Buscar

Questão de concurso! indique as providências judiciais

“Vitor, nascido em 14 de janeiro de 1989, é portador de retardo mental de origem congênita irreversível, apresentando retardo no desenvolvimento do aprendizado e transtorno no desenvolvimento da fala. Não oferece capacidade mental para responder pelos seus atos, pois devido a sua patologia é desorientado no tempo e no espaço. Ocorre que em 14/06/2012, Vitor celebrou um contrato de compra e venda com Hélio, de um apartamento que recebeu em testamento do avô paterno. Os pais de Vitor tomam conhecimento do contrato uma semana depois da sua celebração e de imediato o procuram na qualidade de advogado(a) para as providências necessárias”.

Nesta senda, indique as providências judiciais que os pais de Vitor deverão tomar. A resposta deve abranger ainda qual seria a incapacidade que acomete Vitor, bem como a forma de suprimento. Justifique e aponte o(s) fundamento(s) legal(is) de sua resposta. 

💡 1 Resposta

User badge image

vinicius viera

O artigo 3º do Código Civil Brasileiro elenca aqueles indivíduos tidos como absolutamente incapazes para o exercício da vida civil e é totalmente imperativo e impositivo, pois coloca em evidência e analisa o estado das pessoas, determinando com convicção diante do estado que a pessoa se encontra certas atividades da vida social que a mesma não pode praticar sem ter alguém para representa-la ou autoriza-la, pregando que a mesma não tem condições de realizar essas atividades individualmente, pois carece de capacidade e pode colocar em risco a ordem social, gerando uma série de problemas para o meio em que vivemos.

A incapacidade é considerada absoluta quando houver proibição total do exercício do direito pelo incapaz, acarretando, em caso de violação do preceito, a nulidade do ato (CC, art. 166, I, que diz ser nulo o negócio jurídico celebrado por pessoa absolutamente incapaz). Logo, os absolutamente incapazes têm direitos, porém não poderão exercê-los direta ou pessoalmente, devendo ser representados pelo seu curador ou pelo seu responsável legal, sendo esta a única maneira do mesmo exercer os atos da vida civil e celebrar o negócio jurídico.

Dado o caso em comento, obviamente Vitor não poderia celebrar o contrato de compra e venda com Hélio, sem o acompanhamento de seus pais, dada sua incapacidade absoluta.

Haja vista o vício que acomete o negócio jurídico, este é tido por inválido, devendo ser ajuizada uma ação para sua eventual nulidade.

Veja a jurisprudência:

O CÍVEL - AÇÃO DE ANULAÇÃO DE ATO JURÍDICO, C/C PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA JULGADA PROCEDENTE - NULIDADE DE ATO PRATICADO POR PESSOA ABSOLUTAMENTE INCAPAZ - INTERDIÇÃO POSTERIOR AO ATO - PRECEDENTE DO STF - INEXISTÊNCIA DE CERCEAMENTO DE DEFESA - DISCUSSÃO DA CAUSA SUBJACENTE - IMPOSSIBILIDADE - RECURSOS NÃO PROVIDOS. Restando incontroverso que o agente era absolutamente incapaz para os atos da vida civil quando da realização do ato jurídico, este se encontra eivado de nulidade. Precedente do Supremo Tribunal Federal estabelece que: "Tranqüilo é o entendimento sobre serem nulos os atos jurídicos praticados por quem absolutamente incapaz em razão de doença mental, ainda quando não interdito".Inexiste cerceamento de defesa pela não realização de audiência de conciliação, uma vez que a matéria discutida no processo refere-se a direito indisponível. Verificada a nulidade do ato jurídico, descabe a discussão sobre as causas a ele subjacentes.

(TJ-PR - AC: 1895918 PR Apelação Cível - 0189591-8, Relator: Roberto De Vicente, Data de Julgamento: 22/04/2003, Terceira Câmara Cível (extinto TA), Data de Publicação: 16/05/2003 DJ: 6370)

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais