de pessoas, precisam considerar em suas atividades diárias as opiniões e pensamentos daquelas pessoas que eles representam. Por isso, é necessário colocar em prática as questões éticas. Verdadeiro, os representantes devem levar em conta as opiniões de seus eleitores e agir eticamente em suas funções. III – Não é necessária essa especificação, uma vez que não há especificidades éticas para diferentes categorias de pessoas. Falso, essa afirmativa contradiz a ideia de que existem princípios éticos que podem variar conforme a categoria ou profissão. IV – Considerando que o Poder Legislativo tem uma função representativa, pode-se afirmar que os pressupostos éticos estão presentes desde o nascimento da atividade do parlamentar. Verdadeiro, a ética é fundamental na função representativa dos parlamentares. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I, II e IV. Portanto, a alternativa correta é: b) Apenas I, II e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

De saída é importante diferenciarmos dois conceitos que muitas vezes são confundidos: Governo e Administração Pública. Por Governo devemos entender o conjunto dos poderes e instituições públicas, considerado sobretudo pelo 'comando' destes. O Governo é quem conduz os negócios públicos, estabelecendo linhas-mestras de atuação. Já a Administração Pública caracteriza-se pelas funções próprias do Estado e a prática necessária para o cumprimento dessas funções.
Qual é a principal diferença entre Governo e Administração Pública?

Vimos, no Módulo III deste curso, que existe uma série de críticas comumente dirigidas aos parlamentares e servidores do Poder Legislativo. Muitas delas são consideradas mitos, informações distorcidas, enquanto outras são duras verdades, erros que podem ser corrigidos.
Entretanto, de acordo com o conteúdo e definições dos textos-base do curso, julgue os itens:
I – Dizer que os parlamentares só legislam em causa própria ou de seus financiadores é uma dura verdade.
II – Dizer que os servidores do Legislativo trabalham pouco e ganham muito é um mito.
III – Dizer que alguns parlamentares faltam às sessões plenárias é um mito.
IV – Dizer que alguns parlamentares atuam com interesses próprios ou escusos é uma dura verdade.
V – Dizer que os parlamentares desfrutam de inúmeros privilégios é um mito.
a. Apenas I, II e III são verdadeiras.
b. Apenas I e V são falsas.
c. Apenas II, IV e V são verdadeiras.
d. Todas as afirmacoes são falsas.
e. Todas as afirmações são verdadeiras.

Mais conteúdos dessa disciplina