Buscar

TERMODINÂMICA - Porque é necessário saber o valor da capacidade térmica de um calorímetro?

Porque é necessário saber o valor da capacidade térmica de um calorímetro? Qual a vantagem de determinar essa capacidade térmica ao inves do calor específico de cada material?

💡 2 Respostas

User badge image

Elvis Rocha

Pois trabalhando o aquecimento de um calorímetro, você tem um limite de trabalho, melhor dizendo, vc terá um limite de aquecimento, o quanto vc pode aquecer o calorímetro, e pela capacidade térmica que obtem-se este limite, ou seja, ele tem uma capacidade termica que não pode ser ultrapassada. Se isso ocorrer vc danifica o aparelho.

A diferença é que o calor especifico é uma constante, não importa a massa,o calor especifico da substância será sempre o mesmo, por exemplo o aço, 1 kg de aço tem o calor especifico de 486 J/kg-K. Mas 500 kg de aço tambem tem 486 J/kg-K de calor especifico 
Já a capacidade termica não, ela varia de acordo com o corpo, mesmo sendo a mesma substância. 
Então 1 kg de aço não tem a mesma capacidade termica que 500kg. Ou seja, não é uma propriedades extensiva, já o calor específico é uma propriedade intensiva, que independe da quantidade de matéria do material.
 
segue o link sobre propriedade intensiva e extensiva:
 e este tbm com mais exemplos:
 
Espero ter ajudado.
 
 
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

é necessário saber o valor da capacidade térmica de um calorímetro porque o calorímetro é utilizado para medir a variação de temperatura de um sistema com corpos de temperaturas diferentes.


É usual a utilização de um termômetro e o termômetro tem em geral uma temperatura limite para sua utilização pois se for excedida ,no caso de um termômetro de mercúrio,por exemplo,poderá estourar o termômetro,por isso é necessário saber  sua capacidade térmica.


a vantagem de determinar essa capacidade térmica ao inves do calor específico de cada material é justamente que se torna muito mais simples a aferição do processo ou experimento, pois independente do material  você conseguirá aferir e calcular todas as incógnitas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais