Logo Passei Direto
Buscar
O ser humano enquanto ente que aprende por inteiro, tem sua formação na interdependência com outros seres humanos, com o espaço do qual participa, com as vivências e experiência, com as formas de relação que se realizam no cotidiano escolar e fora dele. A partir de uma concepção integral, o conteúdo e a forma do trabalho educativo interferem diretamente na formação do ser humano como um todo, podendo auxiliar no seu desenvolvimento de mais ou menos dimensões. Acerca dos acúmulos teóricos da educação integral presente no tema 5 da aula 2, assinale como verdadeiro e falso as afirmativas abaixo:
Assinale abaixo a sequência que corresponde corretamente ao preenchimento lacunas:
I. ( ) De acordo com os estudos de Manacorda (2007) e Gadotti (2009) as diferentes dimensões do desenvolvimento humano interferem entre si, de modo a constituir a formação do ser humano na sua integralidade;
II. ( ) Os processos pedagógicos podem servir para a superação das limitações individuais e coletivas dos sujeitos que deles participam;
III. ( ) A aplicação acrítica das políticas curriculares não modifica a prática pedagógica, nem possui o potencial de modificar a cultura escolar.
IV. ( ) A interpretação e ressignificação do currículo prescritivo, não possui o potencial de alterar o percurso de implementação das políticas curriculares na prática pedagógica.
V. ( ) A ação-reflexão-ação da dimensão educativa destacada por Paulo Freire, diz respeito à dimensão criativa e problematizadora do trabalho pedagógico.
a) V – V – V – F – V
b) F – V – F – V – F
c) V – V – F – F – V
d) F – V – V – V – F
User badge image
Portuguesando

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas para determinar se são verdadeiras (V) ou falsas (F): I. ( ) De acordo com os estudos de Manacorda (2007) e Gadotti (2009) as diferentes dimensões do desenvolvimento humano interferem entre si, de modo a constituir a formação do ser humano na sua integralidade. É verdadeira (V). Os autores mencionados discutem a interdependência das dimensões do desenvolvimento humano. II. ( ) Os processos pedagógicos podem servir para a superação das limitações individuais e coletivas dos sujeitos que deles participam. É verdadeira (V). Os processos pedagógicos têm o potencial de ajudar os indivíduos e grupos a superar suas limitações. III. ( ) A aplicação acrítica das políticas curriculares não modifica a prática pedagógica, nem possui o potencial de modificar a cultura escolar. É falsa (F). A aplicação acrítica pode, na verdade, perpetuar práticas que não promovem mudanças significativas na cultura escolar. IV. ( ) A interpretação e ressignificação do currículo prescritivo, não possui o potencial de alterar o percurso de implementação das políticas curriculares na prática pedagógica. É falsa (F). A ressignificação do currículo pode, sim, alterar a implementação das políticas curriculares. V. ( ) A ação-reflexão-ação da dimensão educativa destacada por Paulo Freire, diz respeito à dimensão criativa e problematizadora do trabalho pedagógico. É verdadeira (V). Essa abordagem de Paulo Freire enfatiza a importância da reflexão crítica e da criatividade no processo educativo. Agora, organizando as respostas, temos: V – V – F – F – V. Portanto, a alternativa que apresenta a sequência correta é: c) V – V – F – F – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As Reformas Educativas Globais trazem consigo não apenas o tensionamento de mudanças na esfera da política educacional brasileira. Elas contemplam em sua concepção pedagógica, um projeto de subjetividade humana diferente do que foi realizado nos sistemas de ensino do século XX, articulando para o século XXI, uma concepção educacional alinhada à lógica neoliberal influenciada pelo modelo flexível de produção. Com vistas a demarcar estas diferenças, correlacione as lacunas 1 e 2, às afirmativas abaixo:
Assinale a alternativa que corresponde corretamente a sequência do preenchimento lacunas acima descritas:
(1) Projeto de subjetividade humana produzido a partir da concepção fordista de produção.
(2) Projeto de subjetividade humana produzido a partir da concepção flexível de produção.
I. ( ) Toma como base a construção de processos pedagógicos baseados na produção de mecanismos de controle dos trabalhadores sobre si mesmos.
II. ( ) Tinha na lógica da heterogestão e na construção de figuras de autoridade externa ao sujeito, elemento indispensável para sua construção.
III. ( ) Orienta-se pela construção de mecanismos estimuladores de alto-compromisso com a produtividade acadêmica, com vistas a promover nos sujeitos a auto-eficiência laborativa.
IV. ( ) Inclui o princípio de auto responsabilização dos estudantes, uma vez que busca formar para uma Cidadania de tipo sacrificial.
a) 2 – 1 – 2 – 2
b) 2 – 2 – 1 – 1
c) 1 – 1 – 2 – 2
d) 2 – 1 – 2 – 1

A BNCC compreende em sua estruturação, uma concepção específica de conhecimento que vem sendo denominada no campo das pesquisas em educação de 'Sociedade do conhecimento'. Newton Duarte (2008), ao analisar o conjunto de teorizações que dão base a tal concepção, destaca que esta fundamenta-se num conjunto de 'ilusões' as quais não correspondem com a realidade e por isso não podem ser utilizadas como elemento justificador de sua implementação nos sistemas de ensino. Como uma das exemplificações desta concepção específica de conhecimento, pode-se citar como exemplo o terraplanismo, corrente que dedica-se a explicar elementos da geografia física através da refutação dos estudos que comprovam o formato da terra como sendo redonda. De acordo com o conteúdo destacado no tema 4 da aula 6, em que estão citadas as cinco principais ilusões tomadas como fundamento da chamada 'Sociedade do Conhecimento', marque como verdadeira ou falsa as afirmacoes descritas abaixo que correspondem a esta concepção específica de conhecimento.
Marque abaixo a alternativa que corresponde a sequência correta de preenchimento das lacunas:
I. ( ) Uma destas ilusões consiste na premissa de ser conhecimento uma construção subjetiva resultante de processos intersubjetivos e não a apropriação da realidade pelo pensamento. A partir deste princípio há a relativização do que pode ser considerado enquanto conhecimento.
II. ( ) Uma destas ilusões consiste na ideia de ser o ser humano um ente produtor de conhecimento e cultura, tendo a dimensão científica e os conceitos das diferentes áreas de referência, papel-chave para a estruturação de processos formativos significativos e emancipatórios.
III. ( ) Uma destas ilusões é que o conhecimento nunca esteve tão acessível como no momento histórico presente, compreendendo que este se encontra amplamente democratizado pelos meios de comunicação contemporâneos.
IV. ( ) Uma dessas ilusões baseia-se na ideia de que a capacidade para lidar de forma criativa com situações singulares do cotidiano, é mais importante do que a aquisição de conhecimentos científicos.
V. ( ) Uma dessas ilusões baseia-se na ideia de autogestão escolar como mecanismo de aprendizado efetivo por parte dos estudantes e suas famílias, o que deveria ocorrer através da conexão do conhecimento científico com a realidade social e comunitária.
a) F – V – F – V – F
b) V – F – V – V – F
c) F – F – V – V – V
d) V – V – F – F – V

A natureza do trabalho pedagógico, inclui, segundo Paulo Freire (1967), não apenas a lógica de assimilação da história e da cultura pelos sujeitos de uma dada sociedade, mas compreende em si, o potencial humano de produção da cultura e da história (FREIRE, 1967). Devido a este fator, o fortalecimento cultural e intelectual dos agentes situados localmente, constitui-se como ferramenta indispensável à construção de currículos prescritos e práticos providos de significância para os agentes locais. A partir da perspectiva pedagógica libertadora acima descrita,
assinale as alternativas correspondem corretamente ao fortalecimento do trabalho pedagógico local.
I. ( ) Utilização de técnicas de educação popular como mecanismo de viabilidade da gestão democrática das instituições de ensino;
II. ( ) Conexão dos agentes locais a partir da construção de espaços de estudo e discussão que contemplem reflexões sobre o projeto pedagógico da instituição de ensino;
III. ( ) Centralização dos processos de decisão e discussão acerca da Organização do Trabalho Pedagógico (OTP);
IV. ( ) Privilegiar o uso de materiais didáticos padronizados em detrimento dos materiais didáticos escolhidos pelos docentes da instituição;
V. ( ) Instituir condições para a auto-organização dos professores e estudantes na construção do trabalho pedagógico com vistas a desenvolver o exercício da autonomia dos agentes locais.
a) As afirmativas II, III e IV;
b) As afirmativas I, II e V;
c) As afirmativas I, IV e V;
d) As afirmativas III e V.

