Buscar

O QUE ACHAM DA AFIRMAÇÃO?

O que acham quando faço a seguinte afirmação:

\"A Sociedade Simples é uma Sociedade não personificada e os sócios respondem solidariamente e ilimitadamente.\"

Vamos e dê exemplos

💡 2 Respostas

User badge image

Karen Yonamine

Na sociedade simples os próprios sócios exercem suas atividades profissionais, não podendo contratar serviços de terceiros. Não tem organização empresarial. E no caso de dívidas contraídas, todos são responsáveis pelo pagamento destas, inclusive com patrimônio pessoal depois de esgotado o patrimônio da sociedade.

3
Dislike0
User badge image

michel

Como saber se a responsabilidade dos sócios e limitada ou ilimitada?

Depende do tipo societário.

A primeira verificação deve ser efetuada a cerca do tipo societário que define a responsabilidade dos sócios.

Se os sócios praticarem atos previstos no art 50 C.C.

A segunda abordagem deve ser feita na conduta dos sócios na condução dos negócios da sociedade a fim de verificar se praticaram atos compatíveis com a conduta descrita no Artigo 50 C.C.

Em se tratando de direito societário existe uma regra geral, onde encontramos uma personalidade jurídica distinta da sociedade em relação à personalidade de seus sócios, decorrendo de um efeito em relação à responsabilidade desses.

Não obtendo tal regra geral, o direito sempre admite a existência de sociedade desprovida de personalidade jurídica própria ,que são as chamadas sociedades não personificadas. A sociedade não personificada desenvolve atividades econômicas, entretanto não possui registros formais dos órgãos fiscais e controle como por exemplo, junta comercial, cartório de registro de pessoa jurídica, receita federal, previdência social, Estado, Municípios, Órgão de classe (OAB).

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais