Logo Passei Direto
Buscar
A segurança ambiental serve como medida preventiva, detectiva ou reativa da segurança de uma organização, a fim de proteger o ambiente e dos ativos físicos e lógicos de informação, como, por exemplo, envolve meios como rede elétrica, energia alternativa e climatização.
No que se refere à segurança ambiental, analise as sentenças a seguir:
I- A segurança ambiental envolve cuidados com projetos de instalações para a tecnologia de informação de uma organização.
II- A utilização dos recursos de segurança ambiental não dá garantia da disponibilidade dos equipamentos de segurança física e lógica e da ergonomia dos equipamentos.
III- São ameaças para a segurança ambiental os incêndios, desabamentos, alagamentos e problemas na rede elétrica.
IV- São exemplos de segurança ambiental proteção de energia, ar condicionado, proteção de água, detecção de fogo, extintores, entre outros.
A - As sentenças I, III e IV estão corretas.
B - As sentenças II e IV estão corretas.
C - As sentenças II e III estão corretas.
D - Somente a sentença III está correta.
User badge image
SegInfo360

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- A segurança ambiental envolve cuidados com projetos de instalações para a tecnologia de informação de uma organização. Verdadeiro, a segurança ambiental realmente considera o planejamento e a instalação de sistemas que protejam os ativos de TI. II- A utilização dos recursos de segurança ambiental não dá garantia da disponibilidade dos equipamentos de segurança física e lógica e da ergonomia dos equipamentos. Falso, a segurança ambiental deve contribuir para a disponibilidade e a ergonomia, embora não possa garantir 100% de segurança, ela é uma parte importante para minimizar riscos. III- São ameaças para a segurança ambiental os incêndios, desabamentos, alagamentos e problemas na rede elétrica. Verdadeiro, essas são ameaças reconhecidas que podem impactar a segurança ambiental de uma organização. IV- São exemplos de segurança ambiental proteção de energia, ar condicionado, proteção de água, detecção de fogo, extintores, entre outros. Verdadeiro, todos esses itens são exemplos de medidas de segurança ambiental. Agora, vamos compilar as informações: - A sentença I é verdadeira. - A sentença II é falsa. - A sentença III é verdadeira. - A sentença IV é verdadeira. Portanto, as sentenças corretas são I, III e IV. A alternativa que contém todas as sentenças verdadeiras é: A - As sentenças I, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A criptografia é um recurso essencial para a segurança do meio digital de uma organização. Do grego significa escrita oculta, é uma arte e ciência de cifrar e decifrar mensagens de maneira a estabelecer um canal de comunicação sigiloso entre as pessoas que trocam informações.
No que se refere à criptografia, analise as sentenças a seguir:
I- Através da criptografia uma informação legível se tornará ilegível onde este processo chama-se decifragem (quando o texto fica ilegível) ou cifrado (quando o texto se torna legível) como na sua forma original.
II- A criptografia permite ocultar as informações que são fundamentais na segurança, impedindo que o usuário não autorizado não saiba os detalhes sobre a informação.
III- A criptografia não garante total segurança da informação de uma organização, pois o processo utilizado pela internet de decifragem e cifragem é suscetível a erros devido a falhas de armazenamento da informação pela rede.
IV- Qualquer pessoa pode criptografar facilmente suas informações disponíveis na internet, pois as ferramentas de segurança da informação são de fácil ocultação.
A - Somente a sentença I está correta.
B - As sentenças I, II e III estão corretas.
C - As sentenças I e II estão corretas.
D - As sentenças I e IV estão corretas.