Mônica Ribeiro da Silva, importante pesquisadora do campo da política educacional brasileira, tem nas pedagogias das competências um dos campos específicos de seus estudos. Segundo ela, essas pedagogias constituem-se em um campo polissêmico da teoria pedagógica desenvolvido a partir de um novo padrão de acumulação sustentado em uma nova base técnica do trabalho. Sobre as contribuições teóricas produzidas pela autora, é correto afirmar:
a) Segundo a cientista, o conjunto das pedagogias das competências tiveram sua elaboração a partir do modelo flexível de produção. Este por sua vez, passou a demandar por uma formação humana baseada na participação ativa por parte dos trabalhadores no processo de trabalho, conduzindo a ressignificação do modo de produção da vida e da reestruturação geral de toda a sociedade.
b) Segundo a cientista, o conjunto das pedagogias das competências tiveram sua elaboração a partir da demanda pela formação de um novo tipo de ser humano, adaptado à lógica de uma produção por excedente. Tal elemento demandou o desenvolvimento de novas capacidades humanas adequadas ao trabalho produtivo em série.
c) Segundo a cientista, o conjunto das pedagogias das competências tiveram sua elaboração a partir das lutas travadas pela população brasileira. Esta, obteve na pedagogia das competências instrumento de ampliação da dimensão científica para o ensino básico, viabilizando melhores condições de ingresso ao ensino superior.
d) Segundo a cientista, o conjunto das pedagogias das competências tiveram sua elaboração no contexto de fragilização de vínculos empregatícios. Devido a isso, foram elaborados projetos de formação humana articulados a políticas de trabalho e emprego alinhados à BNCC, o que reverberou na diminuição dos índices de desemprego no país.

Mônica Ribeiro da Silva (2018) importante pesquisadora do ensino médio brasileiro analisa a BNCC do ensino médio e verifica a partir desta análise, que sua elaboração ocorreu de forma integrada com o projeto da reforma do ensino médio. Isto posto, assinale, a partir dos estudos produzidos pela autora, as alternativas descritas abaixo como verdadeiras ou falsas.
Assinale abaixo a alternativa que corresponde corretamente à sequência do preenchimento das lacunas acima destacadas.
I. ( ) A BNCC do ensino médio, ao acompanhar o conteúdo da reforma do ensino médio, é composta por áreas do conhecimento tipificadas em: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
II. ( ) O acúmulo teórico produzido pela autora demonstra a ocorrência de esvaziamento científico das áreas de referência disciplinares presentes na BNCC do ensino médio.
III. ( ) a autora aponta para a necessidade de produção de um currículo de alto grau prescritivo como necessário à melhoria da qualidade educacional brasileira.
IV. ( ) Segundo a autora, currículos como o da BNCC tensionam para a diminuição da autonomia das propostas pedagógicas das instituições de ensino.
V. ( ) A autora fundamenta que a padronização curricular tende a favorecer a diminuição de desigualdades regionais presentes nas diferentes regiões do país.
VI. ( ) Segundo a autora, a utilização de avaliações em larga escala quando aliada a políticas de responsabilização de escolas pelos resultados por elas mensurados, tende a fragilizar a qualidade educacional de escolas mais precarizadas, ampliando assim as desigualdades.
a) F – F – V – V – F – V
b) V – F – F – V – V – F
c) F – V – V – F – F – V
d) V – V – F – V – F – V

Mais conteúdos dessa disciplina