Buscar

pensao do filho para o pai necessitado

 O filho que paga a pensão alimentícia aos pais necessitados por 

força de uma sentença judicial, está cumprindo uma norma “ju ­
rídica” e também uma norma “moral” ? Por quê?

💡 6 Respostas

User badge image

Diogo Quintino

O Código Civil no Art 1694 a 1710 trata da prestação de alimentos. Os filhos têm sim, obrigação de prestar alimentos aos pais e estem devem requerer deles o benefício. Se fosse o contrário? A lei prevê até prisão para os pais não pagam pensão alimenticia aos filhos. Logo a recip´roca deveria ser verdadeira. Os pais podem e devem reivindicar pensão dos filhos. Sim é uma norma jurídica q está também no campo moral mais não prioriza a moral!
2
Dislike0
User badge image

Rico Andrade de Araujo

Esse é um tema novo para mim, mas pro exemplo prisão para o filho que nega pensão acho que não cabe não, deveria, mas como se trata de prisão, tem que ter previsão legal, não cabe analogia, essa é a minha visão, alguém corrija-me se eu estiver errado.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Está cumprindo uma norma jurídica pois por estar positivada a ação judicial, ou seja, é por força da lei que o filho está sendo obrigado a pagar tal pensão. E trata-se de uma Norma Moral, pois, por não estar no âmbito legislativo nacional, o filho exerce socialmente - por assim dizer - seu dever ético, a ação de conceder pensão aos pais necessitados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes