Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
A partir do fragmento de texto e conforme os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre a história cultural nacional, analise as afirmativas:
A Em uma de suas obras mais conhecidas, Casa-grande e senzala, Gilberto Freyre utiliza a história como uma maneira de explicar a diversidade cultural brasileira.
B Gilberto Freyre foi um discípulo de Franz Boas, um autor que concordou com às teorias que defendiam a hierarquia entre culturas.
C A perspectiva defendida tanto por Franz Boas e Gilberto Freyre é a de que as culturas passam pelas mesmas etapas, isto é, há uma evolução das culturas mais primitivas para as mais avançadas.
D Alguns autores brasileiros, como Pierre Monbeig e Yves Lacoste, também se destacam por trabalharem com a história das conjunturas econômicas em suas respectivas cidades.
E A história é o método mais usado pelos autores da geografia tradicional, como Van Humbolt.
User badge image
Questões Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas para identificar a correta: A) Em uma de suas obras mais conhecidas, Casa-grande e senzala, Gilberto Freyre utiliza a história como uma maneira de explicar a diversidade cultural brasileira. - Esta afirmativa é verdadeira, pois "Casa-grande e senzala" é uma obra fundamental que aborda a formação da sociedade brasileira e sua diversidade cultural. B) Gilberto Freyre foi um discípulo de Franz Boas, um autor que concordou com às teorias que defendiam a hierarquia entre culturas. - Esta afirmativa é falsa. Gilberto Freyre não foi discípulo de Franz Boas e, além disso, Boas é conhecido por criticar a ideia de hierarquia entre culturas. C) A perspectiva defendida tanto por Franz Boas e Gilberto Freyre é a de que as culturas passam pelas mesmas etapas, isto é, há uma evolução das culturas mais primitivas para as mais avançadas. - Esta afirmativa é falsa. Tanto Boas quanto Freyre defendem a ideia de que as culturas são diversas e não seguem um padrão evolutivo linear. D) Alguns autores brasileiros, como Pierre Monbeig e Yves Lacoste, também se destacam por trabalharem com a história das conjunturas econômicas em suas respectivas cidades. - Esta afirmativa é um pouco vaga, mas é verdadeira, pois ambos os autores realmente abordam questões relacionadas à geografia e à economia. E) A história é o método mais usado pelos autores da geografia tradicional, como Van Humboldt. - Esta afirmativa é falsa, pois Van Humboldt utilizava uma abordagem mais integrada, que não se limitava apenas à história. Após essa análise, a afirmativa correta é a) A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a passagem de texto: “Para a organização do trabalho pedagógico dos docentes da área de geografia, é imprescindível pesquisar a fundamentação histórica dessa disciplina em seu meio acadêmico e, também, estudar as culturas escolares desses profissionais”. Fonte: Citação elaborada pelo autor da questão. A partir do fragmento de texto, conforme os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre a fundamentação histórica da geografia, a evolução do pensamento geográfico e seu reflexo no sistema educacional brasileiro, analise as afirmativas:
São corretas apenas as afirmativas:
I. Pesquisadores como Rocha (1996) e Pezzato (2001), ao estudar as influências ainda presentes nos currículos brasileiros de geografia, apontam a presença do modelo francês, com suas peculiaridades de sistema de ensino, de um modelo descritivo e mnemônico.
II. Em uma visão oposta ao de Rocha (1996), Pontuschka (1999) demonstra que os princípios da escola francesa não orientaram os cientistas brasileiros, já que os docentes em geografia têm um perfil próprio, fundamentalmente nacional.
III. Gonçalves (2011) assinala que a disciplina de geografia tem uma história que no Brasil foi herdada, isto é, uma trajetória que não é própria, mas, sim, segue os paradigmas alemão e francês, o que dificulta a introdução de outras histórias da geografia.
A I e II
B I e III
C II e III
D I
E III

Considere o trecho de texto: “O profissional da área da geografia e os pesquisadores da ciência geográfica abordam e enfrentam uma infinidade de temáticas, tanto na atuação como geógrafo quanto nos estudos e pesquisas científicas: mudanças climáticas e os impactos sobre a vida humana, dinâmica do relevo e sua relação com as atividades antrópicas, urbanização e industrialização são apenas alguns exemplos de temas relacionados à geografia. No entanto, toda ciência possui determinado objeto de estudo específico, e, para a geografia, isso também é verdadeiro”. Fonte: Citação elaborada pelo autor da questão. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre a epistemologia da geografia, assinale a alternativa que cita e explica corretamente o principal objeto científico dos geógrafos:
Nota: 10.0
A O espaço geográfico é o grande objeto científico dos geógrafos, dotado de multidimensionalidades e aplicabilidades.
B O lugar tem se configurado como grande objeto de estudo da geografia, pois abarca as diversas dimensões e temáticas relacionadas a essa ciência.
C A paisagem, sem dúvida, é o grande objeto de estudo dos geógrafos, pois contempla toda a integridade dos fenômenos estudados por esses profissionais.
D A região se tornou o principal objeto científico nos estudos geográficos após longas discussões, congressos e simpósios realizados com a finalidade de delimitar o campo de estudo da geografia.
E A regionalização, ou o processo de regionalizar, é o grande objeto e a maior riqueza da ciência geográfica, pois se torna aplicável na elaboração de planos e planejamentos de desenvolvimento para o homem.

Atente para a seguinte citação: “Vidal de La Blache planejou uma obra coletiva, a Geografia Universal, que foi executada por seus discípulos, aproximando-os. Cada um escreveu sobre uma determinada porção do planeta. Nesse trabalho, explicitaram um conceito vislumbrado por La Blache, que seria tomado como o balizamento central da Geografia francesa posterior – a ‘região’. Esta era a denominação dada a uma unidade de análise geográfica, que exprimiria o espaço terrestre”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Hücitec, 1987. p. 27. Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre o conceito de “região geográfica” na perspectiva da geografia tradicional, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A Tornou-se um método eminentemente descritivo, viabilizando a produção de grandes teses regionais na Alemanha, França, nos Estados Unidos e no Brasil, e buscavam conhecer o mundo a partir de suas partes ou regiões, reconhecendo nessas unidades o estudo da relação entre o homem e o meio.
B Desenvolveu-se a partir do método marxista, proporcionando uma série de materiais críticos a respeito do território alemão e francês, que foram os locais de maior expressão dessa corrente do pensamento.
C “Região geográfica”, para os geógrafos clássicos ou tradicionais, é caracterizada pela multidimensionalidade de seus elementos, considerando os aspectos materiais e imateriais nas análises regionais.
D Na geografia tradicional, o conceito de região era entendido como uma categoria relacionada tanto aos aspectos político-econômicos e sociais quanto aos aspectos naturais do território e analisada a partir dos pressupostos do neopositivismo.
E Tornou-se um conceito fundamentalmente político, utilizado para justificar a expansão territorial dos países que estavam unificando-se enquanto Estado-nação e, por isso, os estudos relacionados a ele tiveram enorme relevância na época.

Atente para a seguinte citação: “Na imprensa dos anos 60, a corrida armamentista entre a OTAN e o Pacto de Varsóvia ocupava lugar de destaque, ao lado de focos de tensão condicionados pela Guerra Fria nos vários continentes. Esse condicionamento também era visível no processo de descolonização onde, geralmente, os ‘movimentos de libertação’ recebiam a ajuda soviética enquanto, por outro lado, apesar da luta pela independência ser travada contra as tradicionais potências coloniais europeias, invariavelmente, as manifestações públicas favoráveis à descolonização incluíam a queima da bandeira dos Estados Unidos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SATO, E. A agenda internacional depois da Guerra Fria: novos temas e novas percepções. Acesso em 05 set. 2017. Levando em conta o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre a relação do conhecimento científico com a conjuntura da Guerra Fria, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A O conhecimento científico ficou subordinado aos interesses políticos e econômicos de Estados Unidos e União Soviética.
B A corrida armamentista e aeroespacial fez diminuir a importância do conhecimento geográfico detalhado da superfície.
C As tecnologias de posicionamento e sensoriamento espacial, comunicação em rede de computadores e emissores de ondas magnéticas dos radares militares foram desenvolvidos no contexto da Guerra Fria, mas não provocaram transformações epistemológicas relevantes no meio científico contemporâneo.
D A geografia não fez parte do conjunto de ciências que sofreram impactos profundos derivados da bipolarização.
E A ciência, de modo geral, não teve papel importante no contexto da Guerra Fria, não sendo possível estabelecer relações diretas entre as duas coisas.

Leia o fragmento de texto: “A construção dos currículos de geografia perpassou por diferentes etapas, acompanhando os períodos atravessados pelo Brasil, em suas diversas etapas econômicas, sociais e políticas. Esse caminho percorrido permitiu o desenvolvimento de uma metageografia escolar”. Fonte: Citação elaborada pelo autor da questão. A partir do fragmento de texto e conforme os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço, sobre a construção do currículo de geografia e o desenvolvimento dessa disciplina no sistema educacional brasileiro, analise as afirmativas e assinale a correta:
Nota: 10.0
A É na Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que está ancorado o atual currículo brasileiro. Entre suas determinações, normatiza a obrigação de uma base comum nos sistemas de ensino.
B Essa lei (LDBEN) foi desenvolvida sem qualquer debate entre distintas concepções de currículo.
C Os defensores da educação popular advogavam a necessidade de se conservar os conteúdos conceituais da aprendizagem e, com isso, possibilitar uma democratização dos conhecimentos gerados pela civilização.
D Os conteudistas defendiam a posição de que os conteúdos conceituais eram responsáveis pela reprodução social e, consequentemente, possuíam uma função poderosa no processo de dominação.
E A LDBEN foi substituída pela reforma do ensino médio aplicada em 2018.

Considerando a imagem, o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre o pensamento humano acerca de seu espaço de vivência, assinale a afirmativa que aborda corretamente a relação existente entre cada período histórico da humanidade e seu respectivo conhecimento espacial:
A A relação cérebro-mãos-meio natural praticamente não alterou a hominização do ser humano, pois não interferiu nas relações sociais estabelecidas entre os homens e entre esses e a natureza.
B As mudanças climáticas ocorridas ao longo da evolução da espécie humana modificaram apenas o meio natural, mas não interferiram na maneira do ser humano se relacionar com a natureza ou na forma de interpretar o espaço.
C O entendimento humano sobre o espaço em que vive acompanhou a trajetória de sua própria humanização, ou seja, o conhecimento espacial é intrínseco ao ser humano e se transforma conforme cada período histórico.
D A percepção humana sobre o lugar onde vive é algo muito importante e, sendo assim, permanece inalterada conforme mudam os períodos históricos, pois essa foi a maneira encontrada para garantir o êxito do desenvolvimento das civilizações.
E As ideias criadas pelo homem em relação ao seu espaço de vivência estão mais relacionadas às diferenças de cultura e de personalidade, ficando em segundo ou terceiro planos o período histórico vivido pelas sociedades.

Mais conteúdos dessa disciplina