Logo Passei Direto
Buscar
Em 12 de janeiro de 1996, foi promulgada no Brasil a Lei do Planejamento Familiar, Lei n. 9.263. Os cidadãos brasileiros passaram a ter assegurados legalmente os seus direitos sexuais e reprodutivos. Sobre o planejamento familiar, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas, em seguida, assinale a alternativa que apresente a sequência correta de cima para baixo:
( ) O artigo 9º da referida Lei descreve que, para o exercício do direito ao planejamento familiar, devem ser oferecidos todos os métodos e técnicas de concepção e contracepção aceitos cientificamente e que não coloquem em risco a vida e a saúde das pessoas, garantida a liberdade de opção.
( ) As instâncias gestoras do SUS, em todos os seus níveis, devem garantir, obrigatoriamente, a atenção integral à saúde que inclua a assistência à concepção e à contracepção.
( ) As ações de planejamento familiar devem ser utilizadas para controle demográfico.
( ) O planejamento familiar orienta-se por ações preventivas e educativas e pela garantia de acesso igualitário a informações, meios, métodos e técnicas disponíveis para a regulação da fecundidade.
V, V, F e V.
V, V, F e V.
V, F, F e V.
F, V, V e F.
F, V, F e V.
V, F, V e F.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas sobre a Lei do Planejamento Familiar (Lei n. 9.263): ( ) O artigo 9º da referida Lei descreve que, para o exercício do direito ao planejamento familiar, devem ser oferecidos todos os métodos e técnicas de concepção e contracepção aceitos cientificamente e que não coloquem em risco a vida e a saúde das pessoas, garantida a liberdade de opção. É verdadeira (V). O artigo 9º realmente assegura que os métodos e técnicas devem ser oferecidos de forma segura e com liberdade de escolha. ( ) As instâncias gestoras do SUS, em todos os seus níveis, devem garantir, obrigatoriamente, a atenção integral à saúde que inclua a assistência à concepção e à contracepção. É verdadeira (V). O SUS deve garantir a assistência integral à saúde, incluindo o planejamento familiar. ( ) As ações de planejamento familiar devem ser utilizadas para controle demográfico. É falsa (F). O planejamento familiar não deve ser utilizado como um instrumento de controle demográfico, mas sim como uma forma de garantir os direitos reprodutivos e a saúde das pessoas. ( ) O planejamento familiar orienta-se por ações preventivas e educativas e pela garantia de acesso igualitário a informações, meios, métodos e técnicas disponíveis para a regulação da fecundidade. É verdadeira (V). O planejamento familiar deve promover a educação e o acesso igualitário às informações e métodos. Portanto, a sequência correta é: V, V, F, V. Assim, a alternativa correta é: V, V, F e V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Humanizar é ofertar atendimento de qualidade articulando os avanços tecnológicos com acolhimento, com melhoria dos ambientes de cuidado e das condições de trabalho dos profissionais. A humanização deve ser uma política que opera transversalmente em toda a rede do SUS e pode ser entendida como um conjunto de princípios e diretrizes que se traduzem em ações nas diversas práticas de saúde, caracterizando uma construção da coletividade. Dessa forma, em relação à Política Nacional de Humanização (PNH), lançada em 2003 pelo Ministério da Saúde, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas, em seguida, assinale a resposta que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
( ) Os princípios norteadores da PNH são a transversalidade; a inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde; e o protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos.
( ) O protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos reconhecem cada pessoa como cidadã de direitos e valorizam e incentivam sua atuação na produção de saúde.
( ) A “inseparabilidade entre atenção e gestão” propõe que clínica e política sejam inseparáveis, bem como a produção de saúde e a produção de sujeitos.
( ) Uma proposta de “transversalidade” pela PNH sugere a necessidade de uma redução no grau de comunicação intra e intergrupos, considerando os saberes específicos de cada sujeito.
V, V, V e F.
V, V, F e F.
V, V, V e F.
F, F, F e V.
F, F, V e V.
V, F, V e F.

Mais conteúdos dessa disciplina