Buscar

Explique como é o potencial de ação do miócito Cardíaco.

💡 4 Respostas

User badge image

Henrique De Figueiredo Marisco

Olá! Postarei uma explicação longa e um resuminho de tudo no final, ok?

 

O potencial de ação dos cardiomiócitos é deflagrado e regulado por um grupo especial de cardiomióciotos denominado nodo sinoatrial (a.k.a. nodo sinusal ou nodo SA). Na anatomia humana, localiza-se no átrio direito, latero-inferiormente à abertura da V. cava superior. As membranas das células do nodo SA, em virtude da maior permeabilidade ao influxo de Ca++ e ao Na+, possuem um potencial de repouso menos eletronegativo do que os cardiomiócitos regulares (~ -55 mV vs ~ - 90 mV) e apresentam três tipos de canais iônicos (na realidade existem muito mais, mas esses três canais serão suficientes para responder à sua pergunta e lhe dar uma boa noção de como a autoexcitação cardíaca funciona). São eles:

1- canais rápidos de sódio

2- canais lentos de sódio-cálcio

3- canais de potássio

OBS: é preciso ter em mente quais são os íons mais prevalentes nos meios intra e extracelular. P. ex., o líquido extracelular (LEC) é rico em sódio, ao passo que o líquido intracelular (LIC) é rico em potássio. Todo livro de fisiologia traz tabelas explicitando essas informações, geralmente nos primeiros capítulos sobre biologia celular.

Na faixa de - 55 mV, os canais rápidos de sódio estão quase todos fechados, impedindo o influxo de Na+ para o meio intracelular do cardiomiócito do nodo SA. Entretanto, os canais lentos de sódio-cálcio estão abertos, permitindo o influxo dos cátions Na+ e Ca++, o que reduz a eletronegatividade da célula gradualmente até que se atinja o valor de - 40 mV, momento em que ocorre a ativação plena dos canais de sódio-cálcio (limiar de voltagem), levando ao influxo de grandes quantidades de Na+ e Ca++ (pico do potencial de ação), que despolariza (torna eletropositiva) a membrana celular, o que resulta na propagação do potencial de ação por todo o miocárdio, através das fibras do sistema condutor-excitatório.

Estando a célula hiperpolarizada (eletropositiva), os canais de sódio-cálcio se fecham e os canais de potássio de abrem, o que resulta no impedimento do influxo de Na+ e Ca++ e na promoção do efluxo de K+ (ou seja, perde-se carga positiva, retornando a célula ao potencial de repouso eletronegativo, processo conhecido como repolarização).

obs: NOS CARDIOMIÓCTIOS REGULARES, os canais rápidos de Na+ não estão inativados porque o potencial de repouso é de - 90 mV, sendo que estes canais, em resposta à propagação do potencial de ação, resultam no pico do potencial de ação, ao passo que a abertura mais lenta e gradual dos canais lentos de sódio-cálcio resultam no platô que é observado somente nos cardiomiócitos regulares, e não nos especiais do nodo SA.

RESUMO:

potencial de repouso - 55 mV -> influxo de Na+ e Ca++ -> é atingido o limiar de voltagem (- 40 mV) -> ativação plena dos canais lentos de sódio-cálcio -> despolarização da membrana -> potencial de ação do nodo SA* -> fechamento dos canais lentos de sódio-cálcio e abertura dos canais de potássio -> efluxo de K+ reverte a hiperpolarização, repolarizando a membrana ao potencial de repouso (- 55 mV) -> influxo de Na+ e Ca++ e repetição do ciclo pelo resto da vida do indivíduo...

*potencial de ação do nodo SA -> abertura dos canais rápidos de sódio nos cardiomióctios regulares -> potencial de repouso de - 90 mV vai para ~ + 20 mV devido ao influxo de sódio; o fechamento dos canais rápidos de sódio somado ao fechamento mais lento e prolongado dos canais de sódio-cálcio leva ao platô -> abertura dos canais de potássio, permitindo efluxo de K+ -> repolarização ao potencial de repouso (- 90 mV) -> repetição do ciclo em resposta aos estímulos do nodo SA.

 

Espero ter ajudado. Bons estudos!

 

2
Dislike0
User badge image

Jane da Silva de Souza

Valeu Henri

1
Dislike0
User badge image

Jane da Silva de Souza

Valeu Henrique ajudou demais.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais