Buscar

como o rim participa do equilibrio acido-basico no organismo?

💡 1 Resposta

User badge image

Fernando Parada

Os rins participam de controle acidobásico produzindo urina ácida ou básica, basicamente por três mecanismos: secreção de H+, reabsorção de HCO3- ou geração de "novo HCO3-". Esses processos ocorrem em praticamente todas as partes do nefron, exceto nas porções finas da Alça de Henle.

- Secreção de H+:

   - TCP, parte ascendente espessa da alça de Henle e TCD inicial.

   - Antiporte Na+/H+ (Na célula epitelial tubular, CO2 se combina com H2O - anidrase carbônica - formando H2CO3, que se dissocia em H+ e HCO3-. O HCO3- se move a favor do gradiente de concentração atavés da membrana basolateral para o capilar peritubular. O H+ é transportado pela membrana luminal para o lúmen tubular por antiporte com Na+). Aumenta pouco a acidez da urina.

   - Bomba H+/ATPase (ocorre nas céls intercaladas dos ductos coletores e contribui mais para acidificar a urina)

- Reabsorção do HCO3- filtrado: O HCO3- filtrado reage com o H+ secretado, formando H2C03 e, posteriormente, CO2 e H20. O CO2 difunde-se pela membrana da cél epitelial tubular. Na célula, ele se combina com H20 (anidrase carbônica), formando novamente H2CO3, que se dissocia em HCO3- (reabsorvido) e H+ secretado.

- Geração do "novo HCO3-": ocorre por meio da combinação do H+ secretado com os íons dos sistemas tampão-fosfato e tampão-amônia. O íon bicarbonato, formado no interior da cél epit tubular, é reabsorvido para os capilares peritubulares. Isso representa ganho efetivo de bicarbonato, em vez de reposição do que foi filtrado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais