Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
O direito processual é um ramo do direito público e deve ser estudado a partir da Constituição Federal, em especial no que diz respeito ao exercício da função jurisdicional, sua organização, estrutura, atuação do Estado-juiz, e também deve ser interpretado e aplicado de acordo com as normas constitucionais.
Qual é o princípio constitucional do Direito Processual?
a. Princípio da inércia da jurisdição e o impulso oficial.
b. Princípio do devido processo legal ou “due processo of law”.
c. Princípio da boa-fé.
d. Princípio da autonomia de vontade.
e. Princípio de proteção.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para identificar o princípio constitucional do Direito Processual, vamos analisar cada uma das alternativas: a) Princípio da inércia da jurisdição e o impulso oficial - Este princípio se refere à atuação do juiz, mas não é o princípio constitucional central do Direito Processual. b) Princípio do devido processo legal ou “due process of law” - Este é um princípio fundamental que garante que todos têm direito a um processo justo e adequado, sendo um dos pilares do Direito Processual. c) Princípio da boa-fé - Embora importante em várias áreas do direito, não é especificamente um princípio do Direito Processual. d) Princípio da autonomia de vontade - Este princípio é mais relacionado ao Direito Civil e à liberdade das partes em dispor sobre seus direitos, não sendo um princípio do Direito Processual. e) Princípio de proteção - Este princípio é mais amplo e não se refere especificamente ao Direito Processual. Diante dessa análise, a alternativa que melhor representa um princípio constitucional do Direito Processual é: b) Princípio do devido processo legal ou “due process of law”.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No tocante aos princípios do direito processual do trabalho, assinalar qual alternativa conceitua o princípio do negociado.
a. Esse princípio está relacionado ao da oralidade e ao da celeridade processual, em razão de atos processuais trabalhistas se desenvolverem na audiência trabalhista, chamada audiência una ou única.
b. Esse princípio objetiva compensar a desigualdade socioeconômica e jurídica existente entre empregado e empregador, conferindo as mesmas oportunidades processuais às partes perante a Justiça do Trabalho.
c. Esse princípio é menos burocrático, com certa informalidade, mais simples e mais ágil que o sistema processual comum, possuindo uma linguagem mais acessível, e os atos processuais são praticados de forma mais simples e objetiva, com o propósito de permitir a participação das partes, a celeridade no procedimento, visto que o salário pleiteado na maioria das ações tem natureza alimentar, e fácil acesso à justiça pelo trabalhador.
d. Esse princípio é a base do Poder Normativo exercido pela Justiça do Trabalho para fins de solucionar um conflito coletivo entre sindicatos das categorias profissional e econômica, ou entre o sindicato da categoria profissional e empresa(s).
e. O princípio está relacionado às fontes formais do direito do trabalho, fontes, estas, plurinormativas por impor observância às normas legais de formação heterônoma e também às normas autônomas, autoelaboradas pelos próprios interlocutores da relação de trabalho.

Quando os atos processuais são praticados?
a. Os atos processuais são praticados nas férias forenses.
b. Os atos processuais são praticados nos dias úteis, que são os dias não considerados feriados.

O que ocorre se o autor não sanar o vício da petição inicial no prazo concedido pelo juiz?
a. Indeferimento da petição inicial.
b. Determina a citação do réu, para ele sanar o vício por meio da contestação.
c. Extinção do processo com a resolução de mérito.
d. Arquivamento do processo.
e. Designa audiência de conciliação ou mediação para esclarecimentos.

Mais conteúdos dessa disciplina