A Segurança da informação é composta por três segmentos: pessoas, processos e tecnologias. As pessoas são responsáveis pela realização das atividades de segurança que estão definidas em seus processos com diretrizes para a realização das atividades executadas por pessoas através de ferramentas.
Com relação a estes três segmentos, pessoas, processos e tecnologias, analise as sentenças a seguir:
I- Pessoas, processos e tecnologias trabalham de forma integrada para a execução e entrega das estratégias de gestão de segurança da informação nas organizações.
II- O elo mais forte para a segurança da informação são os processos e as tecnologias que definem a forma como são executadas as atividades de segurança física de uma organização onde as habilidades, atitudes e conhecimentos das pessoas são considerados.
III- O processo define as ações das pessoas para garantir a segurança física de uma organização num ciclo contínuo de análise do problema, síntese de uma solução e avaliação da solução da segurança de informação através das tecnologias e suas ferramentas utilizadas para alcançar os melhores resultados para a organização.
IV- A eficiência de um processo de segurança de informação independe da tecnologia utilizada e das pessoas habilitadas para executar as atividades voltadas à segurança física de uma organização.
A - Somente a sentença III está correta.
B - As sentenças I e III estão corretas.
C - As sentenças II e III estão corretas.
D - As sentenças I, III e IV estão corretas.

A mídia física é um importante mecanismo de segurança física das organizações como forma de armazenar os backups importantes dos ativos de informações, como, por exemplo, fontes da última versão de um projeto desenvolvido e entregue ao cliente.
No que se refere às mídias físicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É permitido que a organização armazene as mídias físicas somente internamente em algum armário ou cofre e não de modo externo em outro ambiente que não faça parte da organização.
( ) As mídias físicas precisam ser armazenadas em salas especiais, armários chaveados ou cofres.
( ) Quando uma mídia física for transferida para fora da organização, se faz necessário possuir logística de transporte de proteção e normas, assegurando seu processo correto de deslocamento em áreas públicas.
( ) O acesso às mídias físicas de uma organização pode estar disponível para qualquer pessoa da organização e disponível em locais de fácil acesso.
A F - F - V - F.
B F - V - F - V.
C F - V - V - F.
D V - F - F - V.

A área de segurança da informação é responsável por aplicar um conjunto de ações, a fim de proteger a informação tanto armazenada no meio digital ou física para minimizar os riscos e o impacto de possíveis ataques e vulnerabilidades.
No que se refere à segurança da informação, assinale a alternativa CORRETA:
A O surgimento das redes de computadores e a interconexão destas aos meios de comunicação não ocasionou uma grande preocupação com aspectos de segurança nas organizações, pois existem avançados recursos tecnológicos de antivírus para proteger de invasões seus dados e informações.
B Por garantir que os ativos das informações são bem armazenados e protegidos, as organizações não são obrigadas a realizar backups, pois além de obter mecanismos tecnológicos de proteção, seus profissionais são altamente confiáveis e responsáveis pelo seu armazenamento digital ou físico.
C Como a informação é um ativo valioso das organizações, sua proteção é fundamental e deverá existir formas corretas e seguras das mesmas serem compartilhadas ou armazenadas, incluindo neste aspectos políticas, processos, procedimentos que permitam sua correta proteção.
D No Brasil, são inúmeras as normas da International Organization for Standardization (ISO) que tratam do gerenciamento de segurança da informação, porém nenhuma destas normas devem ser publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Ameaça é a causa potencial de um incidente indesejado, que pode resultar em dano para um sistema ou organização (ABNT, 2013). Envolve qualquer coisa que possa afetar ou atingir o funcionamento, operação, disponibilidade e integridade da rede ou do sistema.
No que se refere aà classificação das ameaças a que se sujeitam informação e ativos de informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Ameaças ambientais envolvem desastras como fogo, chuva, terremoto, contaminação por produtos químicos, falhas decorrentes de falta de energia e do sistema de climatização.
( ) Ameaças técnicas ocorrem por códigos maliciosos e invasão de sistemas.
( ) Ameaças lógicas são decorrentes de configuração incorreta de componentes de tecnologia da informação, ou seja, de hardware e software.
( ) Ameaças humanas são erros de operação, fraude e sabotagem.
A V - V - V - F.
B F - F - V - F.
C V - F - F - F.
D V - F - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina