Buscar

Biomédico e pacientes com PC

Alguém saberia me responder se o biomédico pode trabalhar diretamente com o paciente de paralisia cerebral na área de aplicação de Toxina Botulinica do tipo A para espasticidade? E se sim, em qual habilitação ele deve ser especializado? Obrigada.

💡 5 Respostas

User badge image

Damaris Krul

A aplicação da tóxina botulínica pode sim ser realizada po Biomédicos estetas, ou seja, aqueles que possuem especialização em Biomedicina Estética. Mas a aplicação do botóx por biomédicos é para fins estéticos como a diminuíção de rugas, já para casos patológicos como a espasticidade não há nada nas Resoluções do CFBM.

2
Dislike0
User badge image

Ana Carla Nascimento

A aplicação de substâncias e medicamentos não é uma atribuição do Biomédico, pois a administração dessas substâncias cabe diretamente ao médico ou ao enfermeiro, pois os mesmos possuem habilidades e conhecimentos técnicos necessários para a aplicação de injetáveis. Ainda não existem especialização para a aplicação de BOTOX no Brasil. A atribuição profissional do Biomédico é o da análise clínico-laboratorial. Mas no caso da biomedicina existe a especialização em biomedicina estética, indico a leitura da Resolução CFBM Número 241 de 29/05/2014
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta pergunta devemos colocar em prática o nosso conhecimento sobre Imunologia.


A aplicação de substâncias e medicamentos não é uma atribuição do Biomédico, pois a administração dessas substâncias cabe diretamente ao médico ou ao enfermeiro, pois os mesmos possuem habilidades e conhecimentos técnicos necessários para a aplicação de injetáveis. Ainda não existem especialização para a aplicação de BOTOX no Brasil.


Portanto, a atribuição profissional do Biomédico é o da análise clínico-laboratorial. Mas no caso da biomedicina existe a especialização em biomedicina estética, indico a leitura da Resolução CFBM Número 241 de 29/05/2014.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais