Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa que apresenta a correta definição de “tipo ideal”:
A) Tem tudo a ver com as espécies sociais de Durkheim (sociedades exemplares), observáveis em diferentes graus de complexidade num continuum evolutivo.
B) Modelo construído pelo cientista acentuando detalhes superficiais do fenômeno estudado.
C) Trabalho teórico dedutivo visando a agrupar características diferentes do fenômeno analisado.
D) Modelo perfeito de uma formação histórica, a ser imitado para o bem da humanidade.
E) Construção mental, abstrata, feita pelo investigador, a partir de casos particulares analisados.
User badge image
Discussões sobre Sociologia da Educação

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para entender a definição de "tipo ideal", é importante lembrar que esse conceito foi desenvolvido por Max Weber. O "tipo ideal" é uma construção teórica que serve como um modelo para analisar fenômenos sociais, permitindo que o pesquisador identifique e destaque características essenciais de um fenômeno, sem se prender a detalhes superficiais. Vamos analisar as alternativas: A) Tem tudo a ver com as espécies sociais de Durkheim (sociedades exemplares), observáveis em diferentes graus de complexidade num continuum evolutivo. - Esta opção se refere mais a Durkheim e suas categorias, não ao conceito de tipo ideal de Weber. B) Modelo construído pelo cientista acentuando detalhes superficiais do fenômeno estudado. - Esta definição está incorreta, pois o tipo ideal não se concentra em detalhes superficiais. C) Trabalho teórico dedutivo visando a agrupar características diferentes do fenômeno analisado. - Embora se aproxime, não é a definição mais precisa do tipo ideal. D) Modelo perfeito de uma formação histórica, a ser imitado para o bem da humanidade. - Esta opção não reflete o conceito de tipo ideal, que não é um modelo a ser imitado. E) Construção mental, abstrata, feita pelo investigador, a partir de casos particulares analisados. - Esta é a definição correta, pois descreve o tipo ideal como uma construção teórica que ajuda na análise de fenômenos sociais. Portanto, a alternativa correta é: E) Construção mental, abstrata, feita pelo investigador, a partir de casos particulares analisados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim, considerados fundadores das ciências sociais, desenvolveram interpretações e conceitos sobre o mundo social que permanecem como referências de análise até os tempos atuais. Nesse sentido, assinale a alternativa correta a respeito de interpretações e conceitos elaborados pelos referidos autores:
A) Karl Marx, ao trabalhar a esfera dos valores, elaborou o conceito de capital simbólico; Max Weber, na sua crítica à modernidade, referiu-se ao “desencantamento do mundo”; Émile Durkheim, ao analisar a determinação da sociedade sobre o indivíduo, formulou os conceitos de consciência coletiva e fato social.
B) Karl Marx decodificou as leis do capitalismo e analisou as relações de produção como relações de exploração; Max Weber, a partir do estudo das religiões, concluiu que a economia é fator preponderante do desenvolvimento do capitalismo; Émile Durkheim, ao desenvolver o conceito de fato social, afirmou que a coerção é interna aos indivíduos.
C) Karl Marx desenvolveu os conceitos de relações de produção e alienação; Max Weber elaborou os conceitos de ação social e poder; Émile Durkheim estabeleceu os conceitos de fato social e anomia.
D) Karl Marx utilizou as metáforas de infraestrutura e superestrutura para explicar as relações sociais; Max Weber considerou diferentes níveis de racionalidade na sociedade capitalista ocidental; Émile Durkheim sustentou que o indivíduo determina a sociedade.
E) Karl Marx estudou o caráter civilizador das religiões; Max Weber analisou as relações entre as classes sociais como relações de exploração; Émile Durkheim desenvolveu, em detalhes, a ideia de fetichismo.

Mais conteúdos dessa disciplina