Buscar

Imunologia

 Que classes de moléculas são reconhecidas pelos linfócitos B? E pelos linfócitos T? Como ocorre o reconhecimento de patógenos por esses 2 tipos celulares?

💡 6 Respostas

User badge image

Cynara Matos Novaes

olá acredito que seja:

sinal 1 - ligacao do TRC com MHC ao antígeno

sinal2 - ligação com a molécula co estimuladora

 

alguns dizem q tem também : 

sinal 3 - ação das citocinas

 

0
Dislike0
User badge image

Celso Magnun Oliveira

As classes moleculares reconhecidas pelos Linfócitos B são as interleucinas. Ex A IL-2 que é o fator para o estimulo de divisão celular e produção de Anticorpos e muito mais. Ja pelos linfócitos T são antígenos de alto peso molecular para gerar maior antigenicidade e imunogenicidade provocando melhor resposta imune.

Um exemplo é que o Patógeno será fagocitado por um fagócito, ex: macrofago ou neutrófilo. Este por sua vez fagocita o patógeno, e degrada este por certas enzimas gerando a lise dele. Os fragmentos destes são utilizados a partir de uma proteína denominada MHC (Major Histocompatibility) Existem MHC Classe I e II no caso vamos usar o de classe I pra te explicar. Este produzirá 3 proteinas que servem para aderir ao fragmento do patógeno que sobrou, e este ficara exposto pra fora do fagócito. logo esses MHC servem para expor os fragmentos denominado como antígenos. O Linfócito T no caso o T-Helper tem receptor de classe MHC II que irá reconhecer esse epítopo e mandara mensgens no formato de citocinas ao linfócito B. Que quando ativado vai se dividir e diferenciar em plasmócito. Assim Produzindo anticorpos contra o patógeno que ativou os tipos celulares. Vale ressaltar que nem todos os Linfócitos B que receberem a informação vão se diferenciar. Mas irão ter a informação do patógeno para uma posterior infecção, dando a entender que esta é a memória imunológica.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta precisamos colocar em prática nossos conhecimentos da disciplina de Imunologia.


As formas de reconhecimento de cada uma das células é:

  • Linfócitos B: Reconhecem Antígenos na sua forma nativa, livre no sangue ou linfa. Usa suas BCR ou sítio de ligação entre a membrana e a imunoglobulina para reconhecer os antígenos

  • Linfócitos T: Usam seus sítios de ligação em um processo formado, como um fragmento de peptídeo apresentado pela célula apesentadora do antígeno.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais