Logo Passei Direto
Buscar
Ao cuidar de um paciente ou de um grupo de clientes, é necessário que haja um pensamento crítico acerca da assistência a ser prestada, bem como os objetivos que se almejam com ela. Uma das formas de sistematizar esse processo foi a padronização dos diagnósticos de enfermagem.
Dessa forma, podemos afirmar que o diagnóstico de enfermagem é:
a. O diagnóstico clínico que determinará o tratamento das respostas humanas à saúde e à doença.
b. A identificação de uma condição patológica, que possa interferir no estado de saúde do indivíduo, sendo dependente de resultado de uma série de exames, sejam eles físicos ou laboratoriais.
c. A padronização de uma linguagem refinada para a enfermagem, oriunda do avanço do desenvolvimento de estudos.
d. O julgamento clínico a respeito de respostas dos indivíduos, famílias e comunidades a problemas de saúde ou processos vitais atuais ou potenciais.
e. A classificação de uma patologia.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à pergunta sobre o diagnóstico de enfermagem, é importante entender o que ele realmente representa na prática de enfermagem. O diagnóstico de enfermagem é uma avaliação das respostas dos pacientes a problemas de saúde, e não se limita a condições patológicas. Vamos analisar as alternativas: a) O diagnóstico clínico que determinará o tratamento das respostas humanas à saúde e à doença. - Essa opção é um pouco confusa, pois o diagnóstico de enfermagem não é um diagnóstico clínico, mas sim uma avaliação das respostas. b) A identificação de uma condição patológica, que possa interferir no estado de saúde do indivíduo, sendo dependente de resultado de uma série de exames, sejam eles físicos ou laboratoriais. - Essa definição se refere mais a diagnósticos médicos do que a diagnósticos de enfermagem. c) A padronização de uma linguagem refinada para a enfermagem, oriunda do avanço do desenvolvimento de estudos. - Embora a padronização seja importante, essa definição não captura a essência do que é um diagnóstico de enfermagem. d) O julgamento clínico a respeito de respostas dos indivíduos, famílias e comunidades a problemas de saúde ou processos vitais atuais ou potenciais. - Esta opção é a mais precisa, pois reflete o papel do diagnóstico de enfermagem em avaliar as respostas dos pacientes a problemas de saúde. e) A classificação de uma patologia. - Essa definição é muito restrita e não se aplica ao diagnóstico de enfermagem. Portanto, a alternativa correta é: d) O julgamento clínico a respeito de respostas dos indivíduos, famílias e comunidades a problemas de saúde ou processos vitais atuais ou potenciais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O enfermeiro tem papel primordial no monitoramento e no tratamento de complicações dos pacientes oncológicos. A trombocitopenia é a causa mais comum de sangramento em clientes com câncer. Resulta frequentemente da depressão da medula óssea após determinados tipos de quimioterapia e radioterapia.
São indicadores iniciais de diminuição dos níveis de plaquetas:
a. Dores e náuseas.
b. Petéquias e equimoses.
c. Vômitos e diarreia.
d. Anorexia e calafrios.
e. Febre e infecção.

Por meio da Sistematização da Assistência de Enfermagem, o registro sucinto contendo informações pertinentes a acontecimentos ou intercorrências com o cliente, realizado pelo profissional de Enfermagem, corresponde:
a. À evolução de Enfermagem.
b. À prescrição de Enfermagem.
c. Ao diagnóstico de Enfermagem.
d. À anotação de Enfermagem.
e. Ao histórico de Enfermagem.

As diversas definições de determinantes sociais de saúde (DSS) expressam, com maior ou menor nível de detalhe, o conceito muito generalizado de que as condições de vida e trabalho dos indivíduos e grupos da população estão relacionadas com sua situação de saúde.
Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), quais são os fatores que compõem os DSS e que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de riscos na população?
a. Fatores sociais, econômicos, culturais, psicológicos e comportamentais.
b. Fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais.
c. Fatores econômicos, culturais, étnicos/raciais, geográficos e comportamentais.
d. Fatores sociais, econômicos, culturais, geográficos, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais.
e. Fatores sociais, políticos, psicológicos e comportamentais.

Na unidade oncológica, encontra-se internado um paciente com diagnóstico de enfermagem “Risco para infecção relacionado com as defesas inadequadas decorrentes da imunossupressão secundária à radiação ou a agentes antineoplásicos”. Considerando as medidas adotadas para reduzir infecção nesse paciente, leia as frases e assinale a alternativa correta.
I. Evitar frutas cruas, carnes vermelhas, peixes e vegetais crus quando a contagem absoluta de leucócitos for menor que 1000/mm3.
II. Dar preferência para verificação de temperatura retal, por se tratar de procedimento mais fidedignos para identificação de febre.
III. Usar emolientes fecais para evitar a constipação intestinal e esforço para defecar.
IV. Realizar preferencialmente injeções intramusculares.
a. Apenas III está correta.
b. II e IV estão corretas.
c. I, II e IV estão corretas.
d. I e III estão corretas.
e. Apenas II está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina