Buscar

Quais as diferenças e/ou semelhanças entre "crime permanente" e "crime continuado"?

💡 6 Respostas

User badge image

Rodrigo Guimarães

Olá, não irei pontuar exatamente as diferenças e/ou semelhanças, porque é mais fácil você entender o que é cada um.

O crime permanente é aquele em que o sujeito pratica o crime, mas o momento consumativo do crime, ou seja, o momento em que há a reunião dos elementos do tipo penal, ele se prolonga no tempo. Um exemplo fácil de entender: sequestro. Quando ocorre o sequestro há a consumação do crime, ele já pode ser indiciado pelo crime, porém enquanto a vítima não estiver em liberdade de locomoção o momento consumativo do crime está se prolongando, está permanecendo.

Já no crime continuado isso não acontece. Diz-se que há crime continuado "quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes  da mesma espécie e, pelas mesmas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhanças, devem os subsequentes ser havidos como a continuação do primeiro". Por exemplo o crime de roubo praticado de maneira e condições iguais. São vários crimes e há a consumação de cada um individualmente, mas para a sanção penal é como se fosse um crime só que teve continuidade. Convém atenção nos detalhes para configurar a continuidade, uma vez que é necessário que os crimes tenham ocorrido próximos em tempo e lugar, bem como que haja semelhanças e que sejam crimes de mesma espécie e não exatamente o mesmo crime. Se um dos crimes (de mesma espécie), tiver uma pena maior, aplica-se a pena maior. Enfim, é uma forma de concurso de delitos como diz a doutrina.

Espero ter ajudado e como ser humano posso ter errado algo. Abraço :)

6
Dislike0
User badge image

Rodrigo Guimarães

    Edwar, fico feliz em ajudar quantos forem alcançados! Muito bom seu texto e sua vontade de entender o assunto. Realmente é um assunto delicado, que não dá para resumir em breves respostas aqui.

    Ao meu ver há uma diferença muito elementar: o crime permanente é um crime que "demora para acabar sua consumação", enquanto o crime continuado é a ocorrência de mais de um crime e que são tidos do segundo crime em diante como uma repetição do primeiro.

    Em uma rápida leitura aqui encontrei uma boa explicação do Fernando Capez citando inclusive a origem do crime continuado: "Lembra Bettiol que suas origens políticas se encontram indubitavelmente um favor rei, o que levou os juristas medievais a considerar como furto único uma pluralidade de furtos, para assim evitar as consequências draconianas que de outra forma adviriam, uma vez que se aplicava a pena de morte contra quem cometesse três furtos, ainda que de pequeno valor". O autor também cita várias peculiaridades e cuidados que é preciso ter como, por exemplo, a diferenciação do crime continuado e habitual, que pode confundir também. Indico a leitura da referida parte da obra, disponível em meus materiais, para quem tiver interesse.

    Mas, com todo respeito, corrigindo o que você disse, no crime permanente a cessação do delito penal depende da vontade do agente. Ora, se durante o sequestro o sequestrador decide libertar a vítima por vontade própria, o crime ainda seria permanente e estaria consumado desde o início, uma vez que a consumação se prolonga no tempo. Como ensina Capez ao tratar do crime de Sequestro e Cárcere Privado: "A consumação ocorre no instante em que a vítima se vê privada da liberdade de locomoção. Cuidando-se de delito permanente, perdura a consumação enquanto o ofendido estiver submetido á privação de sua liberdade de locomoção. Portanto, colocá-lo em liberdade não exclui o delito. Por se tratar de crime permanente, autoriza-se a prisão em flagrante do agente enquanto perdurar a privação ou restrição da liberdade de movimento da vítima". A diferença, como eu disse acima, não se baseia em quem tem o domínio da duração do fato típico, mas se o crime "permanece" no tempo ou se "repete" no tempo, no caso do crime continuado, uma vez que é necessário ocorrer dois ou mais crimes.

    EXEMPLOS DE CRIME CONTINUADO (Extraídos do livro do Fernando Capez): 1) Se alguém com pluralidade de condutas e até de desígnios, rouba três pessoas, com intervalo de horas ou dias, mediante ações objetivamente homogêneas (crime continuado), sofrerá uma só pena com um acréscimo. 2) O ladrão, no curso de uma noite, subtrai, de vários quartos de um hotel, objetos pertencentes aos diversos hóspedes. 3) O agente, várias vezes, no decorrer de um mês, abusa de uma menor. 4) Empregado infiel que se apropria diariamente de importância em dinheiro ao recolher o numerário recebido.

   DETALHE: A jurisprudência se orienta no sentido de que os crimes de mesma espécie são as variadas formas constantes no mesmo tipo penal (no mesmo artigo).

    Enfim, fico feliz de poder aprender em conjunto. Ninguém sabe tudo e todos cometem erros e equívocos. Então, novamente, posso ter errado algo e não sou dono do saber. Quem estiver acompanhando comente também. Grande abraço Edwar, fico no aguardo da continuação!

5
Dislike0
User badge image

Edwar de Alencar Castelo Branco

Ótimo, Rodrigo. Ficou bastante claro agora. Obrigado e parabéns!

 

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais