Buscar

A descentralização por outorga abrange as entidades públicas de direito privado?

A descentralização por outorga abrange as entidades públicas de direito privado?

💡 3 Respostas

User badge image

Fabricio Porto Teixeira

Boa tarde,

O estado cria uma pessoa jurídica de Direito Publico ou Privado e atribui a ela capacidade administrativa especifica (só pode fazer o que a lei determina), ou seja, a pessoa criada pode desempenhar tão somente a atividade que ensejo a sua criação, tendo ela a titularidade e a execução da atividade.

Bons estudos;

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Rafael Carvalho Rezende Oliveira esse instituto da seguinte forma:

“a) outorga: a descentralização seria instrumentalizada por meio de lei e a entidade destinatária receberia a titularidade e a execução da atividade descentralizada (ex.: entidades da Administração Indireta);” (Curso de Direito Administrativo. e-book. 6ª ed. pg. 115).

Do exposto podemos concluir que a descentralização por outorga atribui os serviços à administração indireta, que, por sua vez, abarca a autarquias, fundações, sociedades de economia mista e empresas públicas. Portanto, sim, a descentralização por outorga abrange as entidades públicas de direito privado (sociedades de economia mista e empresas públicas).

Nessa linha, também se referindo à descentralização por outorga, Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo afirmam:

“É o que ocorre na criação de entidades da administração indireta: o Estado descentraliza a prestação dos serviços, outorgando-os a outras pessoas jurídicas (autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas).” (Direito Administrativo Descomplicado. 21ª ed. pg. 24)

0
Dislike0
User badge image

Lily sara

Utilizada para efetivar a descentralização administrativa para uma entidade da Administração Indireta de direito público (autarquia e empresa pública). O Estado cria o ente da administração indireta de direito público e, por meio de lei, institui a entidade, outorgando a ela titularidade e a execução do serviço.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais