Logo Passei Direto
Buscar
Analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I - De acordo com a concepção brasileira, os direitos fundamentais são apenas aqueles positivados no rol taxativo do art. 5º da Constituição Federal II - Os direitos sociais não são considerados direitos fundamentais
ambas assertivas são verdadeiras
as duas assertivas são falsas
a assertiva I é verdadeira e justifica a assertiva II
a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira
a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa
User badge image
DireitosHumanizados

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar as assertivas: I - De acordo com a concepção brasileira, os direitos fundamentais são apenas aqueles positivados no rol taxativo do art. 5º da Constituição Federal. FALSA. Os direitos fundamentais no Brasil não se limitam apenas aos direitos listados no art. 5º da Constituição, mas incluem também outros direitos previstos em diferentes artigos e normas, além de direitos que podem ser considerados implícitos. II - Os direitos sociais não são considerados direitos fundamentais. FALSA. Os direitos sociais, como o direito à educação, à saúde e ao trabalho, são considerados direitos fundamentais no Brasil, conforme a Constituição. Agora, analisando as opções: - Ambas assertivas são verdadeiras: FALSO. - As duas assertivas são falsas: VERDADEIRO. - A assertiva I é verdadeira e justifica a assertiva II: FALSO. - A assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira: FALSO. - A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa: FALSO. Portanto, a resposta correta é: "as duas assertivas são falsas".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir da influência do pensamento dos grandes filósofos juscontratualistas (THOMAS HOBBES, JOHN LOCKE e JEAN-JACQUES ROUSSEAU), as doutrinas teocráticas da origem do poder entram em declínio. Trata-se, pois, da fase de afirmação dos direitos naturais do homem. Com efeito, o conceito do direito divino dos reis cedeu espaço para as doutrinas democráticas do contratualismo jurídico.
Diante de tal quadro, responda, JUSTIFICADAMENTE, se é correto afirmar que o pacto de submissão de Thomas Hobbes deve ser associado ao Estado liberal?

Observe este trecho de um famoso filósofo da Ciência Política: É evidente que, durante o tempo em que os homens vivem sem um poder comum que os mantenha subjugados, eles se encontram naquela condição que é chamada de guerra; e essa guerra é uma guerra de cada homem contra cada outro homem.
Aponte o filósofo contratualista autor deste texto, qual o tipo de Estado desejado pelo mesmo e, finalmente, quais as características do estado de natureza na visão do referido autor?

Acerca da disciplina brasileira dos direitos fundamentais e da Constituição de 1988, analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA:
I. Nossa Constituição é um sistema aberto de regras e princípios e não mais um sistema fechado de regras do paradigma positivista do direito. II. A Carta Magna de 1988 é classificada como sendo uma constituição liberal, pois não reconhece os direitos sociais como direitos fundamentais.
I. Nossa Constituição é um sistema aberto de regras e princípios e não mais um sistema fechado de regras do paradigma positivista do direito.
II. A Carta Magna de 1988 é classificada como sendo uma constituição liberal, pois não reconhece os direitos sociais como direitos fundamentais.
ambas assertivas são verdadeiras
a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa
as duas assertivas são falsas
ambas assertivas são falsas, porém a assertiva I está relacionada com a assertiva II
a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira

É importante reconhecer que o catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro se perfaz mediante direitos explícitos (Título II e outros direitos positivados ao longo da Constituição) e direitos implícitos. Os direitos implícitos decorreriam
formalmente do rol dos direitos individuais e Solidários.
do regime, princípios constitucionais e tratados internacionais.
formalmente do rol dos direitos individuais.
da cláusula fechada que impossibilita a interpretação dos direitos fundamentais pelo Poder Judiciário.
do positivismo adotado pela Constituição.

A Constituição brasileira de 1988 seguiu um modelo que tenta harmonizar, ao mesmo tempo, os valores da democracia liberal e da social democracia. Ou seja, o legislador constituinte originário optou por positivar normas abertas que pudessem conciliar as duas correntes ideológicas em conflito.
É por isso que podemos afirmar que a Constituição de 1988 é:
Semi-flexível
Rígida
Ortodoxa
Outorgada
Compromissória

Mais conteúdos dessa disciplina