Logo Passei Direto
Buscar

Sociologia

Humanas / Sociais
De acordo com a obra Sociologia Geral, consultada na biblioteca virtual, a Revolução Industrial não alterou somente os processos de produção de bens, mas também o modo de vida das pessoas, que deixaram a simplicidade do campo para viver nas grandes cidades.

Nestes novos ambientes começam a surgiu alguns problemas. De acordo com O livro-base da disciplina, que problemas eram esses?

A Epidemias de tifo e cólera, alcoolismo e violência.

B A construção de grandes fábricas

C Lotação nos meios rurais

D A igreja adquiriu funções como educação e organização da cultura.

E Falta de transporte e moradia.
User badge image
Poliana Melo

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos considerar os impactos sociais e de saúde que a Revolução Industrial trouxe, especialmente nas grandes cidades, onde as pessoas migraram em busca de trabalho nas fábricas. Analisando as alternativas: A) Epidemias de tifo e cólera, alcoolismo e violência - Esta opção menciona problemas de saúde e sociais que realmente surgiram nas cidades industriais, devido à superlotação, condições insalubres e mudanças no estilo de vida. B) A construção de grandes fábricas - Embora a construção de fábricas tenha sido um resultado da Revolução Industrial, não é um problema em si, mas sim uma mudança estrutural. C) Lotação nos meios rurais - Isso não se aplica, pois a Revolução Industrial levou à migração das áreas rurais para as urbanas, não o contrário. D) A igreja adquiriu funções como educação e organização da cultura - Embora a igreja tenha desempenhado um papel importante, isso não é um problema diretamente relacionado à Revolução Industrial. E) Falta de transporte e moradia - Embora a falta de infraestrutura tenha sido um problema, a opção A é mais abrangente e reflete os problemas sociais e de saúde mais diretamente associados à Revolução Industrial. Portanto, a alternativa correta que menciona os problemas que surgiram com a Revolução Industrial é: A) Epidemias de tifo e cólera, alcoolismo e violência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Revolução Francesa significou o fim dos privilégios da nobreza, a destruição do Antigo Regime e a ascensão da burguesia ao poder. A Revolução também afetou o poder eclesiástico, confiscando terras e transferindo para o Estado as funções tradicionalmente controladas pela Igreja, como a educação e a organização da cultura. Flagrando-se então uma nova uma nova ordem social.
Com base no contexto acima e no livro da disciplina, assinale a alternativa que nomeia corretamente estas duas revoluções dos séculos XVIII e XIX:
A Revolução Bolchevique e Revolução Americana.
B Revolução Francesa e Revolução Industrial.
C Revolução Russa e a Guerra Civil Chinesa.
D Revolução Gloriosa e Revolução dos Países Baixos.
E Revolução Russa e Revolução dos Cravos

Durkheim acreditava que não podia haver sociedade sem disciplina, sem normas comuns que organizassem a vida social e limitassem os desejos dos indivíduos. Segundo o pensador, a sociedade moderna tinha atingido um determinado estado de crise, caracterizado pela desintegração social e pela debilidade dos laços que prendiam o indivíduo ao grupo.
Qual o termo usado por Durkheim para caracterizar essa situação?
A Anomia.
B Fatos sociais.
C Consciência coletiva.
D Positivismo.
E Imperativo social.

O predomínio da fé e da religião como formas de explicação e organização da vida social durou até meados do século XV. A partir do século XVI, começa na Europa um novo movimento que influenciou as artes, a ciência, a literatura e a filosofia.
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que aponta corretamente o movimento que se inicia a partir do século XVI:
A Iluminismo.
B Renascimento.
C Revolução Industrial.
D Revolução Burguesa.
E Revolução Chinesa.

Uma das preocupações centrais de Émile Durkheim está em delimitar o campo da sociologia de maneira clara. Assim, ele começou pela definição de seu objeto – o fato social.
A respeito dos fatos sociais, na percepção de Durkheim, é correto afirmar que:
I. os fatos sociais são o objeto de estudo da sociologia. São maneiras de agir, de sentir, de pensar, de compreender, de interpretar, impostas aos indivíduos pela sociedade.
II. os fatos sociais são idênticos aos fatos estudados em outras ciências por terem origem na natureza.
III. a sociedade aparece como um conjunto de leis, normas, ações, pensamentos e sentimentos que tem a sua existência determinada não pelas consciências individuais, mas fora delas, no meio social.
IV. a sociedade é um meio interior e dependente dos indivíduos e é nesse meio que se encontram os fatos sociais.
V. os fatos sociais têm três características básicas que permitem sua identificação na realidade: a exterioridade, a coercitividade e a generalidade/coletividade.
A I, II e III, apenas.
B I, III e V, apenas.
C II, IV e V, apenas.
D II, III e V, apenas.
E I, II, III e V, apenas.

A concepção positivista propôs o estabelecimento de critérios rígidos para a ciência, exigindo que ela se fundasse na observação de fatos. Por meio dessa observação seria possível descobrir as leis gerais que permitiriam compreender o funcionamento das sociedades e, assim, prever o seu estado futuro.
No que se refere à concepção positivista, analise as assertivas a seguir, indicando V para verdadeiro e F para falso. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de resposta.
( ) Propõe uma metodologia para as ciências humanas diferente daquela das ciências naturais, uma vez que seus objetos são distintos.
( ) A separação entre sujeito e objeto – pesquisador e aquilo que pesquisa – é impossível, pois os seus valores e crenças sempre influenciariam nos resultados da pesquisa. Ou seja, não existe ciência neutra e isenta de valores.
( ) As transformações da sociedade – assim como da natureza – obedecem a uma ordem evolutiva: do menos desenvolvido ao mais desenvolvido.
( ) O progresso é um traço importante do positivismo. Esse traço pode ser identificado no lema “ordem e progresso” que lemos na Bandeira Nacional, o que remete à influência positivista na época da proclamação da República brasileira.
A F – F – V – F
B F – F – V – V
C F – V – V – F
D V – F – V – V
E V – F – V – F

A sociologia pode ser definida, de forma simples, como a ciência que estuda a sociedade. Ela é produto da tentativa de compreensão da realidade social com base na ciência e na razão.
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que aponta corretamente o pensador que citou pela primeira vez o termo sociologia para designar o estudo sistemático da sociedade:
A Émile Durkheim.
B Auguste Comte.
C Karl Marx.
D Nicolau Maquiavel.
E Max Weber.

A Revolução Francesa, em 1789, promoveu profundas reflexões na economia, na vida política e nas formas culturais da Europa, sendo considerada um dos acontecimentos importantes para o surgimento da sociologia.
Com base nos estudos relativos à disciplina, e tendo em vista o contexto acima, assinale a alternativa que aponta o motivo pelo qual a Revolução Francesa teve essa importância para o desenvolvimento da sociologia:
A Porque reafirmou o poder da Igreja e da nobreza, visto que eram esses grupos que promoveriam o desenvolvimento da sociedade.
B Porque reafirmou o “direito divino dos reis”, dando a ele a condição de fazer transformações necessárias para pôr fim aos privilégios dos nobres.
C Porque promoveu a transformação da sociedade, quebrando os privilégios feudais e colocando uma nova classe em evidência: a burguesia.
D Porque buscou fortalecer o Estado Absolutista, favorecendo a burguesia e o desenvolvimento do capitalismo.
E Porque buscou transformar a sociedade, oferecendo à classe feudal privilégios para que esta pudesse avalizar as mudanças necessárias.

A Revolução Francesa significou o fim dos privilégios da nobreza, a destruição do Antigo Regime e a ascensão da burguesia ao poder. A Revolução também afetou o poder eclesiástico, confiscando terras e transferindo para o Estado as funções tradicionalmente controladas pela Igreja, como a educação e a organização da cultura. Flagrando-se então uma nova ordem social.
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que aponta corretamente qual o lema desta nova ordem social:
A Solidariedade, Diversidade e Fraternidade.
B Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
C Diversidade, Igualdade e Democracia.
D Democracia, Fraternidade e Solidariedade.
E Diversidade, Sustentabilidade e Expressão.

Mais conteúdos dessa disciplina