Buscar

Quais as espécies existentes de contrato de trabalho? Explique-as.

💡 2 Respostas

User badge image

Francisca dos Santos Vieira

O contrato de trabalho pode ser individual, coletivo ou de equipe

Os contratos de trabalho podem ser classificados conforme manifestação de vontade em:

• Expressos: as partes revelam explicitamente o conteúdo básico de seus direitos e obrigações, ou o conteúdo que não deriva da legislação. Pode ser: 

• 1º escrito: onde as partes escrevem num papel as condições contratadas, com registro em CTPS. 

• 2º verbal: a manifestação da vontade é exteriorizada oralmente, diferentemente da forma escrita, com registro em CTPS.

• Tácitos: revela-se em face de um conjunto de atos coordenados das partes, sem que exista instrumento expresso, onde simplesmente o trabalhador começa a trabalhar para o empregador sem qualquer objeção deste.

1
Dislike0
User badge image

Pedro Mercadante

O ordenamento jurídico brasileiro prevê 4 modalidades de contratos de trabalho existentes, são eles: por tempo determinado, por tempo indeterminado, temporário e eventual. 

Os contratos por tempo determinado são aqueles que possuem uma data certa para terminarem. O empregado já sabe quando ele será rescindido no momento da contratação;

Os contratos por tempo indeterminado, os mais abituais, são aqueles em que não há previsão para o seu cabo. Vale destacar que, passado o período do contrato determinado e o colaborador não for demitido, seu contrato passará a ser regido pelas regras dos contratos por tempo indeterminado. Os contratos por tempo indeterminado poderão ser rescindidos por justa causa, ou sem justa causa de ambas as partes.

Os contratos temporários, se assemelham aos contratos por tempo determinado, contudo, possuem um regimento próprio, o Decreto 73.841/74 e a Lei 6.019/74. É considerado como temporário o trabalho prestado por pessoa física, visando o atendimento a uma necessidade transitória de substituição do quadro de pessoal ou pelo aumento de serviços. Os trabalhadores temporários devem ser contratados pela CLT, com o contrato de duração de 3 a 9 meses. 

Por fim, os contratos eventuais possuem caráter absolutamente temporário e eventual. Embora seja comumente confundido com o contrato de trabalho temporário, a maior diferença entre eles é que o contrato de trabalho eventual não gera vínculo empregatício.

.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais