Buscar

Qual a diferença entre carta rogatória, precatória e de ordem?

Os atos praticados fora da sede do Juízo são comunicados por meio de carta, descreva a diferença entre elas.

💡 7 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

Carta de ordem é um instrumento processual pelo qual uma autoridade judiciária determina a outra hierarquicamente inferior, a prática de determinado ato processual necessário à continuação do processo que se encontra no tribunal. Ambas as autoridades judiciárias precisam ser, obrigatoriamente, do mesmo Tribunal e estado.

Da carta precatória é um instrumento utilizado pela Justiça quando existem indivíduos em comarcas diferentes. É um pedido que um juiz envia a outro de outra comarca e da carta rogatória a realização de atos e diligências processuais no exterior.

Espero ter ajudado!

 

12
Dislike0
User badge image

Chanderson Rodrigues

Os atos praticados fora da sede do juízo são comunicados por meio de carta. Esta carta pode ser:

- Carta precatória – aquela em que a diligência nela requisitada tem de ser cumprida por juiz da mesma hierarquia. O juiz deprecante é aquele que expede a carta e o juiz deprecado é aquele que cumpre a carta;

- Carta de ordem – juiz de hierarquia superior expede esta carta para que outro de hierarquia inferior pratique o ato necessário;

- Carta rogatória – são atos realizados em juízos de jurisdição diferentes (países diferentes) Ex.: réu domiciliado no exterior.

Arts. 202 a 212 CPC

.

 

7
Dislike1
User badge image

Valéria Dutra

A carta rogatória são atos realizados em juízos de jurisdição diferentes(países diferentes.É expedida quando o ato tem que ser praticado no estrangeiro e a  sua admissibilidade deve seguir o que está disposto em convenção internacional,não havendo convenção internacional será traduzida para o idioma do país onde o ato deve ser praticado e enviado por via dilpomática.

A carta precatória deve ser cumprida por juiz da mesma hieraquia.Porém pode ser enviada para juízo diferente (natureza intinerante), pois o objetivo é o cumprimento da carta.

Carta de ordem:é uma carta expedida por um juiz de hierarquia superior, a um juiz de hierarquia inferior. Expede esta carta para que o juiz de hierarquia inferior pratique ou mande praticar um ato necessário à continuação do processo que encontra-se no tribunal. Exemplo: um desembargador do TJ-MG expede uma carta de ordem ao juiz da comarca de Montes Claros/MG para que ele faça a oitiva de uma testemunha.

6
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais