Buscar

Qual a distinção entre cargo público, função pública e emprego público?

💡 2 Respostas

User badge image

beatriz

Agente Público é toda e qualquer pessoa, com ou sem vínculo, com ou sem remuneração, transitoriamente ou não, que exerce uma atividade do Estado. É um gênero que possui espécies uma delas é o agente administrativo.


Agente Administrativo: particular que possui um vínculo funcional com o Estado. É subdividido em três categorias.

a) Servidor Público: é a pessoa que ocupa um cargo público e possui vínculo estatutário.

esse vinculo pode ser estatutário efetivo ou cargo em comissão.

b) Empregado Público: é a pessoa que ocupa um emprego público, sendo regido pela CLT (vínculo contratual). Sua admissão demanda concurso público. Exemplos: funcionários de empresas públicas e sociedades de economia mista.

c) Servidor Temporário: não ocupa cargo nem emprego, pois apenas exerce uma função.

espero ter ajudado !
 

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

“Considera-se cargo público o local situado na organização interna da Administração direta e das entidades administrativas de direito público, provido por servidor público estatutário, com denominação, direitos, deveres e sistemas de remuneração previstos em lei.

O emprego público, por sua vez, indica o vínculo contratual estabelecido entre os servidores celetistas e as entidades administrativas de direito privado, ressalvados os empregos públicos das pessoas públicas federais previstos na Lei 9.962/2000 (...)

A função pública, por sua vez, compreende o conjunto de atribuições conferidas por lei aos agentes públicos. O art. 37, V, da CRFB, por exemplo, refere-se às funções de confiança. As atribuições ou atividades dos agentes públicos são funções administrativas.” (Curso de Direito Administrativo. e-book. 6ª ed. pg. 742)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais