Buscar

Quais as teorias existentes para explicar a natureza jurídica da relação de emprego?

💡 2 Respostas

User badge image

Natali Pereira

Das diversas teorias existentes, destacam-se as seguintes: a) contratualista - o contrato entre empregado e empregador funda-se na autonomia das vontades; b) anticontratualista - a relação de trabalho prescinde de contrato, formando-se com o mero engajamento humano; c) ato-condição - o vínculo é criado pela vontade, mas os efeitos já estão predeterminados pelas normas jurídicas. 

0
Dislike0
User badge image

Pedro Mercadante

A relação de trabalho se dá mediante o contrato de trabalho, conforme o artigo 442 da CLT. Existem duas teorias quanto a natureza jurídica dos contratos de trabalho, a Contratualista e Anticontratualista. 

A teoria contratualista afirma que, o vínculo entre empregador e empregado é um contrato, isto é, um acordo de vontades entre as partes interessadas.

Já a teoria anticontratualista nega a exitência do contrato para estabelecer a relação de trabalho, basta que o empregado comece a prestar efetivamente o serviço ao seu empregador será configurado o vínculo entre eles. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais