Buscar

o que é constitucionalismo e neoconstitucionalismo??

o que é constitucionalismo e neoconstitucionalismo??

💡 3 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

Constitucionalismo – esta relacionado com o movimento de limitação do poder estatal. Isso porque a idéia de instituir um documento que estruture e organize o estado ao mesmo tempo em que são fixados determinados direitos, tem justamente por finalidade impor parâmetros ao exercício do poder, assegurando aos indivíduos o mínimo de garantias. O Constitucionalismo moderno tem como ponto de partida a constituição americana de 1787 e a francesa de 1791. Destacando também na Inglaterra já no século XVII, foram assinados diversos documentos de limitação do poder estatal.

 Após o constitucionalismo, surgiu o chamado NEOCOSTITUCIONALISMO, o que se vê sobre o tema é uma evolução natural do constitucionalismo, onde procura não apenas garantir os direitos fundamentais do homem, mas também a forma que deve ser concretizadas esses direitos.
       O professor PEDRO LENZA explique que “Busca-se, dentro dessa nova realidade, não apenas atrelar o constitucionalismo à idéia de limitação do poder político, mas, acima de tudo, buscar a eficácia da constituição, deixando o texto de ter um caráter meramente retórico e passando a ser mais efetivo, especialmente diante da expectativa de concentração dos direitos fundamentas”.
       Vejamos algumas diferenças entre os dois temas:

CONSTITUCIONALISMO
• Hierarquia entre normas
• Limitação do poder

NEOCONSTITUCIONALISMO
• Hierarquia não apenas formal, (axiológico - valor)
• Concentração dos direitos fundamentais

       O neoconstitucionalismo tem uma carga valorativa e busca a garantia de condições dignas mínimas para o ser humano.

http://caderno-de-direito.blogspot.com.br/2010/07/constitucionalismo-e.html

Espero ter ajudado!

21
Dislike0
User badge image

Vinicius Gomes

CONSTITUCIONALISMO é um movimento jurídico, político e cultural que tem como finalidade explicar como é a formação e organização dos Estados, dessa forma limitando o poder do Estado, através de uma Constituição escrita, como define Uadi Lammêgo Bulos “...a idéia de constitucionalismo ficou associada à necessidade de todo Estado possuir uma constituição escrita para frear o arbítrio dos Poderes Públicos”. 
Um grande marco histórico do constitucionalismo foram as constituições dos Estados Unidos da América em 1787, e da França em 1791.

NEOCONSTITUCIONALISMO é uma etapa mais adiante do constitucionalismo, ou seja, atualmente nós vivemos o neoconstitucionalismo, e como bem coloca Uadi Lammêgo Bulos, “a fase atual equivale ao neoconstitucionalismo, marcada pela existência de documentos constitucionais amplos, analíticos, extensos, a exemplo da Constituição brasileira de 1988.” E ainda conclui, “Na realidade, o nome neoconstitucionalismo nada mais é do que um rótulo criado para designar a evolução da cultura jurídica contemporânea.” 
O neoconstitucionalismo tem uma carga valorativa e busca a garantia de condições dignas mínimas para o ser humano.

13
Dislike0
User badge image

Larissa Carlos Rosenda

brigada Pessoal...

Ajudou muito :)

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais